Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista bilíngüe
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista secretária
- Atendente de clínica médica
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de banco
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Guest relations
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de seguro saúde
Recepcionistas devem:
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- demonstrar espírito de equipe;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- ouvir com atenção;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar entusiasmo;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- demonstrar senso de organização;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar pró atividade;
- agir com bom senso;
- acolher o cliente e passageiro;
- coordenar equipe;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar interesse;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar respeito mútuo;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar eficiência;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar empatia;
- circular informações internas;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar paciência;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- distribuir malotes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar iniciativa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- transmitir recados e fax;
Setores que mais contratam Recepcionista de seguro saúde no mercado de trabalho
- Planos de saúde
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços de quimioterapia
- Serviços de diagnóstico por métodos ópticos - endoscopia e outros exames análogos
- Atividades funerárias e serviços relacionados
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Atividades de condicionamento físico
- Laboratórios de anatomia patológica e citológica
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Hotéis