Salário para o cargo de Diretor médico-hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor médico-hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor médico-hospitalar

Um Diretor médico-hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor médico-hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor médico-hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;

  • Atividades

    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • liderar pessoas;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • definir estratégias de avaliação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • promover atividades científicas;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • participar de conferência de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • definir investimentos e custeio;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • participar em conselhos;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • avaliar resultados financeiros;
    • prestar auditoria;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar plano estratégico;
    • viabilizar captação de recursos;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • aprovar contratações e demissões;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • definir instruções de serviços internos;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • contratar auditorias;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • avaliar programas implementados;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • nomear ouvidores;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • planejar ações de educação permanente;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • planejar ações de sensibilização;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • realizar pesquisas;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • prestar consultoria;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • calcular custo de tratamentos;
    • propor auditorias;
    • implementar ações de sensibilização;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • prestar assessoria;
    • delegar funções;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • realizar convênios e parcerias;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • demonstrar iniciativa;


    Setores que mais contratam Diretor médico-hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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