Salário para o cargo de Recepcionista de banco
CBO 4221-25 > Recepcionistas

Recepcionista de banco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de banco

Um Recepcionista de banco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.221,64 e R$ 4.354,17, com a média salarial de R$ 2.576,60 e o salário mediana em R$ 3.017,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de banco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.576,60 30.919,23 644,15 11,77
1º Quartil 1.221,64 14.659,67 305,41 5,58
Salário Mediana 3.017,35 36.208,20 754,34 13,78
3º Quartil 3.320,68 39.848,10 830,17 15,17
Teto Salarial 4.354,17 52.250,03 1.088,54 19,89


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.848 - 4.126 3.072,41 2.848,29 3.017,35 3.406,76 4.126,37
Lucélia - SP 1.280 - 1.686 1.344,04 1.279,77 1.354,69 1.391,71 1.685,68
Fortaleza - CE 1.065 - 1.473 1.117,35 1.064,51 1.074,26 1.216,50 1.473,46
Rio Branco - AC 1.097 - 1.351 1.107,57 1.097,13 1.104,00 1.115,04 1.350,57
Brasília - DF 1.045 - 3.987 1.625,27 1.045,00 1.128,60 3.291,45 3.986,71
Rio de Janeiro - RJ 1.175 - 2.680 1.466,23 1.175,43 1.234,57 2.212,47 2.679,81
Santo André - SP 1.183 - 1.815 1.379,38 1.182,95 1.448,00 1.498,43 1.814,94
Belo Horizonte - MG 1.185 - 2.245 1.492,81 1.184,54 1.487,85 1.853,47 2.244,98
Irati - PR 1.120 - 1.390 1.137,93 1.119,68 1.148,00 1.148,00 1.390,49
Porto Velho - RO 1.249 - 1.608 1.273,34 1.248,60 1.250,06 1.327,99 1.608,50
Assis Chateaubriand - PR 1.073 - 1.761 1.264,67 1.072,50 1.314,30 1.453,61 1.760,65
Goiânia - GO 1.102 - 1.685 1.160,43 1.101,55 1.101,55 1.391,24 1.685,11
Guaraciaba do Norte - CE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Cuiabá - MT 1.400 - 2.603 1.740,98 1.400,00 1.886,03 2.148,75 2.602,63
Bauru - SP 1.122 - 1.776 1.304,05 1.122,00 1.207,00 1.466,44 1.776,20
Três Marias - MG 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Luís Gomes - RN 1.045 - 1.332 1.072,50 1.045,00 1.072,50 1.100,00 1.332,35
Recife - PE 1.088 - 1.327 1.089,70 1.088,19 1.088,19 1.095,76 1.327,22
Osasco - SP 1.411 - 2.397 1.543,20 1.411,00 1.457,50 1.979,00 2.397,02
Anastácio - MS 1.045 - 1.332 1.067,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.892 - 4.057 2.819,36 1.891,82 3.017,35 3.349,86 4.057,45
Ceará 1.055 - 1.465 1.111,50 1.054,75 1.074,26 1.209,62 1.465,12
Acre 1.097 - 1.351 1.107,57 1.097,13 1.104,00 1.115,04 1.350,57
Distrito Federal 1.045 - 3.987 1.625,27 1.045,00 1.128,60 3.291,45 3.986,71
Rio de Janeiro 1.182 - 2.444 1.430,65 1.181,58 1.284,00 2.017,84 2.444,06
Minas Gerais 1.045 - 2.065 1.319,72 1.045,00 1.272,18 1.704,93 2.065,06
Paraná 1.103 - 1.656 1.199,77 1.102,76 1.148,00 1.367,18 1.655,96
Rondônia 1.231 - 1.608 1.267,55 1.231,28 1.250,06 1.327,99 1.608,50
Goiás 1.102 - 1.685 1.160,43 1.101,55 1.101,55 1.391,24 1.685,11
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.997 1.294,72 1.045,00 1.100,00 1.649,04 1.997,37
Pernambuco 1.049 - 1.841 1.170,35 1.049,32 1.088,19 1.520,23 1.841,35
Espírito Santo 1.144 - 1.515 1.187,31 1.143,93 1.175,16 1.250,67 1.514,84
Mato Grosso 1.223 - 2.444 1.653,98 1.222,50 1.733,02 2.017,39 2.443,52
Rio Grande do Sul 1.278 - 2.781 1.796,29 1.277,93 1.865,05 2.296,25 2.781,29
Santa Catarina 1.227 - 1.694 1.323,13 1.227,00 1.358,00 1.398,50 1.693,91
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.332 1.068,86 1.045,00 1.047,00 1.100,00 1.332,35
Maranhão 1.045 - 2.531 1.247,54 1.045,00 1.098,63 2.090,00 2.531,47


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de banco

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;

  • Atividades

    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • distribuir malotes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • internar o paciente;
    • anotar telefonemas e recados;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • receber pagamentos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • encerrar a conta no sistema;
    • demonstrar entusiasmo;
    • organizar materiais de trabalho;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • demonstrar paciência;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • agir com bom senso;
    • atualizar conta;
    • demonstrar senso de organização;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • acionar serviço de higienização;
    • conferir documentos com identificação;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • transmitir recados e fax;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar empatia;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • circular informações internas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • bloquear apartamento;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • efetuar acertos em contas;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar eficiência;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • demonstrar autonomia;
    • registrar acompanhantes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • emitir extrato de contas;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • lançar despesas em contas;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • fornecer serviço de cofre;
    • ouvir com atenção;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • demonstrar iniciativa;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • fechar contas masters;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • organizar malotes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • interagir com os outros departamentos;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • verificar o pedido de internação;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • verificar cadastro e reserva;
    • planejar o dia seguinte;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • demonstrar interesse;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • coordenar equipe;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • realizar câmbio de moedas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;


    Setores que mais contratam Recepcionista de banco no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de condicionamento físico
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de fisioterapia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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