Salário para o cargo de Atendente de consultório médico
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Atendente de consultório médico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de consultório médico

Um Atendente de consultório médico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,39 e R$ 2.169,84, com a média salarial de R$ 1.335,16 e o salário mediana em R$ 1.248,49 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de consultório médico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.335,16 16.021,96 333,79 6,31
1º Quartil 1.139,39 13.672,64 284,85 5,38
Salário Mediana 1.248,49 14.981,82 312,12 5,90
3º Quartil 1.654,81 19.857,73 413,70 7,82
Teto Salarial 2.169,84 26.038,05 542,46 10,25


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.128 - 2.408 1.423,80 1.128,37 1.277,84 1.988,47 2.408,49
Rio de Janeiro - RJ 1.218 - 2.011 1.402,88 1.217,64 1.375,01 1.659,91 2.010,54
Belo Horizonte - MG 1.155 - 2.061 1.361,52 1.155,23 1.276,07 1.701,68 2.061,12
Brasília - DF 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Salvador - BA 1.092 - 1.807 1.223,33 1.091,66 1.136,66 1.491,50 1.806,55
Fortaleza - CE 1.072 - 2.767 1.394,65 1.071,98 1.105,66 2.284,48 2.767,03
Recife - PE 1.074 - 2.950 1.447,86 1.073,93 1.143,56 2.435,51 2.949,96
Goiânia - GO 1.096 - 1.897 1.272,73 1.096,39 1.200,00 1.566,44 1.897,31
Curitiba - PR 1.241 - 2.020 1.412,87 1.240,72 1.362,00 1.667,60 2.019,84
Ribeirão Preto - SP 1.149 - 1.871 1.310,85 1.148,69 1.279,63 1.544,65 1.870,93
Porto Alegre - RS 1.206 - 2.451 1.503,54 1.205,76 1.344,20 2.023,82 2.451,32
Campo Grande - MS 1.142 - 1.733 1.244,91 1.142,20 1.200,00 1.430,95 1.733,21
Maringá - PR 1.138 - 1.710 1.245,61 1.137,69 1.227,60 1.411,67 1.709,86
Campinas - SP 1.212 - 2.508 1.502,74 1.211,90 1.347,06 2.070,64 2.508,02
Sorocaba - SP 1.180 - 1.852 1.313,29 1.179,73 1.262,02 1.528,86 1.851,80
Belém - PA 1.042 - 1.673 1.167,75 1.042,19 1.105,35 1.381,25 1.673,01
Manaus - AM 1.045 - 1.660 1.141,43 1.045,00 1.060,00 1.370,40 1.659,87
Florianópolis - SC 1.200 - 2.047 1.436,74 1.199,98 1.427,92 1.690,29 2.047,33
Guarulhos - SP 1.159 - 1.782 1.296,92 1.158,58 1.282,14 1.471,21 1.781,98
Santo André - SP 1.162 - 1.983 1.346,57 1.161,94 1.300,00 1.637,18 1.983,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.147 - 2.358 1.414,71 1.146,72 1.273,00 1.946,81 2.358,03
Minas Gerais 1.065 - 1.867 1.246,04 1.065,42 1.186,89 1.541,32 1.866,89
Rio de Janeiro 1.204 - 1.909 1.375,63 1.203,85 1.375,01 1.576,03 1.908,94
Paraná 1.097 - 1.919 1.306,52 1.096,97 1.281,40 1.584,15 1.918,77
Rio Grande do Sul 1.187 - 2.040 1.368,95 1.186,80 1.298,00 1.684,01 2.039,72
Santa Catarina 1.257 - 2.089 1.456,76 1.256,80 1.404,85 1.724,37 2.088,61
Bahia 1.069 - 1.687 1.186,24 1.068,70 1.134,86 1.392,56 1.686,70
Goiás 1.068 - 1.890 1.238,77 1.067,84 1.157,00 1.560,03 1.889,55
Pernambuco 1.065 - 2.440 1.338,07 1.065,28 1.124,73 2.014,56 2.440,09
Ceará 1.056 - 2.359 1.303,78 1.056,07 1.105,50 1.947,54 2.358,92
Espírito Santo 1.088 - 1.794 1.247,21 1.087,92 1.200,00 1.481,15 1.794,01
Mato Grosso 1.048 - 1.774 1.204,87 1.047,52 1.144,44 1.464,80 1.774,21
Distrito Federal 1.045 - 1.836 1.217,57 1.045,00 1.128,74 1.516,15 1.836,40
Mato Grosso do Sul 1.110 - 2.780 1.445,78 1.109,87 1.196,00 2.295,50 2.780,38
Pará 1.043 - 1.628 1.156,77 1.043,13 1.100,00 1.344,18 1.628,11
Paraíba 1.045 - 1.473 1.101,45 1.044,79 1.071,10 1.216,08 1.472,95
Amazonas 1.045 - 1.651 1.137,69 1.045,00 1.060,00 1.362,73 1.650,58
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.484 1.103,75 1.045,00 1.088,00 1.225,27 1.484,08
Maranhão 1.042 - 1.479 1.098,71 1.041,94 1.048,99 1.221,20 1.479,15
Rondônia 1.058 - 1.610 1.176,65 1.057,83 1.178,00 1.328,86 1.609,56
Sergipe 1.045 - 1.497 1.101,31 1.045,00 1.045,00 1.235,60 1.496,59
Piauí 1.047 - 1.564 1.125,02 1.046,79 1.082,86 1.290,86 1.563,53
Alagoas 1.046 - 1.507 1.103,06 1.046,20 1.047,96 1.244,44 1.507,30
Tocantins 1.044 - 1.736 1.158,81 1.044,41 1.073,39 1.433,61 1.736,44
Acre 1.045 - 1.667 1.146,26 1.045,00 1.077,83 1.376,41 1.667,14
Amapá 1.045 - 1.622 1.126,55 1.045,00 1.045,00 1.339,00 1.621,83
Roraima 1.045 - 1.639 1.125,65 1.045,00 1.045,00 1.353,41 1.639,29


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de consultório médico

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;

  • Atividades

    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • acionar serviço de higienização;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • efetuar acertos em contas;
    • receber pagamentos;
    • conferir documentos com identificação;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • verificar cadastro e reserva;
    • registrar acompanhantes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • internar o paciente;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • interagir com os outros departamentos;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • demonstrar senso de organização;
    • encerrar a conta no sistema;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • distribuir malotes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • organizar malotes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • verificar o pedido de internação;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • demonstrar autonomia;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • demonstrar entusiasmo;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • demonstrar iniciativa;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • fornecer serviço de cofre;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • emitir extrato de contas;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • coordenar equipe;
    • circular informações internas;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • fechar contas masters;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • ouvir com atenção;
    • transmitir recados e fax;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • planejar o dia seguinte;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • imprimir relatórios de controle;
    • lançar despesas em contas;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • agir com bom senso;
    • demonstrar interesse;
    • demonstrar empatia;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • bloquear apartamento;
    • atualizar conta;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • demonstrar eficiência;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar paciência;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;


    Setores que mais contratam Atendente de consultório médico no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia
    • Laboratórios clínicos
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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