Salário para o cargo de Funcionário de setor de informação
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Funcionário de setor de informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Funcionário de setor de informação

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;

Atividades

  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar interesse;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • demonstrar paciência;
  • circular informações internas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar autonomia;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • imprimir relatórios de controle;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • organizar malotes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • coordenar equipe;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • efetuar acertos em contas;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar iniciativa;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar senso de organização;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • agir com bom senso;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • conferir documentos com identificação;
  • transmitir recados e fax;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • ouvir com atenção;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar pró atividade;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar empatia;
  • conferir idoneidade dos clientes;


Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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