Salário para o cargo de Agente de tráfego
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Agente de tráfego - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Agente de tráfego

Um Agente de tráfego trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de tráfego

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de tráfego

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • realizar câmbio de moedas;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • receber pagamentos;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar eficiência;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • registrar acompanhantes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • verificar cadastro e reserva;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • distribuir malotes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • agir com bom senso;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • demonstrar interesse;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • ouvir com atenção;
    • atualizar conta;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • fechar contas masters;
    • circular informações internas;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • demonstrar autonomia;
    • coordenar equipe;
    • transmitir recados e fax;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • conferir documentos com identificação;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • planejar o dia seguinte;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • emitir extrato de contas;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar senso de organização;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar pró atividade;
    • internar o paciente;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • efetuar acertos em contas;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • encerrar a conta no sistema;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • anotar telefonemas e recados;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • bloquear apartamento;
    • organizar malotes;
    • lançar despesas em contas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • demonstrar empatia;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • demonstrar paciência;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • acionar serviço de higienização;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • verificar o pedido de internação;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • demonstrar entusiasmo;


    Setores que mais contratam Agente de tráfego no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional