Salário para o cargo de Diretor de serviços de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de serviços de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de serviços de saúde

Um Diretor de serviços de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de serviços de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de serviços de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • avaliar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;

  • Atividades

    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • participar de conferência de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • demonstrar iniciativa;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • calcular custo de tratamentos;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar criatividade;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • liderar pessoas;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • definir estratégias de avaliação;
    • implementar ações de sensibilização;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • propor auditorias;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • delegar funções;
    • contratar auditorias;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • planejar ações de sensibilização;
    • produzir material técnico-científico;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • avaliar programas implementados;
    • aprovar contratações e demissões;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • realizar convênios e parcerias;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • definir investimentos e custeio;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • prestar assessoria;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • elaborar plano estratégico;
    • realizar pesquisas;
    • avaliar resultados financeiros;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • definir instruções de serviços internos;
    • prestar auditoria;
    • planejar ações de capacitação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • levantar custo por departamento;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • promover atividades científicas;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • participar em conselhos;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • contornar situações adversas;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar empatia;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;


    Setores que mais contratam Diretor de serviços de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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