Salário para o cargo de Recepcionista de seguro saúde
CBO 4221-15 > Recepcionistas

Recepcionista de seguro saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de seguro saúde

Um Recepcionista de seguro saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.241,15 e R$ 2.302,17, com a média salarial de R$ 1.438,06 e o salário mediana em R$ 1.382,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de seguro saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.438,06 17.256,72 359,51 7,13
1º Quartil 1.241,15 14.893,83 310,29 6,16
Salário Mediana 1.382,00 16.584,00 345,50 6,86
3º Quartil 1.755,74 21.068,84 438,93 8,71
Teto Salarial 2.302,17 27.626,09 575,54 11,42


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.155 - 2.347 1.498,96 1.155,11 1.382,00 1.937,69 2.346,98
Recife - PE 1.156 - 1.619 1.268,14 1.155,75 1.294,20 1.336,34 1.618,62
Sorocaba - SP 1.369 - 1.743 1.406,30 1.369,40 1.401,00 1.439,00 1.742,96
Votorantim - SP 1.392 - 1.714 1.402,33 1.392,47 1.401,00 1.415,00 1.713,89
Volta Redonda - RJ 1.179 - 1.911 1.367,08 1.179,39 1.387,50 1.578,05 1.911,38
Várzea Grande - MT 1.201 - 1.536 1.248,75 1.201,02 1.268,39 1.268,40 1.536,33
Teresina - PI 1.461 - 3.495 2.421,32 1.461,25 2.705,29 2.885,18 3.494,62
Bauru - SP 1.070 - 1.877 1.209,72 1.070,15 1.107,00 1.549,81 1.877,18
Santos - SP 1.339 - 2.100 1.456,62 1.339,29 1.382,00 1.733,86 2.100,10
Rio de Janeiro - RJ 1.249 - 2.083 1.424,84 1.248,70 1.375,01 1.720,06 2.083,39
Niterói - RJ 1.274 - 1.937 1.410,14 1.274,46 1.388,76 1.599,25 1.937,06
Uberlândia - MG 1.351 - 2.228 1.514,78 1.350,53 1.410,60 1.839,40 2.227,94
Angra dos Reis - RJ 1.359 - 1.965 1.424,56 1.358,54 1.366,04 1.622,25 1.964,91
Guarulhos - SP 1.208 - 1.751 1.311,59 1.208,18 1.300,00 1.445,90 1.751,31
Ribeirão Preto - SP 1.214 - 2.344 1.537,38 1.213,66 1.265,55 1.935,00 2.343,73
Tatuí - SP 1.276 - 2.053 1.516,32 1.275,59 1.547,08 1.695,04 2.053,09
Brasília - DF 1.101 - 2.788 1.515,33 1.101,05 1.258,67 2.301,75 2.787,95
Belo Horizonte - MG 1.139 - 2.341 1.390,93 1.139,00 1.300,00 1.932,86 2.341,14
Itupeva - SP 1.200 - 1.817 1.358,34 1.200,00 1.326,00 1.500,00 1.816,85
Varginha - MG 1.160 - 1.452 1.169,67 1.160,00 1.160,00 1.198,67 1.451,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 2.236 1.457,33 1.179,77 1.401,00 1.846,05 2.235,99
Rio de Janeiro 1.210 - 2.038 1.411,41 1.209,70 1.387,50 1.682,52 2.037,92
Pernambuco 1.114 - 1.612 1.249,72 1.113,80 1.294,20 1.330,73 1.611,81
Minas Gerais 1.123 - 2.072 1.359,02 1.122,79 1.315,02 1.710,60 2.071,93
Mato Grosso 1.197 - 1.641 1.269,92 1.197,05 1.268,39 1.354,61 1.640,74
Paraná 1.194 - 1.949 1.368,92 1.194,39 1.348,00 1.609,34 1.949,28
Piauí 1.461 - 3.495 2.421,32 1.461,25 2.705,29 2.885,18 3.494,62
Bahia 1.108 - 2.111 1.297,03 1.108,46 1.171,00 1.743,11 2.111,30
Distrito Federal 1.101 - 2.788 1.515,33 1.101,05 1.258,67 2.301,75 2.787,95
Paraíba 1.257 - 1.710 1.328,71 1.257,40 1.331,60 1.411,49 1.709,64
Pará 1.073 - 1.427 1.116,35 1.072,50 1.100,00 1.178,04 1.426,88
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.429 1.110,63 1.045,00 1.130,00 1.180,00 1.429,25
Santa Catarina 1.229 - 2.145 1.521,11 1.229,01 1.543,00 1.771,00 2.145,09
Espírito Santo 1.617 - 2.275 1.733,66 1.617,05 1.650,00 1.878,15 2.274,87
Goiás 1.045 - 1.899 1.326,52 1.045,00 1.352,37 1.567,43 1.898,52
Rio Grande do Sul 1.287 - 3.006 1.687,27 1.286,70 1.344,19 2.481,63 3.005,82


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de seguro saúde

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;

  • Atividades

    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • imprimir relatórios de controle;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • demonstrar interesse;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • planejar o dia seguinte;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • encerrar a conta no sistema;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • conferir documentos com identificação;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • verificar o pedido de internação;
    • organizar malotes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • realizar câmbio de moedas;
    • emitir extrato de contas;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • acionar serviço de higienização;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar autonomia;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • demonstrar paciência;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • demonstrar eficiência;
    • verificar cadastro e reserva;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • circular informações internas;
    • bloquear apartamento;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • transmitir recados e fax;
    • lançar despesas em contas;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • ouvir com atenção;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • agir com bom senso;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • atualizar conta;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • demonstrar empatia;
    • anotar telefonemas e recados;
    • organizar materiais de trabalho;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • receber pagamentos;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • registrar acompanhantes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • fornecer serviço de cofre;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar pró atividade;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • distribuir malotes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • coordenar equipe;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • internar o paciente;
    • demonstrar entusiasmo;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • efetuar acertos em contas;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • fechar contas masters;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;


    Setores que mais contratam Recepcionista de seguro saúde no mercado de trabalho

    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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