Salário para o cargo de Diretor de serviços médicos
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de serviços médicos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de serviços médicos

Um Diretor de serviços médicos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de serviços médicos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de serviços médicos

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • planejar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • avaliar resultados financeiros;
    • prestar auditoria;
    • definir investimentos e custeio;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • realizar convênios e parcerias;
    • analisar indicadores de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • avaliar programas implementados;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • implementar programas de saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • levantar custo por departamento;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • aprovar contratações e demissões;
    • definir estratégias de avaliação;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • participar em conselhos;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • liderar pessoas;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • demonstrar iniciativa;
    • definir instruções de serviços internos;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • realizar pesquisas;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • calcular custo de tratamentos;
    • evidenciar acessibilidade;
    • contratar auditorias;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • produzir material técnico-científico;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • demonstrar empatia;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • viabilizar captação de recursos;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • propor auditorias;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • prestar assessoria;
    • planejar ações de capacitação;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • demonstrar criatividade;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • planejar ações de sensibilização;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • delegar funções;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • prestar consultoria;
    • implementar ações de sensibilização;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;


    Setores que mais contratam Diretor de serviços médicos no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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