Salário para o cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de consultório médico ou dentário

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.084,03 e R$ 2.300,34, com a média salarial de R$ 1.335,16 e o salário mediana em R$ 1.248,49 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.335,16 16.021,96 333,79 6,31
1º Quartil 1.084,03 13.008,40 271,01 5,12
Salário Mediana 1.248,49 14.981,82 312,12 5,90
3º Quartil 1.754,34 21.052,09 438,59 8,29
Teto Salarial 2.300,34 27.604,13 575,09 10,87


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.128 - 2.408 1.423,80 1.128,37 1.277,84 1.988,47 2.408,49
Rio de Janeiro - RJ 1.218 - 2.011 1.402,88 1.217,64 1.375,01 1.659,91 2.010,54
Belo Horizonte - MG 1.155 - 2.061 1.361,52 1.155,23 1.276,07 1.701,68 2.061,12
Brasília - DF 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Salvador - BA 1.092 - 1.807 1.223,33 1.091,66 1.136,66 1.491,50 1.806,55
Fortaleza - CE 1.072 - 2.767 1.394,65 1.071,98 1.105,66 2.284,48 2.767,03
Recife - PE 1.074 - 2.950 1.447,86 1.073,93 1.143,56 2.435,51 2.949,96
Goiânia - GO 1.096 - 1.897 1.272,73 1.096,39 1.200,00 1.566,44 1.897,31
Curitiba - PR 1.241 - 2.020 1.412,87 1.240,72 1.362,00 1.667,60 2.019,84
Ribeirão Preto - SP 1.149 - 1.871 1.310,85 1.148,69 1.279,63 1.544,65 1.870,93
Porto Alegre - RS 1.206 - 2.451 1.503,54 1.205,76 1.344,20 2.023,82 2.451,32
Campo Grande - MS 1.142 - 1.733 1.244,91 1.142,20 1.200,00 1.430,95 1.733,21
Maringá - PR 1.138 - 1.710 1.245,61 1.137,69 1.227,60 1.411,67 1.709,86
Campinas - SP 1.212 - 2.508 1.502,74 1.211,90 1.347,06 2.070,64 2.508,02
Sorocaba - SP 1.180 - 1.852 1.313,29 1.179,73 1.262,02 1.528,86 1.851,80
Belém - PA 1.042 - 1.673 1.167,75 1.042,19 1.105,35 1.381,25 1.673,01
Manaus - AM 1.045 - 1.660 1.141,43 1.045,00 1.060,00 1.370,40 1.659,87
Florianópolis - SC 1.200 - 2.047 1.436,74 1.199,98 1.427,92 1.690,29 2.047,33
Guarulhos - SP 1.159 - 1.782 1.296,92 1.158,58 1.282,14 1.471,21 1.781,98
Santo André - SP 1.162 - 1.983 1.346,57 1.161,94 1.300,00 1.637,18 1.983,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.147 - 2.358 1.414,71 1.146,72 1.273,00 1.946,81 2.358,03
Minas Gerais 1.065 - 1.867 1.246,04 1.065,42 1.186,89 1.541,32 1.866,89
Rio de Janeiro 1.204 - 1.909 1.375,63 1.203,85 1.375,01 1.576,03 1.908,94
Paraná 1.097 - 1.919 1.306,52 1.096,97 1.281,40 1.584,15 1.918,77
Rio Grande do Sul 1.187 - 2.040 1.368,95 1.186,80 1.298,00 1.684,01 2.039,72
Santa Catarina 1.257 - 2.089 1.456,76 1.256,80 1.404,85 1.724,37 2.088,61
Bahia 1.069 - 1.687 1.186,24 1.068,70 1.134,86 1.392,56 1.686,70
Goiás 1.068 - 1.890 1.238,77 1.067,84 1.157,00 1.560,03 1.889,55
Pernambuco 1.065 - 2.440 1.338,07 1.065,28 1.124,73 2.014,56 2.440,09
Ceará 1.056 - 2.359 1.303,78 1.056,07 1.105,50 1.947,54 2.358,92
Espírito Santo 1.088 - 1.794 1.247,21 1.087,92 1.200,00 1.481,15 1.794,01
Mato Grosso 1.048 - 1.774 1.204,87 1.047,52 1.144,44 1.464,80 1.774,21
Distrito Federal 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Mato Grosso do Sul 1.110 - 2.780 1.445,78 1.109,87 1.196,00 2.295,50 2.780,38
Pará 1.043 - 1.628 1.156,77 1.043,13 1.100,00 1.344,18 1.628,11
Paraíba 1.045 - 1.473 1.101,45 1.044,79 1.071,10 1.216,08 1.472,95
Amazonas 1.045 - 1.651 1.137,69 1.045,00 1.060,00 1.362,73 1.650,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.484 1.103,75 1.045,00 1.088,00 1.225,27 1.484,08
Maranhão 1.042 - 1.479 1.098,71 1.041,94 1.048,99 1.221,20 1.479,15
Rondônia 1.058 - 1.610 1.176,65 1.057,83 1.178,00 1.328,86 1.609,56
Sergipe 1.045 - 1.497 1.101,31 1.045,00 1.045,00 1.235,60 1.496,59
Piauí 1.047 - 1.564 1.125,02 1.046,79 1.082,86 1.290,86 1.563,53
Alagoas 1.046 - 1.507 1.103,06 1.046,20 1.047,96 1.244,44 1.507,30
Tocantins 1.044 - 1.736 1.158,81 1.044,41 1.073,39 1.433,61 1.736,44
Acre 1.045 - 1.667 1.146,26 1.045,00 1.077,83 1.376,41 1.667,14
Amapá 1.045 - 1.622 1.126,55 1.045,00 1.045,00 1.339,00 1.621,83
Roraima 1.045 - 1.639 1.125,65 1.045,00 1.045,00 1.353,41 1.639,29


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de consultório médico ou dentário

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;

  • Atividades

    • realizar câmbio de moedas;
    • internar o paciente;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • encerrar a conta no sistema;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • imprimir relatórios de controle;
    • efetuar acertos em contas;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar paciência;
    • atualizar conta;
    • fornecer serviço de cofre;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • agir com bom senso;
    • interagir com os outros departamentos;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • colher feedback das informações prestadas;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • transmitir recados e fax;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • acionar serviço de higienização;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • organizar materiais de trabalho;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar pró atividade;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • distribuir malotes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • ouvir com atenção;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar iniciativa;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar eficiência;
    • conferir documentos com identificação;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • verificar o pedido de internação;
    • coordenar equipe;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • verificar cadastro e reserva;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • demonstrar empatia;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar autonomia;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • receber pagamentos;
    • registrar acompanhantes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • emitir extrato de contas;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • organizar malotes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar senso de organização;
    • circular informações internas;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • lançar despesas em contas;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • demonstrar interesse;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • bloquear apartamento;
    • fechar contas masters;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;


    Setores que mais contratam Recepcionista de consultório médico ou dentário no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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