Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de consultório médico ou dentário
Recepcionistas devem:
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- agendar serviços;
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar paciência;
- solicitar o serviço de manobrista;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- acolher o cliente e passageiro;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- organizar malotes;
- oferecer transporte ao cliente;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- acionar serviço de higienização;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- fornecer serviço de cofre;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar empatia;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- agir com bom senso;
- demonstrar espírito de equipe;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar eficiência;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- organizar materiais de trabalho;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar interesse;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar entusiasmo;
- internar o paciente;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- demonstrar autonomia;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- circular informações internas;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- registrar acompanhantes;
- planejar o dia seguinte;
- receber pagamentos;
- pré-cadastrar o cliente;
- distribuir malotes;
- verificar cadastro e reserva;
- atender o cliente com informações precisas;
- imprimir relatórios de controle;
- coordenar equipe;
- interagir com os outros departamentos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- demonstrar pró atividade;
- ouvir com atenção;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- demonstrar respeito mútuo;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- bloquear apartamento;
- transmitir recados e fax;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- verificar o pedido de internação;
Setores que mais contratam Recepcionista de consultório médico ou dentário no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia