Salário para o cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de consultório médico ou dentário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de consultório médico ou dentário

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,39 e R$ 2.169,84, com a média salarial de R$ 1.335,16 e o salário mediana em R$ 1.248,49 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de consultório médico ou dentário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.335,16 16.021,96 333,79 6,31
1º Quartil 1.139,39 13.672,64 284,85 5,38
Salário Mediana 1.248,49 14.981,82 312,12 5,90
3º Quartil 1.654,81 19.857,73 413,70 7,82
Teto Salarial 2.169,84 26.038,05 542,46 10,25


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.128 - 2.408 1.423,80 1.128,37 1.277,84 1.988,47 2.408,49
Rio de Janeiro - RJ 1.218 - 2.011 1.402,88 1.217,64 1.375,01 1.659,91 2.010,54
Belo Horizonte - MG 1.155 - 2.061 1.361,52 1.155,23 1.276,07 1.701,68 2.061,12
Brasília - DF 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Salvador - BA 1.092 - 1.807 1.223,33 1.091,66 1.136,66 1.491,50 1.806,55
Fortaleza - CE 1.072 - 2.767 1.394,65 1.071,98 1.105,66 2.284,48 2.767,03
Recife - PE 1.074 - 2.950 1.447,86 1.073,93 1.143,56 2.435,51 2.949,96
Goiânia - GO 1.096 - 1.897 1.272,73 1.096,39 1.200,00 1.566,44 1.897,31
Curitiba - PR 1.241 - 2.020 1.412,87 1.240,72 1.362,00 1.667,60 2.019,84
Ribeirão Preto - SP 1.149 - 1.871 1.310,85 1.148,69 1.279,63 1.544,65 1.870,93
Porto Alegre - RS 1.206 - 2.451 1.503,54 1.205,76 1.344,20 2.023,82 2.451,32
Campo Grande - MS 1.142 - 1.733 1.244,91 1.142,20 1.200,00 1.430,95 1.733,21
Maringá - PR 1.138 - 1.710 1.245,61 1.137,69 1.227,60 1.411,67 1.709,86
Campinas - SP 1.212 - 2.508 1.502,74 1.211,90 1.347,06 2.070,64 2.508,02
Sorocaba - SP 1.180 - 1.852 1.313,29 1.179,73 1.262,02 1.528,86 1.851,80
Belém - PA 1.042 - 1.673 1.167,75 1.042,19 1.105,35 1.381,25 1.673,01
Manaus - AM 1.045 - 1.660 1.141,43 1.045,00 1.060,00 1.370,40 1.659,87
Florianópolis - SC 1.200 - 2.047 1.436,74 1.199,98 1.427,92 1.690,29 2.047,33
Guarulhos - SP 1.159 - 1.782 1.296,92 1.158,58 1.282,14 1.471,21 1.781,98
Santo André - SP 1.162 - 1.983 1.346,57 1.161,94 1.300,00 1.637,18 1.983,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.147 - 2.358 1.414,71 1.146,72 1.273,00 1.946,81 2.358,03
Minas Gerais 1.065 - 1.867 1.246,04 1.065,42 1.186,89 1.541,32 1.866,89
Rio de Janeiro 1.204 - 1.909 1.375,63 1.203,85 1.375,01 1.576,03 1.908,94
Paraná 1.097 - 1.919 1.306,52 1.096,97 1.281,40 1.584,15 1.918,77
Rio Grande do Sul 1.187 - 2.040 1.368,95 1.186,80 1.298,00 1.684,01 2.039,72
Santa Catarina 1.257 - 2.089 1.456,76 1.256,80 1.404,85 1.724,37 2.088,61
Bahia 1.069 - 1.687 1.186,24 1.068,70 1.134,86 1.392,56 1.686,70
Goiás 1.068 - 1.890 1.238,77 1.067,84 1.157,00 1.560,03 1.889,55
Pernambuco 1.065 - 2.440 1.338,07 1.065,28 1.124,73 2.014,56 2.440,09
Ceará 1.056 - 2.359 1.303,78 1.056,07 1.105,50 1.947,54 2.358,92
Espírito Santo 1.088 - 1.794 1.247,21 1.087,92 1.200,00 1.481,15 1.794,01
Mato Grosso 1.048 - 1.774 1.204,87 1.047,52 1.144,44 1.464,80 1.774,21
Distrito Federal 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Mato Grosso do Sul 1.110 - 2.780 1.445,78 1.109,87 1.196,00 2.295,50 2.780,38
Pará 1.043 - 1.628 1.156,77 1.043,13 1.100,00 1.344,18 1.628,11
Paraíba 1.045 - 1.473 1.101,45 1.044,79 1.071,10 1.216,08 1.472,95
Amazonas 1.045 - 1.651 1.137,69 1.045,00 1.060,00 1.362,73 1.650,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.484 1.103,75 1.045,00 1.088,00 1.225,27 1.484,08
Maranhão 1.042 - 1.479 1.098,71 1.041,94 1.048,99 1.221,20 1.479,15
Rondônia 1.058 - 1.610 1.176,65 1.057,83 1.178,00 1.328,86 1.609,56
Sergipe 1.045 - 1.497 1.101,31 1.045,00 1.045,00 1.235,60 1.496,59
Piauí 1.047 - 1.564 1.125,02 1.046,79 1.082,86 1.290,86 1.563,53
Alagoas 1.046 - 1.507 1.103,06 1.046,20 1.047,96 1.244,44 1.507,30
Tocantins 1.044 - 1.736 1.158,81 1.044,41 1.073,39 1.433,61 1.736,44
Acre 1.045 - 1.667 1.146,26 1.045,00 1.077,83 1.376,41 1.667,14
Amapá 1.045 - 1.622 1.126,55 1.045,00 1.045,00 1.339,00 1.621,83
Roraima 1.045 - 1.639 1.125,65 1.045,00 1.045,00 1.353,41 1.639,29


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de consultório médico ou dentário

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar empatia;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • registrar acompanhantes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • coordenar equipe;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • encerrar a conta no sistema;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • lançar despesas em contas;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • emitir extrato de contas;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • agir com bom senso;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • internar o paciente;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • receber pagamentos;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar senso de organização;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • transmitir recados e fax;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • anotar telefonemas e recados;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • fornecer serviço de cofre;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • organizar malotes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • atualizar conta;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • interagir com os outros departamentos;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar eficiência;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • verificar o pedido de internação;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • acionar serviço de higienização;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • ouvir com atenção;
    • distribuir malotes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • planejar o dia seguinte;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • bloquear apartamento;
    • realizar câmbio de moedas;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • verificar cadastro e reserva;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • demonstrar paciência;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • organizar materiais de trabalho;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • conferir documentos com identificação;
    • demonstrar interesse;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • efetuar acertos em contas;
    • circular informações internas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • fechar contas masters;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;


    Setores que mais contratam Recepcionista de consultório médico ou dentário no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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