Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Encarregado da recepção
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- propor associação de programas de fidelidade;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar paciência;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- anunciar a chegada do cliente;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar iniciativa;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- fornecer informações meteorológicas;
- conferir idoneidade dos clientes;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar interesse;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar empatia;
- agir com bom senso;
- ouvir com atenção;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- pré-cadastrar o cliente;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar respeito mútuo;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar eficiência;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- organizar malotes;
- receber pagamentos;
- circular informações internas;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar senso de organização;
- distribuir malotes;
- organizar materiais de trabalho;
- coordenar equipe;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- anotar telefonemas e recados;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar autonomia;
- efetuar acertos em contas;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- atender o cliente com informações precisas;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar entusiasmo;
Setores que mais contratam Encarregado da recepção no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas