Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista telefonista

Um Recepcionista telefonista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.147,87 e R$ 2.251,72, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista telefonista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.147,87 13.774,39 286,97 5,41
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.717,25 20.607,05 429,31 8,09
Teto Salarial 2.251,72 27.020,58 562,93 10,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • organizar malotes;
    • demonstrar senso de organização;
    • fornecer serviço de cofre;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • agir com bom senso;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • bloquear apartamento;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • demonstrar paciência;
    • verificar o pedido de internação;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • distribuir malotes;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • receber pagamentos;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • encerrar a conta no sistema;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • demonstrar autonomia;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar empatia;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • demonstrar iniciativa;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • acionar serviço de higienização;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • ouvir com atenção;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • atualizar conta;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • transmitir recados e fax;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • planejar o dia seguinte;
    • emitir extrato de contas;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • demonstrar entusiasmo;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • coordenar equipe;
    • verificar cadastro e reserva;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • imprimir relatórios de controle;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • registrar acompanhantes;
    • circular informações internas;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • realizar câmbio de moedas;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar interesse;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • lançar despesas em contas;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • conferir documentos com identificação;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • efetuar acertos em contas;
    • anotar telefonemas e recados;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • internar o paciente;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar eficiência;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • fechar contas masters;


    Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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