Salário para o cargo de Diretor técnico de unidade hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor técnico de unidade hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor técnico de unidade hospitalar

Um Diretor técnico de unidade hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.039,24 e R$ 38.357,35, com a média salarial de R$ 15.120,14 e o salário mediana em R$ 9.111,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor técnico de unidade hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.120,14 181.441,68 3.780,04 77,54
1º Quartil 5.039,24 60.470,88 1.259,81 25,84
Salário Mediana 9.111,00 109.332,00 2.277,75 46,72
3º Quartil 31.668,10 380.017,20 7.917,03 162,40
Teto Salarial 38.357,35 460.288,20 9.589,34 196,70


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor técnico de unidade hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;

Atividades

  • demonstrar capacidade de negociação;
  • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
  • demonstrar capacidade de tomar decisão;
  • definir instruções de serviços internos;
  • realizar convênios e parcerias;
  • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  • acompanhar resultados de ação de saúde;
  • gerenciar risco em hemoderivados;
  • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
  • gerenciar serviços de assistência à saúde;
  • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
  • definir instalação física em função dos serviços;
  • definir estratégias de avaliação;
  • contratar auditorias;
  • definir capacidade operacional da instituição;
  • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
  • implementar programas de saúde;
  • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
  • estabelecer critérios de avaliação;
  • elaborar plano estratégico;
  • demonstrar capacidade de escuta;
  • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
  • acompanhar fluxo financeiro;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar capacidade retórica;
  • propor diretrizes de planos de carreira;
  • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
  • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
  • propor diretrizes para organograma funcional;
  • avaliar o impacto das ações de saúde;
  • propor auditorias;
  • avaliar resultados de campanhas;
  • evidenciar capacidade crítica;
  • definir público-alvo de atendimento;
  • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
  • dimensionar necessidade de contratação;
  • acompanhar processos de assistência à saúde;
  • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
  • analisar indicadores sociodemográficos;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
  • demonstrar iniciativa;
  • aprovar alterações de cargos e salários;
  • analisar demanda dos serviços de saúde;
  • participar em conselhos;
  • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
  • analisar indicadores de saúde;
  • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
  • avaliar resultados financeiros;
  • demonstrar capacidade analítica;
  • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
  • gerenciar risco em tecnovigilância;
  • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
  • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
  • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • liderar pessoas;
  • nomear ouvidores;
  • gerenciar risco em farmacovigilância;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • estabelecer políticas de gestão;
  • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
  • acompanhar processos de ação de saúde;
  • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
  • demonstrar criatividade;
  • viabilizar captação de recursos;
  • delegar funções;
  • demonstrar empatia;
  • definir investimentos e custeio;
  • evidenciar acessibilidade;
  • aprovar contratações e demissões;
  • avaliar ações de vigilância de saúde;
  • promover estudos de custo de serviços de saúde;
  • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
  • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
  • promover atividades científicas;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;


Setores que mais contratam Diretor técnico de unidade hospitalar no mercado de trabalho

  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Planos de saúde
  • Administração pública em geral
  • Laboratórios clínicos
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Educação superior - graduação
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Locação de mão-de-obra temporária




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