Salário para o cargo de Diretor de unidade de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade de saúde

Um Diretor de unidade de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • administrar recursos financeiros;
  • planejar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • gerenciar recursos humanos;
  • avaliar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;

  • Atividades

    • avaliar resultados de campanhas;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • viabilizar captação de recursos;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • demonstrar empatia;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • promover atividades científicas;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • prestar consultoria;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • avaliar programas implementados;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • aprovar contratações e demissões;
    • planejar ações de sensibilização;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • implementar programas de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • liderar pessoas;
    • analisar indicadores de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • realizar convênios e parcerias;
    • implementar ações de sensibilização;
    • calcular custo de tratamentos;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • nomear ouvidores;
    • levantar custo por departamento;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • elaborar plano estratégico;
    • evidenciar acessibilidade;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • planejar ações de educação permanente;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • prestar assessoria;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • demonstrar iniciativa;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • contratar auditorias;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • propor auditorias;
    • participar em conselhos;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • delegar funções;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • definir investimentos e custeio;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • prestar auditoria;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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