Salário para o cargo de Recepcionista de crediário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de crediário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de crediário

Um Recepcionista de crediário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de crediário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de crediário

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

  • Atividades

    • circular informações internas;
    • distribuir malotes;
    • verificar o pedido de internação;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • interagir com os outros departamentos;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • planejar o dia seguinte;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • verificar cadastro e reserva;
    • fechar contas masters;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • ouvir com atenção;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • demonstrar eficiência;
    • demonstrar pró atividade;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • lançar despesas em contas;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • encerrar a conta no sistema;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • conferir documentos com identificação;
    • bloquear apartamento;
    • receber pagamentos;
    • coordenar equipe;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • efetuar acertos em contas;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • fornecer serviço de cofre;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • atualizar conta;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • imprimir relatórios de controle;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • transmitir recados e fax;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • demonstrar autonomia;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar interesse;
    • demonstrar empatia;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • demonstrar senso de organização;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • internar o paciente;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • agir com bom senso;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • anotar telefonemas e recados;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar iniciativa;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • registrar acompanhantes;
    • emitir extrato de contas;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • demonstrar entusiasmo;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • organizar malotes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • acionar serviço de higienização;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;


    Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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