Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de banco
- Atendente de clínica veterinária
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de seguro saúde
- Agente de tráfego
- Recepcionista de hospital
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista vendedor de passagens aéreas
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- conferir idoneidade dos clientes;
- circular informações internas;
- demonstrar espírito de equipe;
- atender o cliente com informações precisas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- emitir notas fiscais e recibos;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar senso de organização;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar pró atividade;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- efetuar acertos em contas;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- receber pagamentos;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- fornecer informações meteorológicas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- interagir com os outros departamentos;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar paciência;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- organizar malotes;
- acolher o cliente e passageiro;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- anotar telefonemas e recados;
- ouvir com atenção;
- anunciar a chegada do cliente;
- organizar materiais de trabalho;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar eficiência;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar empatia;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar entusiasmo;
- distribuir malotes;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar iniciativa;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar respeito mútuo;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar interesse;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- coordenar equipe;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar autonomia;
- pré-cadastrar o cliente;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- propor associação de programas de fidelidade;
- agir com bom senso;
Setores que mais contratam Recepcionista vendedor de passagens aéreas no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas