Salário para o cargo de Diretor de serviços de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de serviços de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de serviços de saúde

Um Diretor de serviços de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de serviços de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de serviços de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • promover atividades científicas;
    • elaborar plano estratégico;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • calcular custo de tratamentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • definir estratégias de avaliação;
    • liderar pessoas;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • participar de conferência de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • implementar programas de saúde;
    • prestar consultoria;
    • prestar auditoria;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • demonstrar empatia;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • produzir material técnico-científico;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • analisar indicadores de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • contornar situações adversas;
    • implementar ações de sensibilização;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar programas implementados;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • realizar pesquisas;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • planejar ações de educação permanente;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • participar em conselhos;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • prestar assessoria;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • aprovar contratações e demissões;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • nomear ouvidores;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • delegar funções;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • planejar ações de capacitação;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • definir instruções de serviços internos;
    • viabilizar captação de recursos;
    • contratar auditorias;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • avaliar resultados financeiros;
    • realizar convênios e parcerias;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • propor auditorias;
    • evidenciar acessibilidade;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;


    Setores que mais contratam Diretor de serviços de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor