Salário para o cargo de Diretor de departamento de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento de saúde

Um Diretor de departamento de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • avaliar ações de saúde;

  • Atividades

    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • aprovar contratações e demissões;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • calcular custo de tratamentos;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • propor auditorias;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • produzir material técnico-científico;
    • definir instruções de serviços internos;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • implementar ações de sensibilização;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar relatórios;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • nomear ouvidores;
    • analisar indicadores de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • implementar programas de saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • contornar situações adversas;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • prestar consultoria;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • delegar funções;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • planejar ações de educação permanente;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • prestar auditoria;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar empatia;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • elaborar plano estratégico;
    • avaliar programas implementados;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • viabilizar captação de recursos;
    • realizar pesquisas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • planejar ações de sensibilização;
    • avaliar resultados financeiros;
    • planejar ações de capacitação;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • participar em conselhos;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • participar de conferência de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • realizar convênios e parcerias;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • prestar assessoria;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • liderar pessoas;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • contratar auditorias;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: