Salário para o cargo de Diretor de divisão médica
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de divisão médica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de divisão médica

Um Diretor de divisão médica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de divisão médica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de divisão médica

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar iniciativa;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • contratar auditorias;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • elaborar relatórios;
    • prestar auditoria;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • implementar programas de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • definir instruções de serviços internos;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • propor auditorias;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • participar em conselhos;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • avaliar programas implementados;
    • realizar pesquisas;
    • prestar consultoria;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • elaborar plano estratégico;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • avaliar resultados financeiros;
    • liderar pessoas;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • definir investimentos e custeio;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • prestar assessoria;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • promover atividades científicas;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar empatia;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • demonstrar criatividade;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • implementar ações de sensibilização;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • contornar situações adversas;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • evidenciar acessibilidade;
    • levantar custo por departamento;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • definir estratégias de avaliação;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • realizar convênios e parcerias;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • planejar ações de capacitação;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • participar de conferência de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • planejar ações de sensibilização;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • delegar funções;
    • definir público-alvo de atendimento;


    Setores que mais contratam Diretor de divisão médica no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional