Salário para o cargo de Gerente de enfermagem
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de enfermagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de enfermagem

Um Gerente de enfermagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,31 e R$ 19.616,37, com a média salarial de R$ 6.812,93 e o salário mediana em R$ 4.798,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de enfermagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.812,93 81.755,12 1.703,23 33,63
1º Quartil 2.064,31 24.771,73 516,08 10,19
Salário Mediana 4.798,44 57.581,28 1.199,61 23,69
3º Quartil 14.960,28 179.523,36 3.740,07 73,85
Teto Salarial 19.616,37 235.396,42 4.904,09 96,84


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.525 - 28.528 11.468,59 3.525,02 9.293,35 23.553,32 28.528,49
Rio de Janeiro - RJ 3.383 - 18.201 7.792,67 3.382,54 6.500,00 15.027,14 18.201,33
Porto Alegre - RS 2.919 - 18.103 8.335,69 2.918,87 8.181,50 14.945,90 18.102,92
Belo Horizonte - MG 2.012 - 11.907 4.900,54 2.011,67 3.686,07 9.830,32 11.906,78
Cotia - SP 3.224 - 9.162 4.291,77 3.223,86 3.235,27 7.564,57 9.162,44
Salvador - BA 2.642 - 13.483 6.122,21 2.641,58 4.933,81 11.131,94 13.483,34
Fortaleza - CE 3.156 - 14.383 6.325,25 3.155,68 5.000,00 11.874,69 14.382,98
Brasília - DF 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Recife - PE 2.096 - 14.777 6.077,18 2.095,78 4.989,49 12.199,96 14.776,96
Goiânia - GO 1.965 - 10.216 4.630,99 1.964,88 4.000,00 8.434,61 10.216,25
Sorocaba - SP 2.215 - 12.639 4.634,55 2.214,67 2.500,00 10.435,12 12.639,33
Curitiba - PR 2.150 - 17.367 5.995,01 2.149,55 3.303,70 14.338,48 17.367,20
João Monlevade - MG 1.729 - 2.282 1.767,15 1.729,25 1.729,25 1.883,99 2.281,95
Barueri - SP 3.249 - 14.794 6.883,15 3.249,50 6.200,00 12.213,62 14.793,50
São José dos Campos - SP 2.453 - 9.957 4.962,27 2.452,64 4.500,00 8.220,95 9.957,46
Ubaíra - BA 3.880 - 9.690 5.750,91 3.880,32 5.000,00 8.000,00 9.689,84
Vitoria - ES 2.819 - 15.305 6.187,37 2.819,01 5.000,00 12.636,15 15.305,29
São Bernardo do Campo - SP 3.478 - 21.047 8.862,56 3.478,47 8.240,67 17.376,68 21.047,15
São Luís - MA 1.738 - 10.724 4.198,80 1.738,00 3.045,23 8.853,80 10.723,99
Dourados - MS 1.401 - 10.417 4.982,75 1.400,57 3.200,00 8.600,00 10.416,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.500 - 23.464 8.680,23 2.500,00 6.057,69 19.372,03 23.463,99
Rio de Janeiro 3.073 - 16.833 7.189,52 3.073,44 6.083,92 13.897,72 16.833,33
Minas Gerais 1.625 - 10.876 4.286,07 1.625,14 3.361,68 8.979,11 10.875,76
Rio Grande do Sul 2.219 - 16.028 6.746,04 2.219,49 5.228,88 13.233,03 16.028,24
Bahia 1.935 - 11.155 5.048,49 1.934,84 4.436,78 9.209,48 11.154,80
Paraná 1.672 - 14.311 5.063,37 1.671,78 3.120,00 11.815,31 14.311,05
Pernambuco 1.174 - 12.538 4.463,29 1.173,94 2.621,53 10.351,72 12.538,31
Ceará 2.175 - 13.409 5.679,40 2.174,55 4.224,03 11.070,19 13.408,54
Goiás 1.887 - 8.963 4.235,25 1.887,36 3.599,70 7.400,00 8.963,11
Santa Catarina 1.696 - 10.190 4.274,40 1.696,18 3.500,00 8.412,55 10.189,54
Distrito Federal 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Espírito Santo 1.923 - 12.853 5.347,01 1.923,20 4.159,42 10.611,57 12.853,05
Mato Grosso do Sul 1.664 - 11.125 4.686,21 1.664,25 3.259,00 9.184,80 11.124,90
Pará 1.702 - 12.243 4.933,22 1.701,58 3.548,90 10.107,74 12.242,80
Maranhão 1.718 - 9.662 4.035,01 1.717,84 3.045,23 7.976,84 9.661,79
Alagoas 1.090 - 9.712 4.523,75 1.089,59 5.000,00 8.018,01 9.711,65
Mato Grosso 1.939 - 8.500 3.796,63 1.938,56 3.090,00 7.017,56 8.499,87
Sergipe 2.168 - 11.096 4.453,73 2.167,86 3.185,47 9.161,01 11.096,10
Amazonas 1.560 - 17.784 6.936,90 1.560,00 5.205,14 14.682,93 17.784,41
Paraíba 1.518 - 11.723 4.422,78 1.518,37 3.020,00 9.678,23 11.722,56
Tocantins 1.679 - 10.503 4.035,92 1.679,03 2.616,48 8.671,72 10.503,44
Rio Grande do Norte 2.847 - 11.701 6.419,01 2.846,67 7.250,88 9.660,02 11.700,50
Roraima 2.126 - 13.739 7.075,67 2.126,00 7.315,00 11.343,33 13.739,39
Piauí 2.028 - 10.538 4.699,22 2.028,20 3.403,79 8.700,00 10.537,70
Rondônia 1.689 - 12.261 4.355,06 1.689,00 3.000,00 10.122,95 12.261,22
Acre 2.000 - 12.718 6.135,20 2.000,00 4.180,00 10.500,00 12.717,92


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de enfermagem

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • planejar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;

  • Atividades

    • realizar convênios e parcerias;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • definir instruções de serviços internos;
    • viabilizar captação de recursos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • nomear ouvidores;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • levantar custo por departamento;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • definir estratégias de avaliação;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • avaliar resultados financeiros;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • promover atividades científicas;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • calcular custo de tratamentos;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • avaliar programas implementados;
    • realizar pesquisas;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • definir investimentos e custeio;
    • liderar pessoas;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • implementar ações de sensibilização;
    • demonstrar empatia;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar relatórios;
    • planejar ações de educação permanente;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • elaborar plano estratégico;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • planejar ações de sensibilização;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • prestar auditoria;
    • demonstrar iniciativa;
    • participar em conselhos;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • delegar funções;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • propor auditorias;
    • prestar consultoria;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • participar de conferência de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • produzir material técnico-científico;
    • prestar assessoria;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • contratar auditorias;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • demonstrar criatividade;


    Setores que mais contratam Gerente de enfermagem no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Administração pública em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atenção ambulatorial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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