Salário para o cargo de Atendente de seguro saúde
CBO 4221-15 > Recepcionistas

Atendente de seguro saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de seguro saúde

Um Atendente de seguro saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.241,15 e R$ 2.302,17, com a média salarial de R$ 1.438,06 e o salário mediana em R$ 1.382,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de seguro saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.438,06 17.256,72 359,51 7,13
1º Quartil 1.241,15 14.893,83 310,29 6,16
Salário Mediana 1.382,00 16.584,00 345,50 6,86
3º Quartil 1.755,74 21.068,84 438,93 8,71
Teto Salarial 2.302,17 27.626,09 575,54 11,42


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.155 - 2.347 1.498,96 1.155,11 1.382,00 1.937,69 2.346,98
Recife - PE 1.156 - 1.619 1.268,14 1.155,75 1.294,20 1.336,34 1.618,62
Sorocaba - SP 1.369 - 1.743 1.406,30 1.369,40 1.401,00 1.439,00 1.742,96
Votorantim - SP 1.392 - 1.714 1.402,33 1.392,47 1.401,00 1.415,00 1.713,89
Volta Redonda - RJ 1.179 - 1.911 1.367,08 1.179,39 1.387,50 1.578,05 1.911,38
Várzea Grande - MT 1.201 - 1.536 1.248,75 1.201,02 1.268,39 1.268,40 1.536,33
Teresina - PI 1.461 - 3.495 2.421,32 1.461,25 2.705,29 2.885,18 3.494,62
Bauru - SP 1.070 - 1.877 1.209,72 1.070,15 1.107,00 1.549,81 1.877,18
Santos - SP 1.339 - 2.100 1.456,62 1.339,29 1.382,00 1.733,86 2.100,10
Rio de Janeiro - RJ 1.249 - 2.083 1.424,84 1.248,70 1.375,01 1.720,06 2.083,39
Niterói - RJ 1.274 - 1.937 1.410,14 1.274,46 1.388,76 1.599,25 1.937,06
Uberlândia - MG 1.351 - 2.228 1.514,78 1.350,53 1.410,60 1.839,40 2.227,94
Angra dos Reis - RJ 1.359 - 1.965 1.424,56 1.358,54 1.366,04 1.622,25 1.964,91
Guarulhos - SP 1.208 - 1.751 1.311,59 1.208,18 1.300,00 1.445,90 1.751,31
Ribeirão Preto - SP 1.214 - 2.344 1.537,38 1.213,66 1.265,55 1.935,00 2.343,73
Tatuí - SP 1.276 - 2.053 1.516,32 1.275,59 1.547,08 1.695,04 2.053,09
Brasília - DF 1.101 - 2.788 1.515,33 1.101,05 1.258,67 2.301,75 2.787,95
Belo Horizonte - MG 1.139 - 2.341 1.390,93 1.139,00 1.300,00 1.932,86 2.341,14
Itupeva - SP 1.200 - 1.817 1.358,34 1.200,00 1.326,00 1.500,00 1.816,85
Jau - SP 1.464 - 2.214 1.674,13 1.463,50 1.733,50 1.828,00 2.214,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 2.236 1.457,33 1.179,77 1.401,00 1.846,05 2.235,99
Rio de Janeiro 1.210 - 2.038 1.411,41 1.209,70 1.387,50 1.682,52 2.037,92
Pernambuco 1.114 - 1.612 1.249,72 1.113,80 1.294,20 1.330,73 1.611,81
Minas Gerais 1.123 - 2.072 1.359,02 1.122,79 1.315,02 1.710,60 2.071,93
Mato Grosso 1.197 - 1.641 1.269,92 1.197,05 1.268,39 1.354,61 1.640,74
Paraná 1.194 - 1.949 1.368,92 1.194,39 1.348,00 1.609,34 1.949,28
Piauí 1.461 - 3.495 2.421,32 1.461,25 2.705,29 2.885,18 3.494,62
Bahia 1.108 - 2.111 1.297,03 1.108,46 1.171,00 1.743,11 2.111,30
Distrito Federal 1.101 - 2.788 1.515,33 1.101,05 1.258,67 2.301,75 2.787,95
Paraíba 1.257 - 1.710 1.328,71 1.257,40 1.331,60 1.411,49 1.709,64
Pará 1.073 - 1.427 1.116,35 1.072,50 1.100,00 1.178,04 1.426,88
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.429 1.110,63 1.045,00 1.130,00 1.180,00 1.429,25
Santa Catarina 1.229 - 2.145 1.521,11 1.229,01 1.543,00 1.771,00 2.145,09
Espírito Santo 1.617 - 2.275 1.733,66 1.617,05 1.650,00 1.878,15 2.274,87
Goiás 1.045 - 1.899 1.326,52 1.045,00 1.352,37 1.567,43 1.898,52
Rio Grande do Sul 1.287 - 3.006 1.687,27 1.286,70 1.344,19 2.481,63 3.005,82


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de seguro saúde

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • agendar serviços;

  • Atividades

    • demonstrar interesse;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • registrar acompanhantes;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • demonstrar paciência;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • interagir com os outros departamentos;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • bloquear apartamento;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • fornecer serviço de cofre;
    • distribuir malotes;
    • demonstrar eficiência;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • verificar o pedido de internação;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • ouvir com atenção;
    • fechar contas masters;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • verificar cadastro e reserva;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • acionar serviço de higienização;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • organizar materiais de trabalho;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • agir com bom senso;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar autonomia;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • organizar malotes;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • conferir documentos com identificação;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • efetuar acertos em contas;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • demonstrar empatia;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • receber pagamentos;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • lançar despesas em contas;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • coordenar equipe;
    • demonstrar senso de organização;
    • internar o paciente;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • circular informações internas;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • atualizar conta;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • anotar telefonemas e recados;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • transmitir recados e fax;
    • demonstrar iniciativa;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • encerrar a conta no sistema;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • realizar câmbio de moedas;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • demonstrar pró atividade;


    Setores que mais contratam Atendente de seguro saúde no mercado de trabalho

    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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