Salário para o cargo de Diretor de departamento de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento de saúde

Um Diretor de departamento de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • definir público-alvo de atendimento;
    • propor auditorias;
    • participar em conselhos;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • realizar pesquisas;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • aprovar contratações e demissões;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar criatividade;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • avaliar programas implementados;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • prestar consultoria;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • produzir material técnico-científico;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • realizar convênios e parcerias;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • prestar auditoria;
    • viabilizar captação de recursos;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • implementar programas de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • analisar indicadores de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar empatia;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • contratar auditorias;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • demonstrar iniciativa;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • promover atividades científicas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • delegar funções;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • definir investimentos e custeio;
    • implementar ações de sensibilização;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • contornar situações adversas;
    • levantar custo por departamento;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • propor contratações e/ou demissões;
    • planejar ações de educação permanente;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • planejar ações de sensibilização;
    • definir instruções de serviços internos;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar resultados financeiros;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • prestar assessoria;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • nomear ouvidores;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: