Salário para o cargo de Diretor de divisão médica
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de divisão médica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de divisão médica

Um Diretor de divisão médica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de divisão médica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de divisão médica

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • planejar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • acompanhar fluxo financeiro;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • implementar ações de sensibilização;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • implementar programas de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • realizar pesquisas;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • analisar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • realizar convênios e parcerias;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • participar em conselhos;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • definir estratégias de avaliação;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • prestar assessoria;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • levantar custo por departamento;
    • prestar auditoria;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • participar de conferência de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • definir investimentos e custeio;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar empatia;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • delegar funções;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • propor auditorias;
    • produzir material técnico-científico;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • promover atividades científicas;
    • elaborar relatórios;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • definir instruções de serviços internos;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • elaborar plano estratégico;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • avaliar programas implementados;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • demonstrar iniciativa;
    • planejar ações de sensibilização;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • planejar ações de educação permanente;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • aprovar contratações e demissões;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • viabilizar captação de recursos;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • contornar situações adversas;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • liderar pessoas;
    • contratar auditorias;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • avaliar resultados financeiros;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • evidenciar acessibilidade;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • planejar ações de capacitação;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;


    Setores que mais contratam Diretor de divisão médica no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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