Salário para o cargo de Diretor de divisão médica
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de divisão médica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de divisão médica

Um Diretor de divisão médica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de divisão médica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de divisão médica

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • avaliar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;

  • Atividades

    • planejar ações de educação permanente;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • aprovar contratações e demissões;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • contratar auditorias;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • definir estratégias de avaliação;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • planejar ações de sensibilização;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • prestar assessoria;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • definir instruções de serviços internos;
    • evidenciar acessibilidade;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • realizar convênios e parcerias;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • calcular custo de tratamentos;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • contornar situações adversas;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • participar de conferência de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • liderar pessoas;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • elaborar plano estratégico;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • prestar consultoria;
    • implementar ações de sensibilização;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • realizar pesquisas;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • participar em conselhos;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • definir investimentos e custeio;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • levantar custo por departamento;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • delegar funções;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar programas implementados;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • propor auditorias;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • promover atividades científicas;
    • prestar auditoria;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • avaliar resultados financeiros;
    • planejar ações de capacitação;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • demonstrar empatia;
    • implementar programas de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;


    Setores que mais contratam Diretor de divisão médica no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista