Salário para o cargo de Recepcionista bilíngüe
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista bilíngüe

Um Recepcionista bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista bilíngüe

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • acionar serviço de higienização;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • colher feedback das informações prestadas;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • interagir com os outros departamentos;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • circular informações internas;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • demonstrar eficiência;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • verificar o pedido de internação;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • efetuar acertos em contas;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • organizar malotes;
    • demonstrar empatia;
    • verificar cadastro e reserva;
    • bloquear apartamento;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • fechar contas masters;
    • demonstrar interesse;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • internar o paciente;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • demonstrar iniciativa;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar paciência;
    • ouvir com atenção;
    • distribuir malotes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • realizar câmbio de moedas;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • lançar despesas em contas;
    • transmitir recados e fax;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • encerrar a conta no sistema;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • coordenar equipe;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • agir com bom senso;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • demonstrar senso de organização;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • planejar o dia seguinte;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • emitir extrato de contas;
    • fornecer serviço de cofre;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • atualizar conta;
    • anotar telefonemas e recados;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • registrar acompanhantes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • conferir documentos com identificação;
    • demonstrar entusiasmo;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • receber pagamentos;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • demonstrar autonomia;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;


    Setores que mais contratam Recepcionista bilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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