Salário para o cargo de Recepcionista caixa
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista caixa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista caixa

Um Recepcionista caixa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,52 e R$ 3.715,42, com a média salarial de R$ 1.657,08 e o salário mediana em R$ 1.342,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista caixa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.657,08 19.885,00 414,27 7,69
1º Quartil 1.099,52 13.194,27 274,88 5,10
Salário Mediana 1.342,00 16.104,00 335,50 6,23
3º Quartil 2.833,53 34.002,41 708,38 13,15
Teto Salarial 3.715,42 44.584,98 928,85 17,24


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.112 - 2.716 1.525,81 1.111,87 1.344,00 2.242,22 2.715,84
Rio de Janeiro - RJ 1.251 - 27.845 6.932,36 1.250,71 1.763,75 22.988,66 27.844,55
Florianópolis - SC 1.343 - 2.267 1.543,88 1.342,67 1.465,35 1.871,86 2.267,26
Porto Seguro - BA 1.115 - 1.997 1.344,92 1.115,46 1.305,99 1.649,08 1.997,42
Gramado - RS 1.278 - 2.662 1.602,72 1.278,27 1.405,94 2.198,13 2.662,44
Curitiba - PR 1.279 - 2.208 1.488,75 1.279,13 1.425,17 1.823,24 2.208,36
Salvador - BA 1.063 - 2.319 1.393,93 1.063,03 1.260,00 1.914,66 2.319,09
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.480 1.531,91 1.103,65 1.479,86 2.047,87 2.480,44
Balneário Camboriú - SC 1.432 - 2.370 1.660,40 1.431,57 1.666,00 1.956,58 2.369,87
Natal - RN 1.046 - 1.802 1.183,34 1.046,20 1.075,18 1.487,91 1.802,20
Brasília - DF 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Armação de Búzios - RJ 1.335 - 2.445 1.563,55 1.335,42 1.378,06 2.018,94 2.445,40
Porto Alegre - RS 1.238 - 2.307 1.502,11 1.238,18 1.487,34 1.904,41 2.306,68
Campinas - SP 1.314 - 2.450 1.575,85 1.314,16 1.487,58 2.022,82 2.450,10
São Sebastiao - SP 1.252 - 1.929 1.395,17 1.252,21 1.335,88 1.592,99 1.929,48
Maceió - AL 1.072 - 2.115 1.361,49 1.072,03 1.352,45 1.746,15 2.114,98
Atibaia - SP 1.263 - 2.117 1.430,94 1.262,58 1.382,26 1.747,41 2.116,52
Foz do Iguaçu - PR 1.405 - 2.674 1.728,18 1.404,65 1.673,10 2.207,57 2.673,87
Fortaleza - CE 1.064 - 2.120 1.300,35 1.063,51 1.171,35 1.750,36 2.120,09
Ilhabela - SP 1.302 - 2.021 1.425,30 1.302,36 1.335,40 1.668,22 2.020,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.172 - 2.476 1.512,24 1.171,68 1.400,00 2.044,53 2.476,39
Minas Gerais 1.076 - 2.003 1.289,47 1.075,71 1.197,80 1.653,92 2.003,28
Rio de Janeiro 1.205 - 14.507 4.043,92 1.204,65 1.458,00 11.977,42 14.507,41
Santa Catarina 1.332 - 2.239 1.535,86 1.331,65 1.455,00 1.848,69 2.239,19
Rio Grande do Sul 1.234 - 2.275 1.454,11 1.233,92 1.319,34 1.877,96 2.274,64
Bahia 1.067 - 2.178 1.343,76 1.067,07 1.260,00 1.798,03 2.177,82
Paraná 1.250 - 2.429 1.521,42 1.249,99 1.400,00 2.005,18 2.428,74
Goiás 1.080 - 1.926 1.265,70 1.079,74 1.160,00 1.590,53 1.926,49
Mato Grosso 1.045 - 1.833 1.211,99 1.045,00 1.100,00 1.513,55 1.833,26
Pernambuco 1.062 - 2.222 1.338,27 1.061,74 1.180,63 1.834,48 2.221,97
Mato Grosso do Sul 1.099 - 1.841 1.246,47 1.098,82 1.171,00 1.519,85 1.840,89
Ceará 1.060 - 6.360 2.169,58 1.059,55 1.160,43 5.250,48 6.359,54
Espírito Santo 1.115 - 2.235 1.378,54 1.114,64 1.217,02 1.845,09 2.234,82
Pará 1.054 - 1.801 1.215,73 1.054,35 1.160,00 1.486,90 1.800,97
Rio Grande do Norte 1.047 - 1.787 1.178,03 1.046,51 1.077,00 1.475,13 1.786,72
Alagoas 1.067 - 2.082 1.329,90 1.067,40 1.273,00 1.718,91 2.081,99
Distrito Federal 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Paraíba 1.031 - 1.732 1.195,83 1.031,42 1.143,36 1.430,24 1.732,35
Amazonas 1.045 - 2.397 1.340,22 1.045,00 1.100,00 1.978,71 2.396,68
Rondônia 1.086 - 1.574 1.163,70 1.086,19 1.131,50 1.299,37 1.573,83
Maranhão 1.047 - 1.814 1.200,82 1.047,07 1.100,00 1.497,43 1.813,73
Tocantins 1.034 - 1.565 1.117,16 1.034,10 1.045,00 1.292,05 1.564,97
Sergipe 1.045 - 1.795 1.220,20 1.045,00 1.183,01 1.481,58 1.794,53
Piauí 1.045 - 11.691 3.207,88 1.045,00 1.055,00 9.652,42 11.691,30
Acre 1.088 - 1.768 1.254,19 1.087,92 1.270,00 1.459,84 1.768,20
Amapá 1.045 - 1.415 1.093,55 1.045,22 1.086,58 1.168,00 1.414,72
Roraima 1.050 - 1.766 1.188,14 1.049,67 1.114,18 1.458,06 1.766,05


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista caixa

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • verificar o pedido de internação;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • agir com bom senso;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • distribuir malotes;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • ouvir com atenção;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • efetuar acertos em contas;
    • conferir documentos com identificação;
    • demonstrar paciência;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • registrar acompanhantes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • lançar despesas em contas;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • demonstrar iniciativa;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • interagir com os outros departamentos;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • anunciar a chegada do cliente;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • coordenar equipe;
    • encerrar a conta no sistema;
    • circular informações internas;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • receber pagamentos;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • demonstrar interesse;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar autonomia;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • planejar o dia seguinte;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • organizar malotes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • emitir extrato de contas;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • internar o paciente;
    • verificar cadastro e reserva;
    • demonstrar entusiasmo;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • fornecer serviço de cofre;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar senso de organização;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • bloquear apartamento;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • transmitir recados e fax;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • demonstrar eficiência;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • atualizar conta;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • organizar materiais de trabalho;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • fechar contas masters;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • acionar serviço de higienização;
    • fornecer informações meteorológicas;


    Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pensões (alojamento)
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: