Salário para o cargo de Recepcionista bilíngüe
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista bilíngüe

Um Recepcionista bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.147,87 e R$ 2.251,72, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.147,87 13.774,39 286,97 5,41
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.717,25 20.607,05 429,31 8,09
Teto Salarial 2.251,72 27.020,58 562,93 10,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista bilíngüe

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;

  • Atividades

    • organizar malotes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar paciência;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • encerrar a conta no sistema;
    • emitir extrato de contas;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • interagir com os outros departamentos;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • realizar câmbio de moedas;
    • agir com bom senso;
    • conferir documentos com identificação;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • verificar cadastro e reserva;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • acionar serviço de higienização;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • demonstrar autonomia;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • lançar despesas em contas;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar eficiência;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar pró atividade;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar empatia;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • coordenar equipe;
    • verificar o pedido de internação;
    • demonstrar interesse;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • bloquear apartamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • circular informações internas;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • demonstrar iniciativa;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • internar o paciente;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • registrar acompanhantes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • fechar contas masters;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • organizar materiais de trabalho;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • receber pagamentos;
    • efetuar acertos em contas;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • ouvir com atenção;
    • distribuir malotes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • transmitir recados e fax;
    • atualizar conta;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • anotar telefonemas e recados;


    Setores que mais contratam Recepcionista bilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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