Salário para o cargo de Gerente de enfermagem
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de enfermagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de enfermagem

Um Gerente de enfermagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,31 e R$ 19.616,37, com a média salarial de R$ 6.812,93 e o salário mediana em R$ 4.798,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de enfermagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.812,93 81.755,12 1.703,23 33,63
1º Quartil 2.064,31 24.771,73 516,08 10,19
Salário Mediana 4.798,44 57.581,28 1.199,61 23,69
3º Quartil 14.960,28 179.523,36 3.740,07 73,85
Teto Salarial 19.616,37 235.396,42 4.904,09 96,84


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.525 - 28.528 11.468,59 3.525,02 9.293,35 23.553,32 28.528,49
Rio de Janeiro - RJ 3.383 - 18.201 7.792,67 3.382,54 6.500,00 15.027,14 18.201,33
Porto Alegre - RS 2.919 - 18.103 8.335,69 2.918,87 8.181,50 14.945,90 18.102,92
Belo Horizonte - MG 2.012 - 11.907 4.900,54 2.011,67 3.686,07 9.830,32 11.906,78
Cotia - SP 3.224 - 9.162 4.291,77 3.223,86 3.235,27 7.564,57 9.162,44
Salvador - BA 2.642 - 13.483 6.122,21 2.641,58 4.933,81 11.131,94 13.483,34
Fortaleza - CE 3.156 - 14.383 6.325,25 3.155,68 5.000,00 11.874,69 14.382,98
Brasília - DF 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Recife - PE 2.096 - 14.777 6.077,18 2.095,78 4.989,49 12.199,96 14.776,96
Goiânia - GO 1.965 - 10.216 4.630,99 1.964,88 4.000,00 8.434,61 10.216,25
Sorocaba - SP 2.215 - 12.639 4.634,55 2.214,67 2.500,00 10.435,12 12.639,33
Curitiba - PR 2.150 - 17.367 5.995,01 2.149,55 3.303,70 14.338,48 17.367,20
João Monlevade - MG 1.729 - 2.282 1.767,15 1.729,25 1.729,25 1.883,99 2.281,95
Barueri - SP 3.249 - 14.794 6.883,15 3.249,50 6.200,00 12.213,62 14.793,50
São José dos Campos - SP 2.453 - 9.957 4.962,27 2.452,64 4.500,00 8.220,95 9.957,46
Ubaíra - BA 3.880 - 9.690 5.750,91 3.880,32 5.000,00 8.000,00 9.689,84
Vitoria - ES 2.819 - 15.305 6.187,37 2.819,01 5.000,00 12.636,15 15.305,29
São Bernardo do Campo - SP 3.478 - 21.047 8.862,56 3.478,47 8.240,67 17.376,68 21.047,15
São Luís - MA 1.738 - 10.724 4.198,80 1.738,00 3.045,23 8.853,80 10.723,99
Dourados - MS 1.401 - 10.417 4.982,75 1.400,57 3.200,00 8.600,00 10.416,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.500 - 23.464 8.680,23 2.500,00 6.057,69 19.372,03 23.463,99
Rio de Janeiro 3.073 - 16.833 7.189,52 3.073,44 6.083,92 13.897,72 16.833,33
Minas Gerais 1.625 - 10.876 4.286,07 1.625,14 3.361,68 8.979,11 10.875,76
Rio Grande do Sul 2.219 - 16.028 6.746,04 2.219,49 5.228,88 13.233,03 16.028,24
Bahia 1.935 - 11.155 5.048,49 1.934,84 4.436,78 9.209,48 11.154,80
Paraná 1.672 - 14.311 5.063,37 1.671,78 3.120,00 11.815,31 14.311,05
Pernambuco 1.174 - 12.538 4.463,29 1.173,94 2.621,53 10.351,72 12.538,31
Ceará 2.175 - 13.409 5.679,40 2.174,55 4.224,03 11.070,19 13.408,54
Goiás 1.887 - 8.963 4.235,25 1.887,36 3.599,70 7.400,00 8.963,11
Santa Catarina 1.696 - 10.190 4.274,40 1.696,18 3.500,00 8.412,55 10.189,54
Distrito Federal 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Espírito Santo 1.923 - 12.853 5.347,01 1.923,20 4.159,42 10.611,57 12.853,05
Mato Grosso do Sul 1.664 - 11.125 4.686,21 1.664,25 3.259,00 9.184,80 11.124,90
Pará 1.702 - 12.243 4.933,22 1.701,58 3.548,90 10.107,74 12.242,80
Maranhão 1.718 - 9.662 4.035,01 1.717,84 3.045,23 7.976,84 9.661,79
Alagoas 1.090 - 9.712 4.523,75 1.089,59 5.000,00 8.018,01 9.711,65
Mato Grosso 1.939 - 8.500 3.796,63 1.938,56 3.090,00 7.017,56 8.499,87
Sergipe 2.168 - 11.096 4.453,73 2.167,86 3.185,47 9.161,01 11.096,10
Amazonas 1.560 - 17.784 6.936,90 1.560,00 5.205,14 14.682,93 17.784,41
Paraíba 1.518 - 11.723 4.422,78 1.518,37 3.020,00 9.678,23 11.722,56
Tocantins 1.679 - 10.503 4.035,92 1.679,03 2.616,48 8.671,72 10.503,44
Rio Grande do Norte 2.847 - 11.701 6.419,01 2.846,67 7.250,88 9.660,02 11.700,50
Roraima 2.126 - 13.739 7.075,67 2.126,00 7.315,00 11.343,33 13.739,39
Piauí 2.028 - 10.538 4.699,22 2.028,20 3.403,79 8.700,00 10.537,70
Rondônia 1.689 - 12.261 4.355,06 1.689,00 3.000,00 10.122,95 12.261,22
Acre 2.000 - 12.718 6.135,20 2.000,00 4.180,00 10.500,00 12.717,92


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de enfermagem

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;

  • Atividades

    • produzir material técnico-científico;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • planejar ações de educação permanente;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • calcular custo de tratamentos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • definir investimentos e custeio;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • analisar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • avaliar programas implementados;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • elaborar plano estratégico;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • implementar programas de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • planejar ações de sensibilização;
    • prestar consultoria;
    • avaliar resultados financeiros;
    • nomear ouvidores;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • participar de conferência de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • evidenciar acessibilidade;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • realizar convênios e parcerias;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • aprovar contratações e demissões;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • prestar assessoria;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • levantar custo por departamento;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • prestar auditoria;
    • definir estratégias de avaliação;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • viabilizar captação de recursos;
    • propor auditorias;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • contornar situações adversas;
    • delegar funções;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • participar em conselhos;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • definir instruções de serviços internos;
    • realizar pesquisas;
    • contratar auditorias;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;


    Setores que mais contratam Gerente de enfermagem no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Administração pública em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atenção ambulatorial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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