Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;

Atividades

  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • bloquear apartamento;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • imprimir relatórios de controle;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • fornecer serviço de cofre;
  • transmitir recados e fax;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • receber pagamentos;
  • ouvir com atenção;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar senso de organização;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar empatia;
  • organizar malotes;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • verificar cadastro e reserva;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • interagir com os outros departamentos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • registrar acompanhantes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar pró atividade;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • planejar o dia seguinte;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • circular informações internas;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • verificar o pedido de internação;
  • coordenar equipe;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • distribuir malotes;
  • acionar serviço de higienização;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar eficiência;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • internar o paciente;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • agir com bom senso;
  • organizar materiais de trabalho;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;


Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: