Salário para o cargo de Diretor de serviços médicos
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de serviços médicos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de serviços médicos

Um Diretor de serviços médicos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de serviços médicos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de serviços médicos

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;

  • Atividades

    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • propor auditorias;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • prestar assessoria;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • liderar pessoas;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • viabilizar captação de recursos;
    • participar em conselhos;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • realizar pesquisas;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • implementar programas de saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • avaliar programas implementados;
    • prestar auditoria;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • elaborar plano estratégico;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • nomear ouvidores;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • definir estratégias de avaliação;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • produzir material técnico-científico;
    • prestar consultoria;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • levantar custo por departamento;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • elaborar relatórios;
    • calcular custo de tratamentos;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • demonstrar iniciativa;
    • analisar indicadores de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • contratar auditorias;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • delegar funções;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • evidenciar acessibilidade;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • implementar ações de sensibilização;
    • realizar convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • planejar ações de sensibilização;
    • planejar ações de capacitação;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • monitorar indicadores de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • definir instruções de serviços internos;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de serviços médicos no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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