Salário para o cargo de Recepcionista vendedor de passagens aéreas
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista vendedor de passagens aéreas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista vendedor de passagens aéreas

Um Recepcionista vendedor de passagens aéreas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista vendedor de passagens aéreas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista vendedor de passagens aéreas

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;

  • Atividades

    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • agir com bom senso;
    • emitir extrato de contas;
    • organizar materiais de trabalho;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • demonstrar empatia;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • organizar malotes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • internar o paciente;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • efetuar acertos em contas;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar pró atividade;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • fornecer serviço de cofre;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • encerrar a conta no sistema;
    • verificar o pedido de internação;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • lançar despesas em contas;
    • transmitir recados e fax;
    • realizar câmbio de moedas;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • imprimir relatórios de controle;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • planejar o dia seguinte;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar entusiasmo;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar senso de organização;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • verificar cadastro e reserva;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • anotar telefonemas e recados;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • conferir documentos com identificação;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • acionar serviço de higienização;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • circular informações internas;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • ouvir com atenção;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • distribuir malotes;
    • atualizar conta;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • bloquear apartamento;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • receber pagamentos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • fechar contas masters;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar interesse;
    • coordenar equipe;
    • registrar acompanhantes;
    • demonstrar eficiência;


    Setores que mais contratam Recepcionista vendedor de passagens aéreas no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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