Salário para o cargo de Gerente de serviços de saúde
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de serviços de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de serviços de saúde

Um Gerente de serviços de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,31 e R$ 19.616,37, com a média salarial de R$ 6.812,93 e o salário mediana em R$ 4.798,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de serviços de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.812,93 81.755,12 1.703,23 33,63
1º Quartil 2.064,31 24.771,73 516,08 10,19
Salário Mediana 4.798,44 57.581,28 1.199,61 23,69
3º Quartil 14.960,28 179.523,36 3.740,07 73,85
Teto Salarial 19.616,37 235.396,42 4.904,09 96,84


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.525 - 28.528 11.468,59 3.525,02 9.293,35 23.553,32 28.528,49
Rio de Janeiro - RJ 3.383 - 18.201 7.792,67 3.382,54 6.500,00 15.027,14 18.201,33
Porto Alegre - RS 2.919 - 18.103 8.335,69 2.918,87 8.181,50 14.945,90 18.102,92
Belo Horizonte - MG 2.012 - 11.907 4.900,54 2.011,67 3.686,07 9.830,32 11.906,78
Cotia - SP 3.224 - 9.162 4.291,77 3.223,86 3.235,27 7.564,57 9.162,44
Salvador - BA 2.642 - 13.483 6.122,21 2.641,58 4.933,81 11.131,94 13.483,34
Fortaleza - CE 3.156 - 14.383 6.325,25 3.155,68 5.000,00 11.874,69 14.382,98
Brasília - DF 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Recife - PE 2.096 - 14.777 6.077,18 2.095,78 4.989,49 12.199,96 14.776,96
Goiânia - GO 1.965 - 10.216 4.630,99 1.964,88 4.000,00 8.434,61 10.216,25
Sorocaba - SP 2.215 - 12.639 4.634,55 2.214,67 2.500,00 10.435,12 12.639,33
Curitiba - PR 2.150 - 17.367 5.995,01 2.149,55 3.303,70 14.338,48 17.367,20
João Monlevade - MG 1.729 - 2.282 1.767,15 1.729,25 1.729,25 1.883,99 2.281,95
Barueri - SP 3.249 - 14.794 6.883,15 3.249,50 6.200,00 12.213,62 14.793,50
São José dos Campos - SP 2.453 - 9.957 4.962,27 2.452,64 4.500,00 8.220,95 9.957,46
Ubaíra - BA 3.880 - 9.690 5.750,91 3.880,32 5.000,00 8.000,00 9.689,84
Vitoria - ES 2.819 - 15.305 6.187,37 2.819,01 5.000,00 12.636,15 15.305,29
São Bernardo do Campo - SP 3.478 - 21.047 8.862,56 3.478,47 8.240,67 17.376,68 21.047,15
São Luís - MA 1.738 - 10.724 4.198,80 1.738,00 3.045,23 8.853,80 10.723,99
Dourados - MS 1.401 - 10.417 4.982,75 1.400,57 3.200,00 8.600,00 10.416,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.500 - 23.464 8.680,23 2.500,00 6.057,69 19.372,03 23.463,99
Rio de Janeiro 3.073 - 16.833 7.189,52 3.073,44 6.083,92 13.897,72 16.833,33
Minas Gerais 1.625 - 10.876 4.286,07 1.625,14 3.361,68 8.979,11 10.875,76
Rio Grande do Sul 2.219 - 16.028 6.746,04 2.219,49 5.228,88 13.233,03 16.028,24
Bahia 1.935 - 11.155 5.048,49 1.934,84 4.436,78 9.209,48 11.154,80
Paraná 1.672 - 14.311 5.063,37 1.671,78 3.120,00 11.815,31 14.311,05
Pernambuco 1.174 - 12.538 4.463,29 1.173,94 2.621,53 10.351,72 12.538,31
Ceará 2.175 - 13.409 5.679,40 2.174,55 4.224,03 11.070,19 13.408,54
Goiás 1.887 - 8.963 4.235,25 1.887,36 3.599,70 7.400,00 8.963,11
Santa Catarina 1.696 - 10.190 4.274,40 1.696,18 3.500,00 8.412,55 10.189,54
Distrito Federal 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Espírito Santo 1.923 - 12.853 5.347,01 1.923,20 4.159,42 10.611,57 12.853,05
Mato Grosso do Sul 1.664 - 11.125 4.686,21 1.664,25 3.259,00 9.184,80 11.124,90
Pará 1.702 - 12.243 4.933,22 1.701,58 3.548,90 10.107,74 12.242,80
Maranhão 1.718 - 9.662 4.035,01 1.717,84 3.045,23 7.976,84 9.661,79
Alagoas 1.090 - 9.712 4.523,75 1.089,59 5.000,00 8.018,01 9.711,65
Mato Grosso 1.939 - 8.500 3.796,63 1.938,56 3.090,00 7.017,56 8.499,87
Sergipe 2.168 - 11.096 4.453,73 2.167,86 3.185,47 9.161,01 11.096,10
Amazonas 1.560 - 17.784 6.936,90 1.560,00 5.205,14 14.682,93 17.784,41
Paraíba 1.518 - 11.723 4.422,78 1.518,37 3.020,00 9.678,23 11.722,56
Tocantins 1.679 - 10.503 4.035,92 1.679,03 2.616,48 8.671,72 10.503,44
Rio Grande do Norte 2.847 - 11.701 6.419,01 2.846,67 7.250,88 9.660,02 11.700,50
Roraima 2.126 - 13.739 7.075,67 2.126,00 7.315,00 11.343,33 13.739,39
Piauí 2.028 - 10.538 4.699,22 2.028,20 3.403,79 8.700,00 10.537,70
Rondônia 1.689 - 12.261 4.355,06 1.689,00 3.000,00 10.122,95 12.261,22
Acre 2.000 - 12.718 6.135,20 2.000,00 4.180,00 10.500,00 12.717,92


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de serviços de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • planejar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • prestar assessoria;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • prestar auditoria;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • elaborar plano estratégico;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • participar de conferência de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • evidenciar acessibilidade;
    • definir investimentos e custeio;
    • avaliar programas implementados;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • participar em conselhos;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • prestar consultoria;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • levantar custo por departamento;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • viabilizar captação de recursos;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • delegar funções;
    • realizar convênios e parcerias;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • liderar pessoas;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • planejar ações de sensibilização;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • promover atividades científicas;
    • aprovar contratações e demissões;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • demonstrar iniciativa;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • contornar situações adversas;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • planejar ações de educação permanente;
    • avaliar resultados financeiros;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • calcular custo de tratamentos;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • implementar ações de sensibilização;
    • analisar indicadores de saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • realizar pesquisas;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • demonstrar empatia;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • propor auditorias;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • contratar auditorias;
    • demonstrar criatividade;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer critérios de avaliação;


    Setores que mais contratam Gerente de serviços de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Administração pública em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atenção ambulatorial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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