Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista
- Encarregado da recepção
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista atendente
- Concierge
- Recepcionista telefonista
- Atendente de consultório veterinário
- Guest relations
- Atendente de consultório médico
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de banco
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hospital
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- bloquear apartamento;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- anotar telefonemas e recados;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- planejar o dia seguinte;
- imprimir relatórios de controle;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- internar o paciente;
- demonstrar paciência;
- demonstrar espírito de equipe;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar interesse;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- interagir com os outros departamentos;
- solicitar o serviço de manobrista;
- fornecer serviço de cofre;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- anunciar a chegada do cliente;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- organizar malotes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- coordenar equipe;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar autonomia;
- acionar serviço de higienização;
- atender o cliente com informações precisas;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar empatia;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- transmitir recados e fax;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar iniciativa;
- verificar o pedido de internação;
- registrar acompanhantes;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar eficiência;
- receber pagamentos;
- circular informações internas;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- distribuir malotes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- oferecer transporte ao cliente;
- agir com bom senso;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar senso de organização;
- verificar cadastro e reserva;
- ouvir com atenção;
- emitir notas fiscais e recibos;
Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia