Salário para o cargo de Agente de tráfego
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Agente de tráfego - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Agente de tráfego

Um Agente de tráfego trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.147,87 e R$ 2.251,72, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de tráfego

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.147,87 13.774,39 286,97 5,41
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.717,25 20.607,05 429,31 8,09
Teto Salarial 2.251,72 27.020,58 562,93 10,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de tráfego

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;

  • Atividades

    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • anotar telefonemas e recados;
    • coordenar equipe;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • realizar câmbio de moedas;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • conferir documentos com identificação;
    • imprimir relatórios de controle;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • receber pagamentos;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar interesse;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • ouvir com atenção;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • verificar o pedido de internação;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • bloquear apartamento;
    • fechar contas masters;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • efetuar acertos em contas;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar pró atividade;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • fornecer serviço de cofre;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • registrar acompanhantes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • agir com bom senso;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar senso de organização;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar autonomia;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • emitir extrato de contas;
    • distribuir malotes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • colher feedback das informações prestadas;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • demonstrar iniciativa;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • planejar o dia seguinte;
    • organizar materiais de trabalho;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • transmitir recados e fax;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • organizar malotes;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • acionar serviço de higienização;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • demonstrar eficiência;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • verificar cadastro e reserva;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • circular informações internas;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • demonstrar empatia;
    • internar o paciente;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • lançar despesas em contas;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • encerrar a conta no sistema;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • demonstrar paciência;
    • atualizar conta;


    Setores que mais contratam Agente de tráfego no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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