Salário para o cargo de Diretor de unidade de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade de saúde

Um Diretor de unidade de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • coordenar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • planejar ações de educação permanente;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • realizar convênios e parcerias;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • prestar auditoria;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • delegar funções;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • implementar programas de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar empatia;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • contornar situações adversas;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • levantar custo por departamento;
    • promover atividades científicas;
    • participar de conferência de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • planejar ações de capacitação;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • definir estratégias de avaliação;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • avaliar resultados financeiros;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir investimentos e custeio;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • prestar consultoria;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar iniciativa;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar em conselhos;
    • elaborar relatórios;
    • implementar ações de sensibilização;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • avaliar programas implementados;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • liderar pessoas;
    • definir instruções de serviços internos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • contratar auditorias;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • propor auditorias;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • prestar assessoria;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • produzir material técnico-científico;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • calcular custo de tratamentos;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • analisar indicadores de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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