Salário para o cargo de Recepcionista de crediário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de crediário - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de crediário

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • conferir idoneidade dos clientes;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • receber pagamentos;
  • ouvir com atenção;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • distribuir malotes;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar paciência;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • coordenar equipe;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • organizar malotes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • anotar telefonemas e recados;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • transmitir recados e fax;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • agir com bom senso;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • imprimir relatórios de controle;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • verificar cadastro e reserva;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar interesse;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar empatia;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar senso de organização;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • circular informações internas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • pré-cadastrar o cliente;


Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: