Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista secretária
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista caixa
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de hospital
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Auxiliar de recepção
- Atendente de clínica veterinária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Concierge
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- agendar serviços;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
Atividades
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- resolver pendências do dia anterior;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- demonstrar paciência;
- certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
- colher principais notícias e manchetes do dia;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar entusiasmo;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- coordenar equipe;
- checar solicitações dos hóspedes;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- ouvir com atenção;
- atender o cliente com informações precisas;
- oferecer transporte ao cliente;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- conferir documentos com identificação;
- estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar autonomia;
- auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
- conferir idoneidade dos clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar interesse;
- informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- fornecer informações meteorológicas;
- protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
- organizar materiais de trabalho;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- lançar despesas em contas;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar empatia;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar eficiência;
- providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
- oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
- agendar transfers e carros executivos;
- demonstrar senso de organização;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
- organizar as entregas aos hóspedes;
- providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- acolher o cliente e passageiro;
- colher feedback das informações prestadas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- interagir com os outros departamentos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- agir com bom senso;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar iniciativa;
- visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- acompanhar as solicitações dos hóspedes;
- atualizar banco de dados do estabelecimento;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- circular informações internas;
- solicitar o serviço de manobrista;
- consultar solicitações especiais de hóspedes;
- auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
- manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- planejar o dia seguinte;
Setores que mais contratam Concierge no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Locação de mão-de-obra temporária
- Hotéis
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Condomínios prediais
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Gestão e manutenção de cemitérios
- Agências de viagens
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Laboratórios clínicos
- Serviços de quimioterapia
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros