Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista secretária
- Recepcionista
- Recepcionista de banco
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista caixa
- Recepcionista telefonista
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista de seguro saúde
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hotel
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- lançar despesas em contas;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- registrar acompanhantes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- emitir extrato de contas;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar paciência;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar interesse;
- demonstrar eficiência;
- atualizar conta;
- demonstrar iniciativa;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- conferir documentos com identificação;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- ouvir com atenção;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- demonstrar respeito mútuo;
- bloquear apartamento;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- fornecer serviço de cofre;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- fornecer informações meteorológicas;
- organizar materiais de trabalho;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar pró atividade;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- circular informações internas;
- distribuir malotes;
- demonstrar espírito de equipe;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- realizar câmbio de moedas;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- planejar o dia seguinte;
- imprimir relatórios de controle;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar empatia;
- anunciar a chegada do cliente;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- atender o cliente com informações precisas;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- receber pagamentos;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- efetuar cobrança ´no show´;
- efetuar acertos em contas;
- emitir notas fiscais e recibos;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- encerrar a conta no sistema;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- preparar o ´mise-en-place´;
- verificar cadastro e reserva;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar entusiasmo;
- oferecer transporte ao cliente;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- coordenar equipe;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- fechar contas masters;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- solicitar o serviço de manobrista;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- agir com bom senso;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar autonomia;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- identificar o espaço físico da empresa;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- pedir forma de garantia de pagamento;
Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial