Salário para o cargo de Funcionário de setor de informação
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Funcionário de setor de informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Funcionário de setor de informação

Um Funcionário de setor de informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Funcionário de setor de informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Funcionário de setor de informação

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • encerrar a conta no sistema;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar iniciativa;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • bloquear apartamento;
    • receber pagamentos;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • circular informações internas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • fechar contas masters;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • transmitir recados e fax;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • atualizar conta;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar eficiência;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • conferir documentos com identificação;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • demonstrar interesse;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • interagir com os outros departamentos;
    • verificar o pedido de internação;
    • organizar malotes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • distribuir malotes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar autonomia;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • planejar o dia seguinte;
    • coordenar equipe;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar pró atividade;
    • efetuar acertos em contas;
    • lançar despesas em contas;
    • anotar telefonemas e recados;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • verificar cadastro e reserva;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • acionar serviço de higienização;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • realizar câmbio de moedas;
    • ouvir com atenção;
    • demonstrar empatia;
    • agir com bom senso;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • registrar acompanhantes;
    • internar o paciente;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;


    Setores que mais contratam Funcionário de setor de informação no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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