Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista de hospital
- Atendente de consultório veterinário
- Atendente de consultório médico
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Funcionário de setor de informação
- Concierge
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de banco
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista atendente
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- agendar serviços;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- receber pagamentos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar entusiasmo;
- coordenar equipe;
- identificar o espaço físico da empresa;
- agir com bom senso;
- circular informações internas;
- anotar telefonemas e recados;
- verificar cadastro e reserva;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- demonstrar paciência;
- demonstrar senso de organização;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- imprimir relatórios de controle;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar espírito de equipe;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar pró atividade;
- fornecer informações meteorológicas;
- pré-cadastrar o cliente;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar interesse;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- conferir idoneidade dos clientes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- ouvir com atenção;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- efetuar acertos em contas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- emitir notas fiscais e recibos;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- transmitir recados e fax;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- acolher o cliente e passageiro;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar eficiência;
- distribuir malotes;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar empatia;
- organizar malotes;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar iniciativa;
- interagir com os outros departamentos;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- demonstrar respeito mútuo;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar autonomia;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- anunciar a chegada do cliente;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas