Salário para o cargo de Guest relations
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Guest relations - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Guest relations

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

Atividades

  • demonstrar autonomia;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • efetuar acertos em contas;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • fechar contas masters;
  • ouvir com atenção;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • circular informações internas;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • realizar câmbio de moedas;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • coordenar equipe;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar senso de organização;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • encerrar a conta no sistema;
  • interagir com os outros departamentos;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • agir com bom senso;
  • fornecer serviço de cofre;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • registrar acompanhantes;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • conferir documentos com identificação;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar empatia;
  • planejar o dia seguinte;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • emitir extrato de contas;
  • imprimir relatórios de controle;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • anotar telefonemas e recados;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • demonstrar interesse;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • transmitir recados e fax;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • lançar despesas em contas;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • atualizar conta;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar pró atividade;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • receber pagamentos;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • bloquear apartamento;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • demonstrar eficiência;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar paciência;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;


Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




Profissões em Destaque: