Salário para o cargo de Auxiliar de recepção
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Auxiliar de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Auxiliar de recepção

Um Auxiliar de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.084,03 e R$ 2.300,34, com a média salarial de R$ 1.335,16 e o salário mediana em R$ 1.248,49 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.335,16 16.021,96 333,79 6,31
1º Quartil 1.084,03 13.008,40 271,01 5,12
Salário Mediana 1.248,49 14.981,82 312,12 5,90
3º Quartil 1.754,34 21.052,09 438,59 8,29
Teto Salarial 2.300,34 27.604,13 575,09 10,87


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.128 - 2.408 1.423,80 1.128,37 1.277,84 1.988,47 2.408,49
Rio de Janeiro - RJ 1.218 - 2.011 1.402,88 1.217,64 1.375,01 1.659,91 2.010,54
Belo Horizonte - MG 1.155 - 2.061 1.361,52 1.155,23 1.276,07 1.701,68 2.061,12
Brasília - DF 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Salvador - BA 1.092 - 1.807 1.223,33 1.091,66 1.136,66 1.491,50 1.806,55
Fortaleza - CE 1.072 - 2.767 1.394,65 1.071,98 1.105,66 2.284,48 2.767,03
Recife - PE 1.074 - 2.950 1.447,86 1.073,93 1.143,56 2.435,51 2.949,96
Goiânia - GO 1.096 - 1.897 1.272,73 1.096,39 1.200,00 1.566,44 1.897,31
Curitiba - PR 1.241 - 2.020 1.412,87 1.240,72 1.362,00 1.667,60 2.019,84
Ribeirão Preto - SP 1.149 - 1.871 1.310,85 1.148,69 1.279,63 1.544,65 1.870,93
Porto Alegre - RS 1.206 - 2.451 1.503,54 1.205,76 1.344,20 2.023,82 2.451,32
Campo Grande - MS 1.142 - 1.733 1.244,91 1.142,20 1.200,00 1.430,95 1.733,21
Maringá - PR 1.138 - 1.710 1.245,61 1.137,69 1.227,60 1.411,67 1.709,86
Campinas - SP 1.212 - 2.508 1.502,74 1.211,90 1.347,06 2.070,64 2.508,02
Sorocaba - SP 1.180 - 1.852 1.313,29 1.179,73 1.262,02 1.528,86 1.851,80
Belém - PA 1.042 - 1.673 1.167,75 1.042,19 1.105,35 1.381,25 1.673,01
Manaus - AM 1.045 - 1.660 1.141,43 1.045,00 1.060,00 1.370,40 1.659,87
Florianópolis - SC 1.200 - 2.047 1.436,74 1.199,98 1.427,92 1.690,29 2.047,33
Guarulhos - SP 1.159 - 1.782 1.296,92 1.158,58 1.282,14 1.471,21 1.781,98
Santo André - SP 1.162 - 1.983 1.346,57 1.161,94 1.300,00 1.637,18 1.983,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.147 - 2.358 1.414,71 1.146,72 1.273,00 1.946,81 2.358,03
Minas Gerais 1.065 - 1.867 1.246,04 1.065,42 1.186,89 1.541,32 1.866,89
Rio de Janeiro 1.204 - 1.909 1.375,63 1.203,85 1.375,01 1.576,03 1.908,94
Paraná 1.097 - 1.919 1.306,52 1.096,97 1.281,40 1.584,15 1.918,77
Rio Grande do Sul 1.187 - 2.040 1.368,95 1.186,80 1.298,00 1.684,01 2.039,72
Santa Catarina 1.257 - 2.089 1.456,76 1.256,80 1.404,85 1.724,37 2.088,61
Bahia 1.069 - 1.687 1.186,24 1.068,70 1.134,86 1.392,56 1.686,70
Goiás 1.068 - 1.890 1.238,77 1.067,84 1.157,00 1.560,03 1.889,55
Pernambuco 1.065 - 2.440 1.338,07 1.065,28 1.124,73 2.014,56 2.440,09
Ceará 1.056 - 2.359 1.303,78 1.056,07 1.105,50 1.947,54 2.358,92
Espírito Santo 1.088 - 1.794 1.247,21 1.087,92 1.200,00 1.481,15 1.794,01
Mato Grosso 1.048 - 1.774 1.204,87 1.047,52 1.144,44 1.464,80 1.774,21
Distrito Federal 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Mato Grosso do Sul 1.110 - 2.780 1.445,78 1.109,87 1.196,00 2.295,50 2.780,38
Pará 1.043 - 1.628 1.156,77 1.043,13 1.100,00 1.344,18 1.628,11
Paraíba 1.045 - 1.473 1.101,45 1.044,79 1.071,10 1.216,08 1.472,95
Amazonas 1.045 - 1.651 1.137,69 1.045,00 1.060,00 1.362,73 1.650,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.484 1.103,75 1.045,00 1.088,00 1.225,27 1.484,08
Maranhão 1.042 - 1.479 1.098,71 1.041,94 1.048,99 1.221,20 1.479,15
Rondônia 1.058 - 1.610 1.176,65 1.057,83 1.178,00 1.328,86 1.609,56
Sergipe 1.045 - 1.497 1.101,31 1.045,00 1.045,00 1.235,60 1.496,59
Piauí 1.047 - 1.564 1.125,02 1.046,79 1.082,86 1.290,86 1.563,53
Alagoas 1.046 - 1.507 1.103,06 1.046,20 1.047,96 1.244,44 1.507,30
Tocantins 1.044 - 1.736 1.158,81 1.044,41 1.073,39 1.433,61 1.736,44
Acre 1.045 - 1.667 1.146,26 1.045,00 1.077,83 1.376,41 1.667,14
Amapá 1.045 - 1.622 1.126,55 1.045,00 1.045,00 1.339,00 1.621,83
Roraima 1.045 - 1.639 1.125,65 1.045,00 1.045,00 1.353,41 1.639,29


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de recepção

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • resolver pendências do dia anterior;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • demonstrar eficiência;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • fechar contas masters;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • circular informações internas;
    • ouvir com atenção;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • agir com bom senso;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • interagir com os outros departamentos;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • demonstrar senso de organização;
    • organizar malotes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • demonstrar iniciativa;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • verificar cadastro e reserva;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • demonstrar pró atividade;
    • organizar materiais de trabalho;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • conferir documentos com identificação;
    • demonstrar interesse;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • demonstrar empatia;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • verificar o pedido de internação;
    • internar o paciente;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • realizar câmbio de moedas;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • emitir extrato de contas;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • encerrar a conta no sistema;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • fornecer serviço de cofre;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • planejar o dia seguinte;
    • distribuir malotes;
    • efetuar acertos em contas;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • imprimir relatórios de controle;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • receber pagamentos;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • registrar acompanhantes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • lançar despesas em contas;
    • acionar serviço de higienização;
    • atualizar conta;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • bloquear apartamento;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • demonstrar paciência;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • transmitir recados e fax;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • demonstrar autonomia;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • coordenar equipe;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;


    Setores que mais contratam Auxiliar de recepção no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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