Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de hotel

Um Recepcionista de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,52 e R$ 3.715,42, com a média salarial de R$ 1.657,08 e o salário mediana em R$ 1.342,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.657,08 19.885,00 414,27 7,69
1º Quartil 1.099,52 13.194,27 274,88 5,10
Salário Mediana 1.342,00 16.104,00 335,50 6,23
3º Quartil 2.833,53 34.002,41 708,38 13,15
Teto Salarial 3.715,42 44.584,98 928,85 17,24


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.112 - 2.716 1.525,81 1.111,87 1.344,00 2.242,22 2.715,84
Rio de Janeiro - RJ 1.251 - 27.845 6.932,36 1.250,71 1.763,75 22.988,66 27.844,55
Florianópolis - SC 1.343 - 2.267 1.543,88 1.342,67 1.465,35 1.871,86 2.267,26
Porto Seguro - BA 1.115 - 1.997 1.344,92 1.115,46 1.305,99 1.649,08 1.997,42
Gramado - RS 1.278 - 2.662 1.602,72 1.278,27 1.405,94 2.198,13 2.662,44
Curitiba - PR 1.279 - 2.208 1.488,75 1.279,13 1.425,17 1.823,24 2.208,36
Salvador - BA 1.063 - 2.319 1.393,93 1.063,03 1.260,00 1.914,66 2.319,09
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.480 1.531,91 1.103,65 1.479,86 2.047,87 2.480,44
Balneário Camboriú - SC 1.432 - 2.370 1.660,40 1.431,57 1.666,00 1.956,58 2.369,87
Natal - RN 1.046 - 1.802 1.183,34 1.046,20 1.075,18 1.487,91 1.802,20
Brasília - DF 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Armação de Búzios - RJ 1.335 - 2.445 1.563,55 1.335,42 1.378,06 2.018,94 2.445,40
Porto Alegre - RS 1.238 - 2.307 1.502,11 1.238,18 1.487,34 1.904,41 2.306,68
Campinas - SP 1.314 - 2.450 1.575,85 1.314,16 1.487,58 2.022,82 2.450,10
São Sebastiao - SP 1.252 - 1.929 1.395,17 1.252,21 1.335,88 1.592,99 1.929,48
Maceió - AL 1.072 - 2.115 1.361,49 1.072,03 1.352,45 1.746,15 2.114,98
Atibaia - SP 1.263 - 2.117 1.430,94 1.262,58 1.382,26 1.747,41 2.116,52
Foz do Iguaçu - PR 1.405 - 2.674 1.728,18 1.404,65 1.673,10 2.207,57 2.673,87
Fortaleza - CE 1.064 - 2.120 1.300,35 1.063,51 1.171,35 1.750,36 2.120,09
Ilhabela - SP 1.302 - 2.021 1.425,30 1.302,36 1.335,40 1.668,22 2.020,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.172 - 2.476 1.512,24 1.171,68 1.400,00 2.044,53 2.476,39
Minas Gerais 1.076 - 2.003 1.289,47 1.075,71 1.197,80 1.653,92 2.003,28
Rio de Janeiro 1.205 - 14.507 4.043,92 1.204,65 1.458,00 11.977,42 14.507,41
Santa Catarina 1.332 - 2.239 1.535,86 1.331,65 1.455,00 1.848,69 2.239,19
Rio Grande do Sul 1.234 - 2.275 1.454,11 1.233,92 1.319,34 1.877,96 2.274,64
Bahia 1.067 - 2.178 1.343,76 1.067,07 1.260,00 1.798,03 2.177,82
Paraná 1.250 - 2.429 1.521,42 1.249,99 1.400,00 2.005,18 2.428,74
Goiás 1.080 - 1.926 1.265,70 1.079,74 1.160,00 1.590,53 1.926,49
Mato Grosso 1.045 - 1.833 1.211,99 1.045,00 1.100,00 1.513,55 1.833,26
Pernambuco 1.062 - 2.222 1.338,27 1.061,74 1.180,63 1.834,48 2.221,97
Mato Grosso do Sul 1.099 - 1.841 1.246,47 1.098,82 1.171,00 1.519,85 1.840,89
Ceará 1.060 - 6.360 2.169,58 1.059,55 1.160,43 5.250,48 6.359,54
Espírito Santo 1.115 - 2.235 1.378,54 1.114,64 1.217,02 1.845,09 2.234,82
Pará 1.054 - 1.801 1.215,73 1.054,35 1.160,00 1.486,90 1.800,97
Rio Grande do Norte 1.047 - 1.787 1.178,03 1.046,51 1.077,00 1.475,13 1.786,72
Alagoas 1.067 - 2.082 1.329,90 1.067,40 1.273,00 1.718,91 2.081,99
Distrito Federal 1.103 - 2.585 1.440,49 1.102,61 1.257,73 2.134,00 2.584,77
Paraíba 1.031 - 1.732 1.195,83 1.031,42 1.143,36 1.430,24 1.732,35
Amazonas 1.045 - 2.397 1.340,22 1.045,00 1.100,00 1.978,71 2.396,68
Rondônia 1.086 - 1.574 1.163,70 1.086,19 1.131,50 1.299,37 1.573,83
Maranhão 1.047 - 1.814 1.200,82 1.047,07 1.100,00 1.497,43 1.813,73
Tocantins 1.034 - 1.565 1.117,16 1.034,10 1.045,00 1.292,05 1.564,97
Sergipe 1.045 - 1.795 1.220,20 1.045,00 1.183,01 1.481,58 1.794,53
Piauí 1.045 - 11.691 3.207,88 1.045,00 1.055,00 9.652,42 11.691,30
Acre 1.088 - 1.768 1.254,19 1.087,92 1.270,00 1.459,84 1.768,20
Amapá 1.045 - 1.415 1.093,55 1.045,22 1.086,58 1.168,00 1.414,72
Roraima 1.050 - 1.766 1.188,14 1.049,67 1.114,18 1.458,06 1.766,05


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • conferir documentos com identificação;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • interagir com os outros departamentos;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • ouvir com atenção;
    • verificar cadastro e reserva;
    • demonstrar entusiasmo;
    • imprimir relatórios de controle;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • anotar telefonemas e recados;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • demonstrar iniciativa;
    • distribuir malotes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • demonstrar empatia;
    • encerrar a conta no sistema;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar interesse;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • lançar despesas em contas;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • acionar serviço de higienização;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • agir com bom senso;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • transmitir recados e fax;
    • receber pagamentos;
    • efetuar acertos em contas;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar paciência;
    • coordenar equipe;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar senso de organização;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • registrar acompanhantes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • planejar o dia seguinte;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • demonstrar eficiência;
    • realizar câmbio de moedas;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • atualizar conta;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar autonomia;
    • organizar malotes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • circular informações internas;
    • demonstrar pró atividade;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • verificar o pedido de internação;
    • organizar materiais de trabalho;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • bloquear apartamento;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • emitir extrato de contas;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • fechar contas masters;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • internar o paciente;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;


    Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pensões (alojamento)
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: