Salário para o cargo de Guest relations
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Guest relations - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Guest relations

Um Guest relations trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.183,32 e R$ 3.277,14, com a média salarial de R$ 1.657,08 e o salário mediana em R$ 1.342,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Guest relations

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.657,08 19.885,00 414,27 7,69
1º Quartil 1.183,32 14.199,86 295,83 5,49
Salário Mediana 1.342,00 16.104,00 335,50 6,23
3º Quartil 2.499,29 29.991,48 624,82 11,60
Teto Salarial 3.277,14 39.325,73 819,29 15,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.112 - 2.716 1.525,81 1.111,87 1.344,00 2.242,22 2.715,84
Rio de Janeiro - RJ 1.251 - 27.845 6.932,36 1.250,71 1.763,75 22.988,66 27.844,55
Florianópolis - SC 1.343 - 2.267 1.543,88 1.342,67 1.465,35 1.871,86 2.267,26
Porto Seguro - BA 1.115 - 1.997 1.344,92 1.115,46 1.305,99 1.649,08 1.997,42
Gramado - RS 1.278 - 2.662 1.602,72 1.278,27 1.405,94 2.198,13 2.662,44
Curitiba - PR 1.279 - 2.208 1.488,75 1.279,13 1.425,17 1.823,24 2.208,36
Salvador - BA 1.063 - 2.319 1.393,93 1.063,03 1.260,00 1.914,66 2.319,09
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.480 1.531,91 1.103,65 1.479,86 2.047,87 2.480,44
Balneário Camboriú - SC 1.432 - 2.370 1.660,40 1.431,57 1.666,00 1.956,58 2.369,87
Natal - RN 1.046 - 1.802 1.183,34 1.046,20 1.075,18 1.487,91 1.802,20
Brasília - DF 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Armação de Búzios - RJ 1.335 - 2.445 1.563,55 1.335,42 1.378,06 2.018,94 2.445,40
Porto Alegre - RS 1.238 - 2.307 1.502,11 1.238,18 1.487,34 1.904,41 2.306,68
Campinas - SP 1.314 - 2.450 1.575,85 1.314,16 1.487,58 2.022,82 2.450,10
São Sebastiao - SP 1.252 - 1.929 1.395,17 1.252,21 1.335,88 1.592,99 1.929,48
Maceió - AL 1.072 - 2.115 1.361,49 1.072,03 1.352,45 1.746,15 2.114,98
Atibaia - SP 1.263 - 2.117 1.430,94 1.262,58 1.382,26 1.747,41 2.116,52
Foz do Iguaçu - PR 1.405 - 2.674 1.728,18 1.404,65 1.673,10 2.207,57 2.673,87
Fortaleza - CE 1.064 - 2.120 1.300,35 1.063,51 1.171,35 1.750,36 2.120,09
Ilhabela - SP 1.302 - 2.021 1.425,30 1.302,36 1.335,40 1.668,22 2.020,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.172 - 2.476 1.512,24 1.171,68 1.400,00 2.044,53 2.476,39
Minas Gerais 1.076 - 2.003 1.289,47 1.075,71 1.197,80 1.653,92 2.003,28
Rio de Janeiro 1.205 - 14.507 4.043,92 1.204,65 1.458,00 11.977,42 14.507,41
Santa Catarina 1.332 - 2.239 1.535,86 1.331,65 1.455,00 1.848,69 2.239,19
Rio Grande do Sul 1.234 - 2.275 1.454,11 1.233,92 1.319,34 1.877,96 2.274,64
Bahia 1.067 - 2.178 1.343,76 1.067,07 1.260,00 1.798,03 2.177,82
Paraná 1.250 - 2.429 1.521,42 1.249,99 1.400,00 2.005,18 2.428,74
Goiás 1.080 - 1.926 1.265,70 1.079,74 1.160,00 1.590,53 1.926,49
Mato Grosso 1.045 - 1.833 1.211,99 1.045,00 1.100,00 1.513,55 1.833,26
Pernambuco 1.062 - 2.222 1.338,27 1.061,74 1.180,63 1.834,48 2.221,97
Mato Grosso do Sul 1.099 - 1.841 1.246,47 1.098,82 1.171,00 1.519,85 1.840,89
Ceará 1.060 - 6.360 2.169,58 1.059,55 1.160,43 5.250,48 6.359,54
Espírito Santo 1.115 - 2.235 1.378,54 1.114,64 1.217,02 1.845,09 2.234,82
Pará 1.054 - 1.801 1.215,73 1.054,35 1.160,00 1.486,90 1.800,97
Rio Grande do Norte 1.047 - 1.787 1.178,03 1.046,51 1.077,00 1.475,13 1.786,72
Alagoas 1.067 - 2.082 1.329,90 1.067,40 1.273,00 1.718,91 2.081,99
Distrito Federal 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Paraíba 1.031 - 1.732 1.195,83 1.031,42 1.143,36 1.430,24 1.732,35
Amazonas 1.045 - 2.397 1.340,22 1.045,00 1.100,00 1.978,71 2.396,68
Rondônia 1.086 - 1.574 1.163,70 1.086,19 1.131,50 1.299,37 1.573,83
Maranhão 1.047 - 1.814 1.200,82 1.047,07 1.100,00 1.497,43 1.813,73
Tocantins 1.034 - 1.565 1.117,16 1.034,10 1.045,00 1.292,05 1.564,97
Sergipe 1.045 - 1.795 1.220,20 1.045,00 1.183,01 1.481,58 1.794,53
Piauí 1.045 - 11.691 3.207,88 1.045,00 1.055,00 9.652,42 11.691,30
Acre 1.088 - 1.768 1.254,19 1.087,92 1.270,00 1.459,84 1.768,20
Amapá 1.045 - 1.415 1.093,55 1.045,22 1.086,58 1.168,00 1.414,72
Roraima 1.050 - 1.766 1.188,14 1.049,67 1.114,18 1.458,06 1.766,05


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Guest relations

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • encerrar a conta no sistema;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • anotar telefonemas e recados;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • demonstrar eficiência;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • efetuar acertos em contas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar empatia;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • verificar cadastro e reserva;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • planejar o dia seguinte;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • atualizar conta;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • demonstrar autonomia;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • fechar contas masters;
    • demonstrar paciência;
    • lançar despesas em contas;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • transmitir recados e fax;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • realizar câmbio de moedas;
    • distribuir malotes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • registrar acompanhantes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • bloquear apartamento;
    • organizar malotes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • verificar o pedido de internação;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • ouvir com atenção;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • receber pagamentos;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • pré-cadastrar o cliente;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • emitir extrato de contas;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • demonstrar interesse;
    • internar o paciente;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • agir com bom senso;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • demonstrar senso de organização;
    • coordenar equipe;
    • demonstrar pró atividade;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar entusiasmo;
    • fornecer serviço de cofre;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • conferir documentos com identificação;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • circular informações internas;
    • imprimir relatórios de controle;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;


    Setores que mais contratam Guest relations no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pensões (alojamento)
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista