Salário para o cargo de Recepcionista secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista secretária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista secretária

Um Recepcionista secretária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista secretária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista secretária

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

  • Atividades

    • anotar telefonemas e recados;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar interesse;
    • agir com bom senso;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar paciência;
    • emitir extrato de contas;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • atualizar conta;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • internar o paciente;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • distribuir malotes;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • circular informações internas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • encerrar a conta no sistema;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar pró atividade;
    • fornecer serviço de cofre;
    • organizar malotes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • receber pagamentos;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • efetuar acertos em contas;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • demonstrar eficiência;
    • registrar acompanhantes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • coordenar equipe;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • verificar o pedido de internação;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • bloquear apartamento;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • conferir documentos com identificação;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • planejar o dia seguinte;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • interagir com os outros departamentos;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • lançar despesas em contas;
    • acionar serviço de higienização;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • ouvir com atenção;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • imprimir relatórios de controle;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • fechar contas masters;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • verificar cadastro e reserva;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • organizar materiais de trabalho;
    • transmitir recados e fax;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • anunciar a chegada do cliente;


    Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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