Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista caixa
- Atendente de consultório médico
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de seguro saúde
- Atendente de seguro saúde
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista atendente
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar respeito mútuo;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- transmitir recados e fax;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar paciência;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar pró atividade;
- efetuar acertos em contas;
- coordenar equipe;
- agir com bom senso;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar eficiência;
- pré-cadastrar o cliente;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- imprimir relatórios de controle;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- identificar o espaço físico da empresa;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar empatia;
- circular informações internas;
- distribuir malotes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar entusiasmo;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- interagir com os outros departamentos;
- anunciar a chegada do cliente;
- fornecer informações meteorológicas;
- conferir documentos com identificação;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- propor associação de programas de fidelidade;
- receber pagamentos;
- organizar malotes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar autonomia;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar espírito de equipe;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar iniciativa;
- organizar materiais de trabalho;
- atender o cliente com informações precisas;
- acolher o cliente e passageiro;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar interesse;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- ouvir com atenção;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- anotar telefonemas e recados;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas