Salário para o cargo de Gerontólogo
CBO 1312-20 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerontólogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerontólogo

Um Gerontólogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.800,86 e R$ 8.719,68, com a média salarial de R$ 3.305,86 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerontólogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.305,86 39.670,27 826,46 15,94
1º Quartil 1.800,86 21.610,35 450,22 8,68
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 12,05
3º Quartil 6.650,00 79.800,00 1.662,50 32,06
Teto Salarial 8.719,68 104.636,15 2.179,92 42,04


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.853 - 9.841 3.648,38 1.852,73 1.885,40 8.125,00 9.841,24


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.801 - 8.055 3.322,30 1.800,86 2.500,00 6.650,00 8.054,68


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerontólogo

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • supervisionar convênios e parcerias;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • demonstrar criatividade;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • avaliar programas implementados;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • delegar funções;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • prestar consultoria;
    • implementar ações de sensibilização;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • elaborar plano estratégico;
    • realizar convênios e parcerias;
    • calcular custo de tratamentos;
    • contornar situações adversas;
    • implementar programas de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • participar de conferência de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • liderar pessoas;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • propor auditorias;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • definir estratégias de avaliação;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • demonstrar empatia;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • avaliar resultados financeiros;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • levantar custo por departamento;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • contratar auditorias;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • planejar ações de sensibilização;
    • aprovar contratações e demissões;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • promover atividades científicas;
    • definir investimentos e custeio;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • planejar ações de capacitação;
    • viabilizar captação de recursos;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • participar em conselhos;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • prestar assessoria;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • prestar auditoria;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • planejar ações de educação permanente;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • nomear ouvidores;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • monitorar indicadores de saúde;


    Setores que mais contratam Gerontólogo no mercado de trabalho

    • Construção de edifícios
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de organizações religiosas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Planos de saúde
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing