Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista telefonista

Um Recepcionista telefonista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista telefonista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • demonstrar senso de organização;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • circular informações internas;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • conferir documentos com identificação;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • emitir extrato de contas;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • verificar cadastro e reserva;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • receber pagamentos;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar pró atividade;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • coordenar equipe;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • efetuar acertos em contas;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • organizar malotes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • fechar contas masters;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • registrar acompanhantes;
    • distribuir malotes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • atualizar conta;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • encerrar a conta no sistema;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • internar o paciente;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • agir com bom senso;
    • lançar despesas em contas;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar interesse;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar empatia;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • imprimir relatórios de controle;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar entusiasmo;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • acionar serviço de higienização;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • bloquear apartamento;
    • verificar o pedido de internação;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar paciência;
    • ouvir com atenção;
    • transmitir recados e fax;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • demonstrar eficiência;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;


    Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista