Salário para o cargo de Diretor médico-hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor médico-hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor médico-hospitalar

Um Diretor médico-hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor médico-hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor médico-hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos financeiros;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • avaliar ações de saúde;

  • Atividades

    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • nomear ouvidores;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • planejar ações de sensibilização;
    • prestar assessoria;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • prestar auditoria;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • demonstrar iniciativa;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • definir estratégias de avaliação;
    • viabilizar captação de recursos;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • planejar ações de capacitação;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • participar em conselhos;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • calcular custo de tratamentos;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • liderar pessoas;
    • realizar convênios e parcerias;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • produzir material técnico-científico;
    • definir instruções de serviços internos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • propor auditorias;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • avaliar programas implementados;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • avaliar resultados financeiros;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • contratar auditorias;
    • aprovar contratações e demissões;
    • levantar custo por departamento;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • implementar ações de sensibilização;
    • delegar funções;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • implementar programas de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • elaborar plano estratégico;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • elaborar relatórios;
    • definir investimentos e custeio;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • realizar pesquisas;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • prestar consultoria;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • propor contratações e/ou demissões;
    • participar de conferência de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;


    Setores que mais contratam Diretor médico-hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: