Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de hospital
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista bilíngüe
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista secretária
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de crediário
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Guest relations
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista vendedor de passagens aéreas
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- demonstrar eficiência;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- conferir documentos com identificação;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- fornecer informações meteorológicas;
- transmitir recados e fax;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- agir com bom senso;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- receber pagamentos;
- demonstrar respeito mútuo;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- ouvir com atenção;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar empatia;
- demonstrar espírito de equipe;
- atender o cliente com informações precisas;
- efetuar acertos em contas;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- emitir notas fiscais e recibos;
- verificar cadastro e reserva;
- conferir idoneidade dos clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- interagir com os outros departamentos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar autonomia;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- anunciar a chegada do cliente;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar entusiasmo;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar paciência;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- distribuir malotes;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar interesse;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar pró atividade;
- coordenar equipe;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar iniciativa;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- organizar malotes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- imprimir relatórios de controle;
- anotar telefonemas e recados;
- circular informações internas;
- propor associação de programas de fidelidade;
Setores que mais contratam Recepcionista vendedor de passagens aéreas no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas