Salário para o cargo de Recepcionista vendedor de passagens aéreas
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista vendedor de passagens aéreas - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista vendedor de passagens aéreas

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar eficiência;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • receber pagamentos;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar iniciativa;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • circular informações internas;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar autonomia;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar entusiasmo;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • conferir documentos com identificação;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar pró atividade;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar senso de organização;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • interagir com os outros departamentos;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar empatia;
  • ouvir com atenção;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • transmitir recados e fax;
  • agir com bom senso;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • efetuar acertos em contas;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • organizar malotes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • verificar cadastro e reserva;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • distribuir malotes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;


Setores que mais contratam Recepcionista vendedor de passagens aéreas no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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