Salário para o cargo de Recepcionista de empresa de navegação aérea
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de empresa de navegação aérea - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de empresa de navegação aérea

Um Recepcionista de empresa de navegação aérea trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.147,87 e R$ 2.251,72, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de empresa de navegação aérea

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.147,87 13.774,39 286,97 5,41
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.717,25 20.607,05 429,31 8,09
Teto Salarial 2.251,72 27.020,58 562,93 10,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de empresa de navegação aérea

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;

  • Atividades

    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • interagir com os outros departamentos;
    • efetuar acertos em contas;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • lançar despesas em contas;
    • organizar malotes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • atualizar conta;
    • verificar cadastro e reserva;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • demonstrar interesse;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • demonstrar autonomia;
    • demonstrar senso de organização;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • receber pagamentos;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • registrar acompanhantes;
    • fechar contas masters;
    • demonstrar paciência;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • conferir documentos com identificação;
    • anotar telefonemas e recados;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • demonstrar empatia;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • acionar serviço de higienização;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • emitir extrato de contas;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • internar o paciente;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • bloquear apartamento;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • agir com bom senso;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • encerrar a conta no sistema;
    • demonstrar iniciativa;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • verificar o pedido de internação;
    • coordenar equipe;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • ouvir com atenção;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • distribuir malotes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • circular informações internas;
    • demonstrar eficiência;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • fornecer serviço de cofre;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • planejar o dia seguinte;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • demonstrar pró atividade;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • transmitir recados e fax;
    • organizar materiais de trabalho;
    • demonstrar conhecimentos de informática;


    Setores que mais contratam Recepcionista de empresa de navegação aérea no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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