Salário para o cargo de Recepcionista secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista secretária

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;

Atividades

  • demonstrar empatia;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • demonstrar senso de organização;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • efetuar acertos em contas;
  • circular informações internas;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • distribuir malotes;
  • coordenar equipe;
  • interagir com os outros departamentos;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • verificar cadastro e reserva;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar autonomia;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • organizar malotes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar iniciativa;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • agir com bom senso;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar interesse;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • anotar telefonemas e recados;
  • organizar materiais de trabalho;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • imprimir relatórios de controle;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar entusiasmo;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar eficiência;


Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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