Salário para o cargo de Encarregado da recepção
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Encarregado da recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Encarregado da recepção

Um Encarregado da recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado da recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado da recepção

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • lançar despesas em contas;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • transmitir recados e fax;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • fechar contas masters;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • distribuir malotes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • conferir documentos com identificação;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • atualizar conta;
    • realizar câmbio de moedas;
    • encerrar a conta no sistema;
    • verificar cadastro e reserva;
    • efetuar acertos em contas;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • demonstrar autonomia;
    • circular informações internas;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar senso de organização;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • fornecer serviço de cofre;
    • acionar serviço de higienização;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • anotar telefonemas e recados;
    • ouvir com atenção;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar paciência;
    • interagir com os outros departamentos;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • organizar malotes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • registrar acompanhantes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar interesse;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • demonstrar empatia;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • bloquear apartamento;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • internar o paciente;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • agir com bom senso;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • demonstrar eficiência;
    • receber pagamentos;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • verificar o pedido de internação;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • emitir extrato de contas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • demonstrar entusiasmo;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • demonstrar iniciativa;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • coordenar equipe;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;


    Setores que mais contratam Encarregado da recepção no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico