Salário para o cargo de Diretor de departamento médico
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento médico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento médico

Um Diretor de departamento médico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento médico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento médico

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • avaliar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • avaliar resultados financeiros;
    • planejar ações de capacitação;
    • prestar auditoria;
    • participar de conferência de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • calcular custo de tratamentos;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • realizar pesquisas;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • evidenciar acessibilidade;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • implementar programas de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • demonstrar iniciativa;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • elaborar plano estratégico;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • nomear ouvidores;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • produzir material técnico-científico;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar indicadores de saúde;
    • liderar pessoas;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • levantar custo por departamento;
    • delegar funções;
    • propor auditorias;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • aprovar contratações e demissões;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • viabilizar captação de recursos;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • avaliar programas implementados;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • planejar ações de educação permanente;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • planejar ações de sensibilização;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • realizar convênios e parcerias;
    • contornar situações adversas;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • prestar consultoria;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • contratar auditorias;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • demonstrar criatividade;
    • definir investimentos e custeio;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • participar em conselhos;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • prestar assessoria;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • promover atividades científicas;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • demonstrar empatia;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • elaborar relatórios;
    • definir estratégias de avaliação;
    • implementar ações de sensibilização;
    • participar do planejamento de políticas públicas;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento médico no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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