Salário para o cargo de Diretor de serviços médicos
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de serviços médicos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de serviços médicos

Um Diretor de serviços médicos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de serviços médicos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de serviços médicos

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • implementar ações de sensibilização;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • estabelecer políticas de gestão;
    • planejar ações de educação permanente;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • participar em conselhos;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • prestar consultoria;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • promover atividades científicas;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • planejar ações de sensibilização;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • prestar auditoria;
    • avaliar resultados financeiros;
    • definir instruções de serviços internos;
    • liderar pessoas;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • propor auditorias;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir estratégias de avaliação;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • analisar indicadores de saúde;
    • contratar auditorias;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • nomear ouvidores;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar empatia;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • evidenciar acessibilidade;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • delegar funções;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • planejar ações de capacitação;
    • implementar programas de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • viabilizar captação de recursos;
    • levantar custo por departamento;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • participar de conferência de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • calcular custo de tratamentos;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • aprovar contratações e demissões;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • elaborar plano estratégico;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • realizar convênios e parcerias;
    • definir investimentos e custeio;
    • produzir material técnico-científico;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • realizar pesquisas;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • avaliar programas implementados;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • prestar assessoria;


    Setores que mais contratam Diretor de serviços médicos no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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