Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de consultório médico

Um Atendente de consultório médico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.084,03 e R$ 2.300,34, com a média salarial de R$ 1.335,16 e o salário mediana em R$ 1.248,49 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de consultório médico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.335,16 16.021,96 333,79 6,31
1º Quartil 1.084,03 13.008,40 271,01 5,12
Salário Mediana 1.248,49 14.981,82 312,12 5,90
3º Quartil 1.754,34 21.052,09 438,59 8,29
Teto Salarial 2.300,34 27.604,13 575,09 10,87


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.128 - 2.408 1.423,80 1.128,37 1.277,84 1.988,47 2.408,49
Rio de Janeiro - RJ 1.218 - 2.011 1.402,88 1.217,64 1.375,01 1.659,91 2.010,54
Belo Horizonte - MG 1.155 - 2.061 1.361,52 1.155,23 1.276,07 1.701,68 2.061,12
Brasília - DF 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Salvador - BA 1.092 - 1.807 1.223,33 1.091,66 1.136,66 1.491,50 1.806,55
Fortaleza - CE 1.072 - 2.767 1.394,65 1.071,98 1.105,66 2.284,48 2.767,03
Recife - PE 1.074 - 2.950 1.447,86 1.073,93 1.143,56 2.435,51 2.949,96
Goiânia - GO 1.096 - 1.897 1.272,73 1.096,39 1.200,00 1.566,44 1.897,31
Curitiba - PR 1.241 - 2.020 1.412,87 1.240,72 1.362,00 1.667,60 2.019,84
Ribeirão Preto - SP 1.149 - 1.871 1.310,85 1.148,69 1.279,63 1.544,65 1.870,93
Porto Alegre - RS 1.206 - 2.451 1.503,54 1.205,76 1.344,20 2.023,82 2.451,32
Campo Grande - MS 1.142 - 1.733 1.244,91 1.142,20 1.200,00 1.430,95 1.733,21
Maringá - PR 1.138 - 1.710 1.245,61 1.137,69 1.227,60 1.411,67 1.709,86
Campinas - SP 1.212 - 2.508 1.502,74 1.211,90 1.347,06 2.070,64 2.508,02
Sorocaba - SP 1.180 - 1.852 1.313,29 1.179,73 1.262,02 1.528,86 1.851,80
Belém - PA 1.042 - 1.673 1.167,75 1.042,19 1.105,35 1.381,25 1.673,01
Manaus - AM 1.045 - 1.660 1.141,43 1.045,00 1.060,00 1.370,40 1.659,87
Florianópolis - SC 1.200 - 2.047 1.436,74 1.199,98 1.427,92 1.690,29 2.047,33
Guarulhos - SP 1.159 - 1.782 1.296,92 1.158,58 1.282,14 1.471,21 1.781,98
Santo André - SP 1.162 - 1.983 1.346,57 1.161,94 1.300,00 1.637,18 1.983,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.147 - 2.358 1.414,71 1.146,72 1.273,00 1.946,81 2.358,03
Minas Gerais 1.065 - 1.867 1.246,04 1.065,42 1.186,89 1.541,32 1.866,89
Rio de Janeiro 1.204 - 1.909 1.375,63 1.203,85 1.375,01 1.576,03 1.908,94
Paraná 1.097 - 1.919 1.306,52 1.096,97 1.281,40 1.584,15 1.918,77
Rio Grande do Sul 1.187 - 2.040 1.368,95 1.186,80 1.298,00 1.684,01 2.039,72
Santa Catarina 1.257 - 2.089 1.456,76 1.256,80 1.404,85 1.724,37 2.088,61
Bahia 1.069 - 1.687 1.186,24 1.068,70 1.134,86 1.392,56 1.686,70
Goiás 1.068 - 1.890 1.238,77 1.067,84 1.157,00 1.560,03 1.889,55
Pernambuco 1.065 - 2.440 1.338,07 1.065,28 1.124,73 2.014,56 2.440,09
Ceará 1.056 - 2.359 1.303,78 1.056,07 1.105,50 1.947,54 2.358,92
Espírito Santo 1.088 - 1.794 1.247,21 1.087,92 1.200,00 1.481,15 1.794,01
Mato Grosso 1.048 - 1.774 1.204,87 1.047,52 1.144,44 1.464,80 1.774,21
Distrito Federal 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Mato Grosso do Sul 1.110 - 2.780 1.445,78 1.109,87 1.196,00 2.295,50 2.780,38
Pará 1.043 - 1.628 1.156,77 1.043,13 1.100,00 1.344,18 1.628,11
Paraíba 1.045 - 1.473 1.101,45 1.044,79 1.071,10 1.216,08 1.472,95
Amazonas 1.045 - 1.651 1.137,69 1.045,00 1.060,00 1.362,73 1.650,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.484 1.103,75 1.045,00 1.088,00 1.225,27 1.484,08
Maranhão 1.042 - 1.479 1.098,71 1.041,94 1.048,99 1.221,20 1.479,15
Rondônia 1.058 - 1.610 1.176,65 1.057,83 1.178,00 1.328,86 1.609,56
Sergipe 1.045 - 1.497 1.101,31 1.045,00 1.045,00 1.235,60 1.496,59
Piauí 1.047 - 1.564 1.125,02 1.046,79 1.082,86 1.290,86 1.563,53
Alagoas 1.046 - 1.507 1.103,06 1.046,20 1.047,96 1.244,44 1.507,30
Tocantins 1.044 - 1.736 1.158,81 1.044,41 1.073,39 1.433,61 1.736,44
Acre 1.045 - 1.667 1.146,26 1.045,00 1.077,83 1.376,41 1.667,14
Amapá 1.045 - 1.622 1.126,55 1.045,00 1.045,00 1.339,00 1.621,83
Roraima 1.045 - 1.639 1.125,65 1.045,00 1.045,00 1.353,41 1.639,29


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

  • Atividades

    • circular informações internas;
    • ouvir com atenção;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • conferir documentos com identificação;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • verificar o pedido de internação;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • internar o paciente;
    • emitir extrato de contas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • coordenar equipe;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • transmitir recados e fax;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar iniciativa;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • acionar serviço de higienização;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • bloquear apartamento;
    • demonstrar eficiência;
    • demonstrar paciência;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • encerrar a conta no sistema;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • acolher o cliente e passageiro;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • fechar contas masters;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • distribuir malotes;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • efetuar acertos em contas;
    • organizar materiais de trabalho;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • interagir com os outros departamentos;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar interesse;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar autonomia;
    • planejar o dia seguinte;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • receber pagamentos;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar senso de organização;
    • agir com bom senso;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • atualizar conta;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • anotar telefonemas e recados;
    • verificar cadastro e reserva;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • registrar acompanhantes;
    • lançar despesas em contas;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • organizar malotes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • realizar câmbio de moedas;
    • fornecer serviço de cofre;


    Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: