Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista secretária
- Atendente de consultório médico
- Guest relations
- Recepcionista caixa
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista telefonista
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de crediário
- Atendente de seguro saúde
- Encarregado da recepção
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de banco
Recepcionistas devem:
- planejar o cotidiano;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
Atividades
- conferir idoneidade dos clientes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar interesse;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- acolher o cliente e passageiro;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar entusiasmo;
- agir com bom senso;
- coordenar equipe;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- circular informações internas;
- demonstrar iniciativa;
- organizar malotes;
- anunciar a chegada do cliente;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- conferir documentos com identificação;
- distribuir malotes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar empatia;
- demonstrar paciência;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- demonstrar senso de organização;
- atender o cliente com informações precisas;
- fornecer serviço de cofre;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar espírito de equipe;
- verificar cadastro e reserva;
- emitir extrato de contas;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- anotar telefonemas e recados;
- ouvir com atenção;
- demonstrar pró atividade;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- interagir com os outros departamentos;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar respeito mútuo;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- planejar o dia seguinte;
- identificar o espaço físico da empresa;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- transmitir recados e fax;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar autonomia;
Setores que mais contratam Recepcionista de banco no mercado de trabalho
- Seleção e agenciamento de mão-de-obra
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Hotéis
- Cooperativas de crédito mútuo
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Transporte rodoviário de carga
- Bancos múltiplos, com carteira comercial