Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de seguro saúde
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Agente de tráfego
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista telefonista
Recepcionistas devem:
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- observar normas internas de segurança;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- agir com bom senso;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- imprimir relatórios de controle;
- identificar o espaço físico da empresa;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- organizar malotes;
- demonstrar iniciativa;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar eficiência;
- conferir idoneidade dos clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- receber pagamentos;
- conferir documentos com identificação;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- atender o cliente com informações precisas;
- coordenar equipe;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar entusiasmo;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar paciência;
- verificar cadastro e reserva;
- circular informações internas;
- anunciar a chegada do cliente;
- anotar telefonemas e recados;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar respeito mútuo;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- organizar materiais de trabalho;
- ouvir com atenção;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar autonomia;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- pré-cadastrar o cliente;
- distribuir malotes;
- demonstrar pró atividade;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- demonstrar interesse;
- propor associação de programas de fidelidade;
- interagir com os outros departamentos;
- efetuar acertos em contas;
- demonstrar empatia;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar espírito de equipe;
- fornecer informações meteorológicas;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas