Salário para o cargo de Diretor de departamento médico
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento médico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento médico

Um Diretor de departamento médico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento médico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento médico

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • avaliar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • realizar pesquisas;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • contratar auditorias;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • prestar auditoria;
    • evidenciar acessibilidade;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • participar em conselhos;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • realizar convênios e parcerias;
    • contornar situações adversas;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • levantar custo por departamento;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • demonstrar criatividade;
    • implementar programas de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • delegar funções;
    • prestar assessoria;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • definir estratégias de avaliação;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • viabilizar captação de recursos;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • nomear ouvidores;
    • implementar ações de sensibilização;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • definir investimentos e custeio;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • propor auditorias;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • promover atividades científicas;
    • calcular custo de tratamentos;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • demonstrar empatia;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • prestar consultoria;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar programas implementados;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • demonstrar capacidade de observação;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • planejar ações de capacitação;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • elaborar plano estratégico;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • produzir material técnico-científico;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • avaliar resultados financeiros;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • analisar indicadores de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • definir instruções de serviços internos;
    • planejar ações de sensibilização;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar projetos de pesquisa;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento médico no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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