Salário para o cargo de Recepcionista caixa
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista caixa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista caixa

Um Recepcionista caixa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.183,32 e R$ 3.277,14, com a média salarial de R$ 1.657,08 e o salário mediana em R$ 1.342,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista caixa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.657,08 19.885,00 414,27 7,69
1º Quartil 1.183,32 14.199,86 295,83 5,49
Salário Mediana 1.342,00 16.104,00 335,50 6,23
3º Quartil 2.499,29 29.991,48 624,82 11,60
Teto Salarial 3.277,14 39.325,73 819,29 15,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.112 - 2.716 1.525,81 1.111,87 1.344,00 2.242,22 2.715,84
Rio de Janeiro - RJ 1.251 - 27.845 6.932,36 1.250,71 1.763,75 22.988,66 27.844,55
Florianópolis - SC 1.343 - 2.267 1.543,88 1.342,67 1.465,35 1.871,86 2.267,26
Porto Seguro - BA 1.115 - 1.997 1.344,92 1.115,46 1.305,99 1.649,08 1.997,42
Gramado - RS 1.278 - 2.662 1.602,72 1.278,27 1.405,94 2.198,13 2.662,44
Curitiba - PR 1.279 - 2.208 1.488,75 1.279,13 1.425,17 1.823,24 2.208,36
Salvador - BA 1.063 - 2.319 1.393,93 1.063,03 1.260,00 1.914,66 2.319,09
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.480 1.531,91 1.103,65 1.479,86 2.047,87 2.480,44
Balneário Camboriú - SC 1.432 - 2.370 1.660,40 1.431,57 1.666,00 1.956,58 2.369,87
Natal - RN 1.046 - 1.802 1.183,34 1.046,20 1.075,18 1.487,91 1.802,20
Brasília - DF 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Armação de Búzios - RJ 1.335 - 2.445 1.563,55 1.335,42 1.378,06 2.018,94 2.445,40
Porto Alegre - RS 1.238 - 2.307 1.502,11 1.238,18 1.487,34 1.904,41 2.306,68
Campinas - SP 1.314 - 2.450 1.575,85 1.314,16 1.487,58 2.022,82 2.450,10
São Sebastiao - SP 1.252 - 1.929 1.395,17 1.252,21 1.335,88 1.592,99 1.929,48
Maceió - AL 1.072 - 2.115 1.361,49 1.072,03 1.352,45 1.746,15 2.114,98
Atibaia - SP 1.263 - 2.117 1.430,94 1.262,58 1.382,26 1.747,41 2.116,52
Foz do Iguaçu - PR 1.405 - 2.674 1.728,18 1.404,65 1.673,10 2.207,57 2.673,87
Fortaleza - CE 1.064 - 2.120 1.300,35 1.063,51 1.171,35 1.750,36 2.120,09
Ilhabela - SP 1.302 - 2.021 1.425,30 1.302,36 1.335,40 1.668,22 2.020,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.172 - 2.476 1.512,24 1.171,68 1.400,00 2.044,53 2.476,39
Minas Gerais 1.076 - 2.003 1.289,47 1.075,71 1.197,80 1.653,92 2.003,28
Rio de Janeiro 1.205 - 14.507 4.043,92 1.204,65 1.458,00 11.977,42 14.507,41
Santa Catarina 1.332 - 2.239 1.535,86 1.331,65 1.455,00 1.848,69 2.239,19
Rio Grande do Sul 1.234 - 2.275 1.454,11 1.233,92 1.319,34 1.877,96 2.274,64
Bahia 1.067 - 2.178 1.343,76 1.067,07 1.260,00 1.798,03 2.177,82
Paraná 1.250 - 2.429 1.521,42 1.249,99 1.400,00 2.005,18 2.428,74
Goiás 1.080 - 1.926 1.265,70 1.079,74 1.160,00 1.590,53 1.926,49
Mato Grosso 1.045 - 1.833 1.211,99 1.045,00 1.100,00 1.513,55 1.833,26
Pernambuco 1.062 - 2.222 1.338,27 1.061,74 1.180,63 1.834,48 2.221,97
Mato Grosso do Sul 1.099 - 1.841 1.246,47 1.098,82 1.171,00 1.519,85 1.840,89
Ceará 1.060 - 6.360 2.169,58 1.059,55 1.160,43 5.250,48 6.359,54
Espírito Santo 1.115 - 2.235 1.378,54 1.114,64 1.217,02 1.845,09 2.234,82
Pará 1.054 - 1.801 1.215,73 1.054,35 1.160,00 1.486,90 1.800,97
Rio Grande do Norte 1.047 - 1.787 1.178,03 1.046,51 1.077,00 1.475,13 1.786,72
Alagoas 1.067 - 2.082 1.329,90 1.067,40 1.273,00 1.718,91 2.081,99
Distrito Federal 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Paraíba 1.031 - 1.732 1.195,83 1.031,42 1.143,36 1.430,24 1.732,35
Amazonas 1.045 - 2.397 1.340,22 1.045,00 1.100,00 1.978,71 2.396,68
Rondônia 1.086 - 1.574 1.163,70 1.086,19 1.131,50 1.299,37 1.573,83
Maranhão 1.047 - 1.814 1.200,82 1.047,07 1.100,00 1.497,43 1.813,73
Tocantins 1.034 - 1.565 1.117,16 1.034,10 1.045,00 1.292,05 1.564,97
Sergipe 1.045 - 1.795 1.220,20 1.045,00 1.183,01 1.481,58 1.794,53
Piauí 1.045 - 11.691 3.207,88 1.045,00 1.055,00 9.652,42 11.691,30
Acre 1.088 - 1.768 1.254,19 1.087,92 1.270,00 1.459,84 1.768,20
Amapá 1.045 - 1.415 1.093,55 1.045,22 1.086,58 1.168,00 1.414,72
Roraima 1.050 - 1.766 1.188,14 1.049,67 1.114,18 1.458,06 1.766,05


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista caixa

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • emitir extrato de contas;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • efetuar acertos em contas;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • fornecer serviço de cofre;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • planejar o dia seguinte;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • registrar acompanhantes;
    • coordenar equipe;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar eficiência;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • conferir documentos com identificação;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar interesse;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • transmitir recados e fax;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • acionar serviço de higienização;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • fechar contas masters;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar pró atividade;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • receber pagamentos;
    • distribuir malotes;
    • lançar despesas em contas;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • demonstrar autonomia;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • demonstrar paciência;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • ouvir com atenção;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • verificar cadastro e reserva;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • encerrar a conta no sistema;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • interagir com os outros departamentos;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • verificar o pedido de internação;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • internar o paciente;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • demonstrar empatia;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • organizar malotes;
    • demonstrar iniciativa;
    • atualizar conta;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • bloquear apartamento;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • imprimir relatórios de controle;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar senso de organização;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar entusiasmo;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • anotar telefonemas e recados;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • circular informações internas;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • agir com bom senso;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;


    Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pensões (alojamento)
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: