Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de seguro saúde
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista atendente
- Atendente de clínica veterinária
- Concierge
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de hospital
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de seguro saúde
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- demonstrar eficiência;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar pró atividade;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar paciência;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar empatia;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- demonstrar entusiasmo;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- coordenar equipe;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- atender o cliente com informações precisas;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- anunciar a chegada do cliente;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- organizar materiais de trabalho;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- circular informações internas;
- demonstrar senso de organização;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- interagir com os outros departamentos;
- ouvir com atenção;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar autonomia;
- anotar telefonemas e recados;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar interesse;
- demonstrar iniciativa;
- distribuir malotes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- agir com bom senso;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
Setores que mais contratam Atendente de seguro saúde no mercado de trabalho
- Planos de saúde
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços de quimioterapia
- Serviços de diagnóstico por métodos ópticos - endoscopia e outros exames análogos
- Atividades funerárias e serviços relacionados
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Atividades de condicionamento físico
- Laboratórios de anatomia patológica e citológica
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Hotéis