Salário para o cargo de Diretor técnico de unidade hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor técnico de unidade hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor técnico de unidade hospitalar

Um Diretor técnico de unidade hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor técnico de unidade hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor técnico de unidade hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • avaliar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;

  • Atividades

    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • avaliar programas implementados;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • levantar custo por departamento;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • avaliar resultados financeiros;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • contratar auditorias;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • participar de conferência de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • prestar consultoria;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • definir estratégias de avaliação;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • planejar ações de educação permanente;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • prestar assessoria;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • calcular custo de tratamentos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • propor auditorias;
    • planejar ações de capacitação;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • promover atividades científicas;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • prestar auditoria;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • realizar convênios e parcerias;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • produzir material técnico-científico;
    • implementar programas de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • participar em conselhos;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • liderar pessoas;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • delegar funções;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • aprovar contratações e demissões;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • demonstrar empatia;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • elaborar plano estratégico;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • implementar ações de sensibilização;
    • definir instruções de serviços internos;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • definir investimentos e custeio;
    • elaborar relatórios;


    Setores que mais contratam Diretor técnico de unidade hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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