Salário para o cargo de Diretor técnico de unidade hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor técnico de unidade hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor técnico de unidade hospitalar

Um Diretor técnico de unidade hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor técnico de unidade hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor técnico de unidade hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • avaliar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • realizar convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • prestar consultoria;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • prestar auditoria;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • planejar ações de educação permanente;
    • definir estratégias de avaliação;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • realizar pesquisas;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • delegar funções;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • nomear ouvidores;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • participar em conselhos;
    • implementar ações de sensibilização;
    • elaborar plano estratégico;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • promover atividades científicas;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • analisar indicadores de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • levantar custo por departamento;
    • contratar auditorias;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar iniciativa;
    • avaliar resultados financeiros;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • definir investimentos e custeio;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar relatórios;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar criatividade;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • viabilizar captação de recursos;
    • liderar pessoas;
    • planejar ações de sensibilização;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • propor auditorias;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • avaliar programas implementados;
    • definir instruções de serviços internos;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • participar de conferência de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • implementar programas de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • prestar assessoria;
    • produzir material técnico-científico;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • demonstrar empatia;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;


    Setores que mais contratam Diretor técnico de unidade hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional