Salário para o cargo de Diretor médico-hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor médico-hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor médico-hospitalar

Um Diretor médico-hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor médico-hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor médico-hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de observação;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • prestar auditoria;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • planejar ações de educação permanente;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • propor auditorias;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • participar de conferência de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • elaborar plano estratégico;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • planejar ações de sensibilização;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • calcular custo de tratamentos;
    • nomear ouvidores;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • avaliar resultados de campanhas;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • elaborar relatórios;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • analisar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • aprovar contratações e demissões;
    • contratar auditorias;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • delegar funções;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • liderar pessoas;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • participar em conselhos;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • avaliar programas implementados;
    • viabilizar captação de recursos;
    • levantar custo por departamento;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • contornar situações adversas;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • implementar ações de sensibilização;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • realizar convênios e parcerias;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • definir estratégias de avaliação;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • prestar assessoria;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • realizar pesquisas;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • prestar consultoria;
    • avaliar resultados financeiros;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • definir investimentos e custeio;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • definir instruções de serviços internos;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • planejar ações de capacitação;
    • evidenciar acessibilidade;
    • promover atividades científicas;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);


    Setores que mais contratam Diretor médico-hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: