Salário para o cargo de Recepcionista atendente
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista atendente - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista atendente

Um Recepcionista atendente trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.147,87 e R$ 2.251,72, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista atendente

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.147,87 13.774,39 286,97 5,41
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.717,25 20.607,05 429,31 8,09
Teto Salarial 2.251,72 27.020,58 562,93 10,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista atendente

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

  • Atividades

    • demonstrar empatia;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • demonstrar paciência;
    • anotar telefonemas e recados;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar eficiência;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • encerrar a conta no sistema;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar interesse;
    • acionar serviço de higienização;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • bloquear apartamento;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • distribuir malotes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • emitir extrato de contas;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • registrar acompanhantes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • internar o paciente;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • coordenar equipe;
    • verificar o pedido de internação;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • planejar o dia seguinte;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • ouvir com atenção;
    • conferir documentos com identificação;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • imprimir relatórios de controle;
    • lançar despesas em contas;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • transmitir recados e fax;
    • agir com bom senso;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • organizar malotes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • realizar câmbio de moedas;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • fechar contas masters;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • circular informações internas;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • efetuar acertos em contas;
    • verificar cadastro e reserva;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • demonstrar senso de organização;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • receber pagamentos;
    • fornecer serviço de cofre;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • atualizar conta;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;


    Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista