Salário para o cargo de Diretor de unidade de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade de saúde

Um Diretor de unidade de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;

  • Atividades

    • liderar pessoas;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • participar em conselhos;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • propor auditorias;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • prestar auditoria;
    • nomear ouvidores;
    • produzir material técnico-científico;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • calcular custo de tratamentos;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • prestar assessoria;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • demonstrar criatividade;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • contornar situações adversas;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • contratar auditorias;
    • demonstrar iniciativa;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • prestar consultoria;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • avaliar programas implementados;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • implementar ações de sensibilização;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • avaliar resultados financeiros;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • planejar ações de capacitação;
    • aprovar contratações e demissões;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • demonstrar empatia;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • evidenciar acessibilidade;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • delegar funções;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • planejar ações de educação permanente;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • definir investimentos e custeio;
    • participar de conferência de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • planejar ações de sensibilização;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • definir estratégias de avaliação;
    • realizar pesquisas;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • elaborar plano estratégico;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • elaborar relatórios;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • realizar convênios e parcerias;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • levantar custo por departamento;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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