Salário para o cargo de Diretor de departamento de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento de saúde

Um Diretor de departamento de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos financeiros;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;

  • Atividades

    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • avaliar programas implementados;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar empatia;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • elaborar relatórios;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • definir instruções de serviços internos;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • prestar assessoria;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • definir investimentos e custeio;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • realizar pesquisas;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • produzir material técnico-científico;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • realizar convênios e parcerias;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • planejar ações de sensibilização;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • prestar consultoria;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • analisar indicadores de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • participar em conselhos;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • avaliar resultados financeiros;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • contratar auditorias;
    • delegar funções;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • viabilizar captação de recursos;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • promover atividades científicas;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • nomear ouvidores;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • liderar pessoas;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • prestar auditoria;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • definir estratégias de avaliação;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • contornar situações adversas;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • planejar ações de educação permanente;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • propor auditorias;
    • implementar programas de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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