Salário para o cargo de Guest relations
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Guest relations - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Guest relations

Um Guest relations trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,52 e R$ 3.715,42, com a média salarial de R$ 1.657,08 e o salário mediana em R$ 1.342,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Guest relations

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.657,08 19.885,00 414,27 7,69
1º Quartil 1.099,52 13.194,27 274,88 5,10
Salário Mediana 1.342,00 16.104,00 335,50 6,23
3º Quartil 2.833,53 34.002,41 708,38 13,15
Teto Salarial 3.715,42 44.584,98 928,85 17,24


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.112 - 2.716 1.525,81 1.111,87 1.344,00 2.242,22 2.715,84
Rio de Janeiro - RJ 1.251 - 27.845 6.932,36 1.250,71 1.763,75 22.988,66 27.844,55
Florianópolis - SC 1.343 - 2.267 1.543,88 1.342,67 1.465,35 1.871,86 2.267,26
Porto Seguro - BA 1.115 - 1.997 1.344,92 1.115,46 1.305,99 1.649,08 1.997,42
Gramado - RS 1.278 - 2.662 1.602,72 1.278,27 1.405,94 2.198,13 2.662,44
Curitiba - PR 1.279 - 2.208 1.488,75 1.279,13 1.425,17 1.823,24 2.208,36
Salvador - BA 1.063 - 2.319 1.393,93 1.063,03 1.260,00 1.914,66 2.319,09
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.480 1.531,91 1.103,65 1.479,86 2.047,87 2.480,44
Balneário Camboriú - SC 1.432 - 2.370 1.660,40 1.431,57 1.666,00 1.956,58 2.369,87
Natal - RN 1.046 - 1.802 1.183,34 1.046,20 1.075,18 1.487,91 1.802,20
Brasília - DF 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Armação de Búzios - RJ 1.335 - 2.445 1.563,55 1.335,42 1.378,06 2.018,94 2.445,40
Porto Alegre - RS 1.238 - 2.307 1.502,11 1.238,18 1.487,34 1.904,41 2.306,68
Campinas - SP 1.314 - 2.450 1.575,85 1.314,16 1.487,58 2.022,82 2.450,10
São Sebastiao - SP 1.252 - 1.929 1.395,17 1.252,21 1.335,88 1.592,99 1.929,48
Maceió - AL 1.072 - 2.115 1.361,49 1.072,03 1.352,45 1.746,15 2.114,98
Atibaia - SP 1.263 - 2.117 1.430,94 1.262,58 1.382,26 1.747,41 2.116,52
Foz do Iguaçu - PR 1.405 - 2.674 1.728,18 1.404,65 1.673,10 2.207,57 2.673,87
Fortaleza - CE 1.064 - 2.120 1.300,35 1.063,51 1.171,35 1.750,36 2.120,09
Ilhabela - SP 1.302 - 2.021 1.425,30 1.302,36 1.335,40 1.668,22 2.020,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.172 - 2.476 1.512,24 1.171,68 1.400,00 2.044,53 2.476,39
Minas Gerais 1.076 - 2.003 1.289,47 1.075,71 1.197,80 1.653,92 2.003,28
Rio de Janeiro 1.205 - 14.507 4.043,92 1.204,65 1.458,00 11.977,42 14.507,41
Santa Catarina 1.332 - 2.239 1.535,86 1.331,65 1.455,00 1.848,69 2.239,19
Rio Grande do Sul 1.234 - 2.275 1.454,11 1.233,92 1.319,34 1.877,96 2.274,64
Bahia 1.067 - 2.178 1.343,76 1.067,07 1.260,00 1.798,03 2.177,82
Paraná 1.250 - 2.429 1.521,42 1.249,99 1.400,00 2.005,18 2.428,74
Goiás 1.080 - 1.926 1.265,70 1.079,74 1.160,00 1.590,53 1.926,49
Mato Grosso 1.045 - 1.833 1.211,99 1.045,00 1.100,00 1.513,55 1.833,26
Pernambuco 1.062 - 2.222 1.338,27 1.061,74 1.180,63 1.834,48 2.221,97
Mato Grosso do Sul 1.099 - 1.841 1.246,47 1.098,82 1.171,00 1.519,85 1.840,89
Ceará 1.060 - 6.360 2.169,58 1.059,55 1.160,43 5.250,48 6.359,54
Espírito Santo 1.115 - 2.235 1.378,54 1.114,64 1.217,02 1.845,09 2.234,82
Pará 1.054 - 1.801 1.215,73 1.054,35 1.160,00 1.486,90 1.800,97
Rio Grande do Norte 1.047 - 1.787 1.178,03 1.046,51 1.077,00 1.475,13 1.786,72
Alagoas 1.067 - 2.082 1.329,90 1.067,40 1.273,00 1.718,91 2.081,99
Distrito Federal 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Paraíba 1.031 - 1.732 1.195,83 1.031,42 1.143,36 1.430,24 1.732,35
Amazonas 1.045 - 2.397 1.340,22 1.045,00 1.100,00 1.978,71 2.396,68
Rondônia 1.086 - 1.574 1.163,70 1.086,19 1.131,50 1.299,37 1.573,83
Maranhão 1.047 - 1.814 1.200,82 1.047,07 1.100,00 1.497,43 1.813,73
Tocantins 1.034 - 1.565 1.117,16 1.034,10 1.045,00 1.292,05 1.564,97
Sergipe 1.045 - 1.795 1.220,20 1.045,00 1.183,01 1.481,58 1.794,53
Piauí 1.045 - 11.691 3.207,88 1.045,00 1.055,00 9.652,42 11.691,30
Acre 1.088 - 1.768 1.254,19 1.087,92 1.270,00 1.459,84 1.768,20
Amapá 1.045 - 1.415 1.093,55 1.045,22 1.086,58 1.168,00 1.414,72
Roraima 1.050 - 1.766 1.188,14 1.049,67 1.114,18 1.458,06 1.766,05


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Guest relations

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;

  • Atividades

    • solicitar o serviço de manobrista;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • demonstrar paciência;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • demonstrar iniciativa;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • demonstrar empatia;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • emitir extrato de contas;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • planejar o dia seguinte;
    • fornecer serviço de cofre;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • fechar contas masters;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • efetuar acertos em contas;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • demonstrar interesse;
    • registrar acompanhantes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • conferir documentos com identificação;
    • organizar malotes;
    • demonstrar pró atividade;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • interagir com os outros departamentos;
    • atualizar conta;
    • acionar serviço de higienização;
    • verificar o pedido de internação;
    • ouvir com atenção;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar eficiência;
    • lançar despesas em contas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • internar o paciente;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • receber pagamentos;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • circular informações internas;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • distribuir malotes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • anotar telefonemas e recados;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • encerrar a conta no sistema;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • agir com bom senso;
    • verificar cadastro e reserva;
    • transmitir recados e fax;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • coordenar equipe;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • bloquear apartamento;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • demonstrar autonomia;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;


    Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pensões (alojamento)
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria