Salário para o cargo de Recepcionista secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista secretária

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar iniciativa;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • conferir documentos com identificação;
  • circular informações internas;
  • distribuir malotes;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • efetuar acertos em contas;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • verificar cadastro e reserva;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar interesse;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • coordenar equipe;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar empatia;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar entusiasmo;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar pró atividade;
  • anotar telefonemas e recados;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • organizar materiais de trabalho;
  • interagir com os outros departamentos;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • agir com bom senso;
  • receber pagamentos;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar autonomia;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar eficiência;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • organizar malotes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • transmitir recados e fax;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • acolher o cliente e passageiro;


Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Esteticista
Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

Esteticista

Salário para o cargo de Educador social de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua