Salário para o cargo de Gerontólogo
CBO 1312-20 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerontólogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerontólogo

Um Gerontólogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.800,86 e R$ 8.719,68, com a média salarial de R$ 3.305,86 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerontólogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.305,86 39.670,27 826,46 15,94
1º Quartil 1.800,86 21.610,35 450,22 8,68
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 12,05
3º Quartil 6.650,00 79.800,00 1.662,50 32,06
Teto Salarial 8.719,68 104.636,15 2.179,92 42,04


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.853 - 9.841 3.648,38 1.852,73 1.885,40 8.125,00 9.841,24


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.801 - 8.055 3.322,30 1.800,86 2.500,00 6.650,00 8.054,68


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerontólogo

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • planejar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • propor contratações e/ou demissões;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • evidenciar acessibilidade;
    • realizar convênios e parcerias;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • levantar custo por departamento;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • elaborar plano estratégico;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar ações de capacitação;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • avaliar programas implementados;
    • delegar funções;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • definir público-alvo de atendimento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • promover atividades científicas;
    • definir instruções de serviços internos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • contratar auditorias;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • prestar assessoria;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • analisar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • definir investimentos e custeio;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • propor auditorias;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • propor alterações de cargos e salários;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • realizar pesquisas;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • prestar consultoria;
    • produzir material técnico-científico;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • participar em conselhos;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • implementar programas de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • demonstrar empatia;
    • definir estratégias de avaliação;
    • liderar pessoas;
    • prestar auditoria;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • implementar ações de sensibilização;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • planejar ações de sensibilização;
    • nomear ouvidores;
    • aprovar contratações e demissões;
    • planejar ações de educação permanente;
    • avaliar resultados financeiros;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • participar de conferência de saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;


    Setores que mais contratam Gerontólogo no mercado de trabalho

    • Construção de edifícios
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de organizações religiosas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Planos de saúde
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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