Salário para o cargo de Funcionário de setor de informação
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Funcionário de setor de informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Funcionário de setor de informação

Um Funcionário de setor de informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.147,87 e R$ 2.251,72, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Funcionário de setor de informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.147,87 13.774,39 286,97 5,41
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.717,25 20.607,05 429,31 8,09
Teto Salarial 2.251,72 27.020,58 562,93 10,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Funcionário de setor de informação

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

  • Atividades

    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • agir com bom senso;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar autonomia;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • ouvir com atenção;
    • bloquear apartamento;
    • interagir com os outros departamentos;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • registrar acompanhantes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • distribuir malotes;
    • verificar o pedido de internação;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar iniciativa;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • atualizar conta;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar eficiência;
    • fornecer serviço de cofre;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • organizar malotes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • internar o paciente;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • receber pagamentos;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • circular informações internas;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • organizar materiais de trabalho;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • coordenar equipe;
    • demonstrar interesse;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • emitir extrato de contas;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • demonstrar pró atividade;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • encerrar a conta no sistema;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • conferir documentos com identificação;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • efetuar acertos em contas;
    • realizar câmbio de moedas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • transmitir recados e fax;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • lançar despesas em contas;
    • fechar contas masters;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar paciência;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • verificar cadastro e reserva;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;


    Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo