Salário para o cargo de Diretor de departamento médico
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento médico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento médico

Um Diretor de departamento médico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento médico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento médico

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • viabilizar captação de recursos;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • definir investimentos e custeio;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar em conselhos;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • avaliar programas implementados;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • planejar ações de sensibilização;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • levantar custo por departamento;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • definir instruções de serviços internos;
    • demonstrar empatia;
    • produzir material técnico-científico;
    • promover atividades científicas;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • analisar indicadores de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • planejar ações de capacitação;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • realizar convênios e parcerias;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • delegar funções;
    • evidenciar acessibilidade;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • liderar pessoas;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • prestar consultoria;
    • planejar ações de educação permanente;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • contratar auditorias;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • propor auditorias;
    • prestar assessoria;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • prestar auditoria;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir estratégias de avaliação;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento médico no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo

    Salário para o cargo de Gerente de pensionato
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensionato