Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Atendente de seguro saúde
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista
- Recepcionista de crediário
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de banco
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista secretária
- Agente de tráfego
- Guest relations
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista caixa
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- demonstrar respeito mútuo;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- demonstrar iniciativa;
- transmitir recados e fax;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- registrar acompanhantes;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- atualizar conta;
- acolher o cliente e passageiro;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- demonstrar senso de organização;
- oferecer transporte ao cliente;
- bloquear apartamento;
- distribuir malotes;
- demonstrar autonomia;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- conferir documentos com identificação;
- fornecer informações meteorológicas;
- lançar despesas em contas;
- anotar telefonemas e recados;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar interesse;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- efetuar acertos em contas;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- anunciar a chegada do cliente;
- atender o cliente com informações precisas;
- verificar cadastro e reserva;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar entusiasmo;
- emitir extrato de contas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- ouvir com atenção;
- fechar contas masters;
- preparar o ´mise-en-place´;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- demonstrar espírito de equipe;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- planejar o dia seguinte;
- encerrar a conta no sistema;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- emitir notas fiscais e recibos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- demonstrar empatia;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- identificar o espaço físico da empresa;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- receber pagamentos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar pró atividade;
- imprimir relatórios de controle;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- organizar materiais de trabalho;
- agir com bom senso;
- propor associação de programas de fidelidade;
- circular informações internas;
- fornecer serviço de cofre;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar paciência;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- coordenar equipe;
- efetuar cobrança ´no show´;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- solicitar o serviço de manobrista;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- realizar câmbio de moedas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial