Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • demonstrar interesse;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar senso de organização;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • interagir com os outros departamentos;
  • distribuir malotes;
  • imprimir relatórios de controle;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • organizar malotes;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar paciência;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • bloquear apartamento;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar pró atividade;
  • planejar o dia seguinte;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • acionar serviço de higienização;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • receber pagamentos;
  • registrar acompanhantes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • internar o paciente;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • demonstrar autonomia;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar entusiasmo;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar eficiência;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • transmitir recados e fax;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar iniciativa;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar empatia;
  • circular informações internas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • verificar o pedido de internação;
  • coordenar equipe;


Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: