Salário para o cargo de Gerontólogo
CBO 1312-20 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerontólogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerontólogo

Um Gerontólogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.219,32 e R$ 7.264,90, com a média salarial de R$ 3.587,56 e o salário mediana em R$ 3.173,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerontólogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.587,56 43.050,74 896,89 19,14
1º Quartil 2.219,32 26.631,80 554,83 11,84
Salário Mediana 3.173,50 38.082,00 793,38 16,93
3º Quartil 5.540,52 66.486,26 1.385,13 29,57
Teto Salarial 7.264,90 87.178,78 1.816,22 38,77


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.673 - 4.783 2.501,89 1.672,67 2.116,00 3.949,00 4.783,15
São Carlos - SP 4.908 - 6.061 4.979,88 4.907,50 5.004,00 5.004,00 6.060,99


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.869 - 6.259 3.370,19 1.869,20 3.094,00 5.167,30 6.258,79


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerontólogo

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • planejar eventos gerontológicos;
    • planejar ações de capacitação;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • implementar programas de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • avaliar programas implementados;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • nomear ouvidores;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • contratar auditorias;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • definir estratégias de avaliação;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • propor auditorias;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • produzir material técnico-científico;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • demonstrar criatividade;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • planejar ações de sensibilização;
    • evidenciar acessibilidade;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • definir instruções de serviços internos;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • contornar situações adversas;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • aprovar contratações e demissões;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • participar em conselhos;
    • promover atividades científicas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • elaborar plano estratégico;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • viabilizar captação de recursos;
    • levantar custo por departamento;
    • realizar convênios e parcerias;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • evidenciar capacidade crítica;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • liderar pessoas;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • delegar funções;
    • implementar ações de sensibilização;
    • avaliar resultados financeiros;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • realizar pesquisas;
    • demonstrar iniciativa;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • prestar assessoria;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • prestar auditoria;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar empatia;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • participar de conferência de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;


    Setores que mais contratam Gerontólogo no mercado de trabalho

    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
    • Serviços de engenharia
    • Atividades associativas
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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