Salário para o cargo de Recepcionista vendedor de passagens aéreas
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista vendedor de passagens aéreas - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista vendedor de passagens aéreas

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;

Atividades

  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • imprimir relatórios de controle;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • organizar malotes;
  • circular informações internas;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar senso de organização;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar entusiasmo;
  • organizar materiais de trabalho;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar interesse;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar eficiência;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • receber pagamentos;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • verificar cadastro e reserva;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • anotar telefonemas e recados;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar pró atividade;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar empatia;
  • interagir com os outros departamentos;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • distribuir malotes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;


Setores que mais contratam Recepcionista vendedor de passagens aéreas no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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