Salário para o cargo de Diretor de serviços de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de serviços de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de serviços de saúde

Um Diretor de serviços de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de serviços de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de serviços de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • planejar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • administrar recursos financeiros;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • avaliar ações de saúde;

  • Atividades

    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • avaliar programas implementados;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • promover atividades científicas;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • definir investimentos e custeio;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • realizar convênios e parcerias;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • realizar pesquisas;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • viabilizar captação de recursos;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • planejar ações de capacitação;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • prestar consultoria;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • monitorar indicadores de saúde;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • delegar funções;
    • aprovar contratações e demissões;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • prestar assessoria;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • propor auditorias;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar empatia;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • implementar programas de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • elaborar plano estratégico;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • implementar ações de sensibilização;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • definir instruções de serviços internos;
    • participar de conferência de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • prestar auditoria;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar criatividade;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • nomear ouvidores;
    • contratar auditorias;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • planejar ações de educação permanente;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • propor alterações de cargos e salários;
    • avaliar resultados financeiros;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • liderar pessoas;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • participar em conselhos;


    Setores que mais contratam Diretor de serviços de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista