Salário para o cargo de Recepcionista de hospital
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Recepcionista de hospital - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hospital

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar paciência;
  • organizar malotes;
  • distribuir malotes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • acionar serviço de higienização;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar autonomia;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • imprimir relatórios de controle;
  • circular informações internas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar senso de organização;
  • planejar o dia seguinte;
  • receber pagamentos;
  • interagir com os outros departamentos;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • internar o paciente;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • organizar materiais de trabalho;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • anotar telefonemas e recados;
  • registrar acompanhantes;
  • verificar o pedido de internação;
  • demonstrar iniciativa;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar empatia;
  • bloquear apartamento;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar eficiência;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar interesse;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • transmitir recados e fax;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • fornecer serviço de cofre;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • agir com bom senso;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • coordenar equipe;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar pró atividade;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • verificar cadastro e reserva;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;


Setores que mais contratam Recepcionista de hospital no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: