Salário para o cargo de Atendente de consultório veterinário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Atendente de consultório veterinário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de consultório veterinário

Um Atendente de consultório veterinário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de consultório veterinário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório veterinário

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • organizar malotes;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • verificar o pedido de internação;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • receber pagamentos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • conferir documentos com identificação;
    • organizar materiais de trabalho;
    • fechar contas masters;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar respeito mútuo;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • agendar transfers e carros executivos;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar eficiência;
    • demonstrar interesse;
    • demonstrar iniciativa;
    • agir com bom senso;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • atualizar conta;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • internar o paciente;
    • realizar câmbio de moedas;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar pró atividade;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • encerrar a conta no sistema;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • distribuir malotes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • planejar o dia seguinte;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • lançar despesas em contas;
    • acionar serviço de higienização;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • transmitir recados e fax;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • registrar acompanhantes;
    • circular informações internas;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar paciência;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • bloquear apartamento;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • coordenar equipe;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • efetuar acertos em contas;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • fornecer serviço de cofre;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • anotar telefonemas e recados;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar senso de organização;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • demonstrar autonomia;
    • verificar cadastro e reserva;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • ouvir com atenção;
    • demonstrar empatia;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;


    Setores que mais contratam Atendente de consultório veterinário no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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