Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de hospital

Um Recepcionista de hospital trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.084,03 e R$ 2.300,34, com a média salarial de R$ 1.335,16 e o salário mediana em R$ 1.248,49 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de hospital

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.335,16 16.021,96 333,79 6,31
1º Quartil 1.084,03 13.008,40 271,01 5,12
Salário Mediana 1.248,49 14.981,82 312,12 5,90
3º Quartil 1.754,34 21.052,09 438,59 8,29
Teto Salarial 2.300,34 27.604,13 575,09 10,87


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.128 - 2.408 1.423,80 1.128,37 1.277,84 1.988,47 2.408,49
Rio de Janeiro - RJ 1.218 - 2.011 1.402,88 1.217,64 1.375,01 1.659,91 2.010,54
Belo Horizonte - MG 1.155 - 2.061 1.361,52 1.155,23 1.276,07 1.701,68 2.061,12
Brasília - DF 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Salvador - BA 1.092 - 1.807 1.223,33 1.091,66 1.136,66 1.491,50 1.806,55
Fortaleza - CE 1.072 - 2.767 1.394,65 1.071,98 1.105,66 2.284,48 2.767,03
Recife - PE 1.074 - 2.950 1.447,86 1.073,93 1.143,56 2.435,51 2.949,96
Goiânia - GO 1.096 - 1.897 1.272,73 1.096,39 1.200,00 1.566,44 1.897,31
Curitiba - PR 1.241 - 2.020 1.412,87 1.240,72 1.362,00 1.667,60 2.019,84
Ribeirão Preto - SP 1.149 - 1.871 1.310,85 1.148,69 1.279,63 1.544,65 1.870,93
Porto Alegre - RS 1.206 - 2.451 1.503,54 1.205,76 1.344,20 2.023,82 2.451,32
Campo Grande - MS 1.142 - 1.733 1.244,91 1.142,20 1.200,00 1.430,95 1.733,21
Maringá - PR 1.138 - 1.710 1.245,61 1.137,69 1.227,60 1.411,67 1.709,86
Campinas - SP 1.212 - 2.508 1.502,74 1.211,90 1.347,06 2.070,64 2.508,02
Sorocaba - SP 1.180 - 1.852 1.313,29 1.179,73 1.262,02 1.528,86 1.851,80
Belém - PA 1.042 - 1.673 1.167,75 1.042,19 1.105,35 1.381,25 1.673,01
Manaus - AM 1.045 - 1.660 1.141,43 1.045,00 1.060,00 1.370,40 1.659,87
Florianópolis - SC 1.200 - 2.047 1.436,74 1.199,98 1.427,92 1.690,29 2.047,33
Guarulhos - SP 1.159 - 1.782 1.296,92 1.158,58 1.282,14 1.471,21 1.781,98
Santo André - SP 1.162 - 1.983 1.346,57 1.161,94 1.300,00 1.637,18 1.983,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.147 - 2.358 1.414,71 1.146,72 1.273,00 1.946,81 2.358,03
Minas Gerais 1.065 - 1.867 1.246,04 1.065,42 1.186,89 1.541,32 1.866,89
Rio de Janeiro 1.204 - 1.909 1.375,63 1.203,85 1.375,01 1.576,03 1.908,94
Paraná 1.097 - 1.919 1.306,52 1.096,97 1.281,40 1.584,15 1.918,77
Rio Grande do Sul 1.187 - 2.040 1.368,95 1.186,80 1.298,00 1.684,01 2.039,72
Santa Catarina 1.257 - 2.089 1.456,76 1.256,80 1.404,85 1.724,37 2.088,61
Bahia 1.069 - 1.687 1.186,24 1.068,70 1.134,86 1.392,56 1.686,70
Goiás 1.068 - 1.890 1.238,77 1.067,84 1.157,00 1.560,03 1.889,55
Pernambuco 1.065 - 2.440 1.338,07 1.065,28 1.124,73 2.014,56 2.440,09
Ceará 1.056 - 2.359 1.303,78 1.056,07 1.105,50 1.947,54 2.358,92
Espírito Santo 1.088 - 1.794 1.247,21 1.087,92 1.200,00 1.481,15 1.794,01
Mato Grosso 1.048 - 1.774 1.204,87 1.047,52 1.144,44 1.464,80 1.774,21
Distrito Federal 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Mato Grosso do Sul 1.110 - 2.780 1.445,78 1.109,87 1.196,00 2.295,50 2.780,38
Pará 1.043 - 1.628 1.156,77 1.043,13 1.100,00 1.344,18 1.628,11
Paraíba 1.045 - 1.473 1.101,45 1.044,79 1.071,10 1.216,08 1.472,95
Amazonas 1.045 - 1.651 1.137,69 1.045,00 1.060,00 1.362,73 1.650,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.484 1.103,75 1.045,00 1.088,00 1.225,27 1.484,08
Maranhão 1.042 - 1.479 1.098,71 1.041,94 1.048,99 1.221,20 1.479,15
Rondônia 1.058 - 1.610 1.176,65 1.057,83 1.178,00 1.328,86 1.609,56
Sergipe 1.045 - 1.497 1.101,31 1.045,00 1.045,00 1.235,60 1.496,59
Piauí 1.047 - 1.564 1.125,02 1.046,79 1.082,86 1.290,86 1.563,53
Alagoas 1.046 - 1.507 1.103,06 1.046,20 1.047,96 1.244,44 1.507,30
Tocantins 1.044 - 1.736 1.158,81 1.044,41 1.073,39 1.433,61 1.736,44
Acre 1.045 - 1.667 1.146,26 1.045,00 1.077,83 1.376,41 1.667,14
Amapá 1.045 - 1.622 1.126,55 1.045,00 1.045,00 1.339,00 1.621,83
Roraima 1.045 - 1.639 1.125,65 1.045,00 1.045,00 1.353,41 1.639,29


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

  • Atividades

    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • lançar despesas em contas;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • atualizar conta;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • demonstrar pró atividade;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • registrar acompanhantes;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • transmitir recados e fax;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • distribuir malotes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • demonstrar autonomia;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar senso de organização;
    • coordenar equipe;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • interagir com os outros departamentos;
    • acionar serviço de higienização;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • encerrar a conta no sistema;
    • internar o paciente;
    • organizar malotes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • demonstrar entusiasmo;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • verificar o pedido de internação;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • ouvir com atenção;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • imprimir relatórios de controle;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • conferir documentos com identificação;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • verificar cadastro e reserva;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • demonstrar empatia;
    • fechar contas masters;
    • receber pagamentos;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • efetuar acertos em contas;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar iniciativa;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • bloquear apartamento;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • demonstrar paciência;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • planejar o dia seguinte;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • agir com bom senso;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar eficiência;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • circular informações internas;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • demonstrar interesse;


    Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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