Salário para o cargo de Recepcionista atendente
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista atendente - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista atendente

Um Recepcionista atendente trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista atendente

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista atendente

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

  • Atividades

    • acolher o cliente e passageiro;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • interagir com os outros departamentos;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar pró atividade;
    • conferir documentos com identificação;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • verificar cadastro e reserva;
    • distribuir malotes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar paciência;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • verificar o pedido de internação;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • emitir extrato de contas;
    • internar o paciente;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • organizar materiais de trabalho;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • acionar serviço de higienização;
    • organizar malotes;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • coordenar equipe;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar senso de organização;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • ouvir com atenção;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • demonstrar iniciativa;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • encerrar a conta no sistema;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar eficiência;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • registrar acompanhantes;
    • bloquear apartamento;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • fechar contas masters;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • planejar o dia seguinte;
    • realizar câmbio de moedas;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • agir com bom senso;
    • receber pagamentos;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar autonomia;
    • efetuar acertos em contas;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • transmitir recados e fax;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • lançar despesas em contas;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • circular informações internas;
    • demonstrar interesse;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • atualizar conta;


    Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo