Salário para o cargo de Recepcionista vendedor de passagens aéreas
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista vendedor de passagens aéreas - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista vendedor de passagens aéreas

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar pró atividade;
  • conferir documentos com identificação;
  • organizar malotes;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • demonstrar interesse;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • ouvir com atenção;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • interagir com os outros departamentos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • agir com bom senso;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar entusiasmo;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar empatia;
  • verificar cadastro e reserva;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • circular informações internas;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar paciência;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • distribuir malotes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • transmitir recados e fax;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • efetuar acertos em contas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • organizar materiais de trabalho;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • receber pagamentos;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar senso de organização;


Setores que mais contratam Recepcionista vendedor de passagens aéreas no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: