Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista vendedor de passagens aéreas
Recepcionistas devem:
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- comunicar-se;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar entusiasmo;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar empatia;
- interagir com os outros departamentos;
- organizar malotes;
- demonstrar paciência;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- conferir documentos com identificação;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar autonomia;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- transmitir recados e fax;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- pré-cadastrar o cliente;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar senso de organização;
- ouvir com atenção;
- identificar o espaço físico da empresa;
- circular informações internas;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar espírito de equipe;
- verificar cadastro e reserva;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- agir com bom senso;
- propor associação de programas de fidelidade;
- imprimir relatórios de controle;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar respeito mútuo;
- fornecer informações meteorológicas;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- anotar telefonemas e recados;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- emitir notas fiscais e recibos;
- coordenar equipe;
- demonstrar interesse;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- receber pagamentos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- distribuir malotes;
- atender o cliente com informações precisas;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar pró atividade;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- organizar materiais de trabalho;
- efetuar acertos em contas;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- anunciar a chegada do cliente;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
Setores que mais contratam Recepcionista vendedor de passagens aéreas no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas