Salário para o cargo de Concierge
CBO 4221-30 > Recepcionistas

Concierge - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Concierge

Um Concierge trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.301,14 e R$ 4.253,65, com a média salarial de R$ 2.034,02 e o salário mediana em R$ 1.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Concierge

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.034,02 24.408,21 508,50 9,68
1º Quartil 1.301,14 15.613,74 325,29 6,19
Salário Mediana 1.750,00 21.000,00 437,50 8,33
3º Quartil 3.244,02 38.928,22 811,00 15,44
Teto Salarial 4.253,65 51.043,85 1.063,41 20,25


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.373 - 4.765 2.401,50 1.372,54 2.146,00 3.933,61 4.764,51
Brasília - DF 1.414 - 1.798 1.454,85 1.413,60 1.462,19 1.484,79 1.798,43
Rio de Janeiro - RJ 1.408 - 2.921 1.816,12 1.408,48 1.663,00 2.411,99 2.921,48
Nova Lima - MG 1.500 - 2.273 1.607,25 1.500,00 1.500,00 1.876,50 2.272,87
Salvador - BA 1.646 - 3.543 2.243,53 1.645,55 2.243,00 2.924,99 3.542,84
Goiânia - GO 1.226 - 2.422 1.618,77 1.225,86 1.664,00 2.000,00 2.422,46
Uberlândia - MG 1.375 - 2.120 1.611,11 1.375,00 1.750,00 1.750,00 2.119,65
Mata de São Joao - BA 1.952 - 2.825 2.228,70 1.951,64 2.323,68 2.332,46 2.825,15
Porto Seguro - BA 1.113 - 3.028 1.801,21 1.112,53 1.782,36 2.500,00 3.028,08
Porto Alegre - RS 1.258 - 2.684 1.585,63 1.257,77 1.315,29 2.216,00 2.684,09
Florianópolis - SC 1.500 - 3.028 1.961,87 1.500,00 2.116,53 2.500,00 3.028,08
Curitiba - PR 1.571 - 3.240 1.998,85 1.571,47 1.834,03 2.675,07 3.240,13
Campinas - SP 1.349 - 3.028 1.764,28 1.349,46 1.500,00 2.500,00 3.028,08
Barueri - SP 1.485 - 7.267 2.436,26 1.484,84 1.544,24 6.000,00 7.267,38
Gramado - RS 1.450 - 3.634 2.276,67 1.450,00 2.255,00 3.000,00 3.633,69
São Sebastiao - SP 1.500 - 3.634 1.894,00 1.500,00 1.670,00 3.000,00 3.633,69
Bento Goncalves - RS 1.500 - 1.817 1.500,00 1.500,00 1.500,00 1.500,00 1.816,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 4.618 2.329,36 1.349,90 2.113,96 3.812,26 4.617,52
Distrito Federal 1.414 - 1.798 1.454,85 1.413,60 1.462,19 1.484,79 1.798,43
Bahia 1.196 - 3.109 1.965,88 1.195,80 2.138,44 2.567,20 3.109,47
Minas Gerais 1.257 - 2.244 1.559,72 1.256,91 1.500,00 1.852,75 2.244,11
Rio de Janeiro 1.357 - 3.242 1.874,49 1.356,67 1.665,00 2.676,66 3.242,05
Rio Grande do Sul 1.314 - 3.096 1.804,19 1.314,35 1.600,00 2.555,79 3.095,65
Paraná 1.382 - 3.521 1.987,95 1.382,28 1.813,50 2.907,31 3.521,42
Santa Catarina 1.422 - 4.025 2.306,24 1.421,59 2.116,53 3.322,75 4.024,61
Goiás 1.294 - 2.288 1.617,20 1.294,14 1.662,00 1.889,33 2.288,42
Ceará 1.201 - 2.422 1.593,66 1.200,98 1.570,00 2.000,00 2.422,46
Pernambuco 1.133 - 2.043 1.337,09 1.133,19 1.327,09 1.686,91 2.043,24
Piauí 1.045 - 1.894 1.417,87 1.045,00 1.458,25 1.563,93 1.894,28


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Concierge

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;

  • Atividades

    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar pró atividade;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • internar o paciente;
    • coordenar equipe;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • distribuir malotes;
    • agir com bom senso;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • atualizar conta;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • fechar contas masters;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • demonstrar senso de organização;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • imprimir relatórios de controle;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • bloquear apartamento;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • lançar despesas em contas;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar autonomia;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • ouvir com atenção;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • planejar o dia seguinte;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • demonstrar interesse;
    • efetuar acertos em contas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • registrar acompanhantes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar eficiência;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • receber pagamentos;
    • verificar o pedido de internação;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • verificar cadastro e reserva;
    • organizar malotes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • encerrar a conta no sistema;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • conferir documentos com identificação;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • circular informações internas;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • demonstrar empatia;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • realizar câmbio de moedas;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • transmitir recados e fax;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • organizar materiais de trabalho;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • demonstrar paciência;
    • emitir extrato de contas;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • fornecer serviço de cofre;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar iniciativa;


    Setores que mais contratam Concierge no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Condomínios prediais
    • Hotéis
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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