Salário para o cargo de Atendente de clínica médica
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de clínica médica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de clínica médica

Um Atendente de clínica médica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,39 e R$ 2.169,84, com a média salarial de R$ 1.335,16 e o salário mediana em R$ 1.248,49 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de clínica médica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.335,16 16.021,96 333,79 6,31
1º Quartil 1.139,39 13.672,64 284,85 5,38
Salário Mediana 1.248,49 14.981,82 312,12 5,90
3º Quartil 1.654,81 19.857,73 413,70 7,82
Teto Salarial 2.169,84 26.038,05 542,46 10,25


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.128 - 2.408 1.423,80 1.128,37 1.277,84 1.988,47 2.408,49
Rio de Janeiro - RJ 1.218 - 2.011 1.402,88 1.217,64 1.375,01 1.659,91 2.010,54
Belo Horizonte - MG 1.155 - 2.061 1.361,52 1.155,23 1.276,07 1.701,68 2.061,12
Brasília - DF 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Salvador - BA 1.092 - 1.807 1.223,33 1.091,66 1.136,66 1.491,50 1.806,55
Fortaleza - CE 1.072 - 2.767 1.394,65 1.071,98 1.105,66 2.284,48 2.767,03
Recife - PE 1.074 - 2.950 1.447,86 1.073,93 1.143,56 2.435,51 2.949,96
Goiânia - GO 1.096 - 1.897 1.272,73 1.096,39 1.200,00 1.566,44 1.897,31
Curitiba - PR 1.241 - 2.020 1.412,87 1.240,72 1.362,00 1.667,60 2.019,84
Ribeirão Preto - SP 1.149 - 1.871 1.310,85 1.148,69 1.279,63 1.544,65 1.870,93
Porto Alegre - RS 1.206 - 2.451 1.503,54 1.205,76 1.344,20 2.023,82 2.451,32
Campo Grande - MS 1.142 - 1.733 1.244,91 1.142,20 1.200,00 1.430,95 1.733,21
Maringá - PR 1.138 - 1.710 1.245,61 1.137,69 1.227,60 1.411,67 1.709,86
Campinas - SP 1.212 - 2.508 1.502,74 1.211,90 1.347,06 2.070,64 2.508,02
Sorocaba - SP 1.180 - 1.852 1.313,29 1.179,73 1.262,02 1.528,86 1.851,80
Belém - PA 1.042 - 1.673 1.167,75 1.042,19 1.105,35 1.381,25 1.673,01
Manaus - AM 1.045 - 1.660 1.141,43 1.045,00 1.060,00 1.370,40 1.659,87
Florianópolis - SC 1.200 - 2.047 1.436,74 1.199,98 1.427,92 1.690,29 2.047,33
Guarulhos - SP 1.159 - 1.782 1.296,92 1.158,58 1.282,14 1.471,21 1.781,98
Santo André - SP 1.162 - 1.983 1.346,57 1.161,94 1.300,00 1.637,18 1.983,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.147 - 2.358 1.414,71 1.146,72 1.273,00 1.946,81 2.358,03
Minas Gerais 1.065 - 1.867 1.246,04 1.065,42 1.186,89 1.541,32 1.866,89
Rio de Janeiro 1.204 - 1.909 1.375,63 1.203,85 1.375,01 1.576,03 1.908,94
Paraná 1.097 - 1.919 1.306,52 1.096,97 1.281,40 1.584,15 1.918,77
Rio Grande do Sul 1.187 - 2.040 1.368,95 1.186,80 1.298,00 1.684,01 2.039,72
Santa Catarina 1.257 - 2.089 1.456,76 1.256,80 1.404,85 1.724,37 2.088,61
Bahia 1.069 - 1.687 1.186,24 1.068,70 1.134,86 1.392,56 1.686,70
Goiás 1.068 - 1.890 1.238,77 1.067,84 1.157,00 1.560,03 1.889,55
Pernambuco 1.065 - 2.440 1.338,07 1.065,28 1.124,73 2.014,56 2.440,09
Ceará 1.056 - 2.359 1.303,78 1.056,07 1.105,50 1.947,54 2.358,92
Espírito Santo 1.088 - 1.794 1.247,21 1.087,92 1.200,00 1.481,15 1.794,01
Mato Grosso 1.048 - 1.774 1.204,87 1.047,52 1.144,44 1.464,80 1.774,21
Distrito Federal 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Mato Grosso do Sul 1.110 - 2.780 1.445,78 1.109,87 1.196,00 2.295,50 2.780,38
Pará 1.043 - 1.628 1.156,77 1.043,13 1.100,00 1.344,18 1.628,11
Paraíba 1.045 - 1.473 1.101,45 1.044,79 1.071,10 1.216,08 1.472,95
Amazonas 1.045 - 1.651 1.137,69 1.045,00 1.060,00 1.362,73 1.650,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.484 1.103,75 1.045,00 1.088,00 1.225,27 1.484,08
Maranhão 1.042 - 1.479 1.098,71 1.041,94 1.048,99 1.221,20 1.479,15
Rondônia 1.058 - 1.610 1.176,65 1.057,83 1.178,00 1.328,86 1.609,56
Sergipe 1.045 - 1.497 1.101,31 1.045,00 1.045,00 1.235,60 1.496,59
Piauí 1.047 - 1.564 1.125,02 1.046,79 1.082,86 1.290,86 1.563,53
Alagoas 1.046 - 1.507 1.103,06 1.046,20 1.047,96 1.244,44 1.507,30
Tocantins 1.044 - 1.736 1.158,81 1.044,41 1.073,39 1.433,61 1.736,44
Acre 1.045 - 1.667 1.146,26 1.045,00 1.077,83 1.376,41 1.667,14
Amapá 1.045 - 1.622 1.126,55 1.045,00 1.045,00 1.339,00 1.621,83
Roraima 1.045 - 1.639 1.125,65 1.045,00 1.045,00 1.353,41 1.639,29


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de clínica médica

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • fechar contas masters;
    • bloquear apartamento;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar senso de organização;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • fornecer serviço de cofre;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • demonstrar iniciativa;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • registrar acompanhantes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • acionar serviço de higienização;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • agir com bom senso;
    • emitir extrato de contas;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar autonomia;
    • conferir documentos com identificação;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • verificar o pedido de internação;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • organizar materiais de trabalho;
    • distribuir malotes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • circular informações internas;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • ouvir com atenção;
    • realizar câmbio de moedas;
    • lançar despesas em contas;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • encerrar a conta no sistema;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar entusiasmo;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • demonstrar eficiência;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • internar o paciente;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • organizar malotes;
    • efetuar acertos em contas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar empatia;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • coordenar equipe;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • imprimir relatórios de controle;
    • transmitir recados e fax;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • atualizar conta;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • planejar o dia seguinte;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • receber pagamentos;
    • demonstrar interesse;
    • verificar cadastro e reserva;
    • anotar telefonemas e recados;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;


    Setores que mais contratam Atendente de clínica médica no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista