Salário para o cargo de Recepcionista de seguro saúde
CBO 4221-15 > Recepcionistas

Recepcionista de seguro saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de seguro saúde

Um Recepcionista de seguro saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.156,10 e R$ 2.448,42, com a média salarial de R$ 1.438,06 e o salário mediana em R$ 1.382,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de seguro saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.438,06 17.256,72 359,51 7,13
1º Quartil 1.156,10 13.873,17 289,02 5,74
Salário Mediana 1.382,00 16.584,00 345,50 6,86
3º Quartil 1.867,27 22.407,23 466,82 9,26
Teto Salarial 2.448,42 29.381,03 612,10 12,15


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.155 - 2.347 1.498,96 1.155,11 1.382,00 1.937,69 2.346,98
Recife - PE 1.156 - 1.619 1.268,14 1.155,75 1.294,20 1.336,34 1.618,62
Sorocaba - SP 1.369 - 1.743 1.406,30 1.369,40 1.401,00 1.439,00 1.742,96
Votorantim - SP 1.392 - 1.714 1.402,33 1.392,47 1.401,00 1.415,00 1.713,89
Volta Redonda - RJ 1.179 - 1.911 1.367,08 1.179,39 1.387,50 1.578,05 1.911,38
Várzea Grande - MT 1.201 - 1.536 1.248,75 1.201,02 1.268,39 1.268,40 1.536,33
Teresina - PI 1.461 - 3.495 2.421,32 1.461,25 2.705,29 2.885,18 3.494,62
Bauru - SP 1.070 - 1.877 1.209,72 1.070,15 1.107,00 1.549,81 1.877,18
Santos - SP 1.339 - 2.100 1.456,62 1.339,29 1.382,00 1.733,86 2.100,10
Rio de Janeiro - RJ 1.249 - 2.083 1.424,84 1.248,70 1.375,01 1.720,06 2.083,39
Niterói - RJ 1.274 - 1.937 1.410,14 1.274,46 1.388,76 1.599,25 1.937,06
Uberlândia - MG 1.351 - 2.228 1.514,78 1.350,53 1.410,60 1.839,40 2.227,94
Angra dos Reis - RJ 1.359 - 1.965 1.424,56 1.358,54 1.366,04 1.622,25 1.964,91
Guarulhos - SP 1.208 - 1.751 1.311,59 1.208,18 1.300,00 1.445,90 1.751,31
Ribeirão Preto - SP 1.214 - 2.344 1.537,38 1.213,66 1.265,55 1.935,00 2.343,73
Tatuí - SP 1.276 - 2.053 1.516,32 1.275,59 1.547,08 1.695,04 2.053,09
Brasília - DF 1.101 - 2.788 1.515,33 1.101,05 1.258,67 2.301,75 2.787,95
Itupeva - SP 1.200 - 1.817 1.358,34 1.200,00 1.326,00 1.500,00 1.816,85
Belo Horizonte - MG 1.139 - 2.341 1.390,93 1.139,00 1.300,00 1.932,86 2.341,14
Varginha - MG 1.160 - 1.452 1.169,67 1.160,00 1.160,00 1.198,67 1.451,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 2.236 1.457,33 1.179,77 1.401,00 1.846,05 2.235,99
Rio de Janeiro 1.210 - 2.038 1.411,41 1.209,70 1.387,50 1.682,52 2.037,92
Pernambuco 1.114 - 1.612 1.249,72 1.113,80 1.294,20 1.330,73 1.611,81
Minas Gerais 1.123 - 2.072 1.359,02 1.122,79 1.315,02 1.710,60 2.071,93
Mato Grosso 1.197 - 1.641 1.269,92 1.197,05 1.268,39 1.354,61 1.640,74
Paraná 1.194 - 1.949 1.368,92 1.194,39 1.348,00 1.609,34 1.949,28
Piauí 1.461 - 3.495 2.421,32 1.461,25 2.705,29 2.885,18 3.494,62
Bahia 1.108 - 2.111 1.297,03 1.108,46 1.171,00 1.743,11 2.111,30
Paraíba 1.257 - 1.710 1.328,71 1.257,40 1.331,60 1.411,49 1.709,64
Distrito Federal 1.101 - 2.788 1.515,33 1.101,05 1.258,67 2.301,75 2.787,95
Pará 1.073 - 1.427 1.116,35 1.072,50 1.100,00 1.178,04 1.426,88
Santa Catarina 1.229 - 2.145 1.521,11 1.229,01 1.543,00 1.771,00 2.145,09
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.429 1.110,63 1.045,00 1.130,00 1.180,00 1.429,25
Goiás 1.045 - 1.899 1.326,52 1.045,00 1.352,37 1.567,43 1.898,52
Espírito Santo 1.617 - 2.275 1.733,66 1.617,05 1.650,00 1.878,15 2.274,87
Rio Grande do Sul 1.287 - 3.006 1.687,27 1.286,70 1.344,19 2.481,63 3.005,82


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de seguro saúde

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • registrar acompanhantes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • efetuar acertos em contas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • anotar telefonemas e recados;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar pró atividade;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • circular informações internas;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • demonstrar interesse;
    • encerrar a conta no sistema;
    • ouvir com atenção;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar iniciativa;
    • atualizar conta;
    • demonstrar empatia;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • organizar materiais de trabalho;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar paciência;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • bloquear apartamento;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • agir com bom senso;
    • organizar malotes;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • conferir documentos com identificação;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • fornecer serviço de cofre;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • receber pagamentos;
    • realizar câmbio de moedas;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • emitir extrato de contas;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • distribuir malotes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • fechar contas masters;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • interagir com os outros departamentos;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar eficiência;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • lançar despesas em contas;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • verificar o pedido de internação;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • verificar cadastro e reserva;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar senso de organização;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • imprimir relatórios de controle;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • coordenar equipe;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • planejar o dia seguinte;
    • internar o paciente;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • transmitir recados e fax;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • participar de reuniões na troca de turnos;


    Setores que mais contratam Recepcionista de seguro saúde no mercado de trabalho

    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear