Salário para o cargo de Recepcionista de empresa de navegação aérea
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de empresa de navegação aérea - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de empresa de navegação aérea

Um Recepcionista de empresa de navegação aérea trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de empresa de navegação aérea

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de empresa de navegação aérea

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • atender o cliente com informações precisas;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • demonstrar senso de organização;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • verificar o pedido de internação;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • conferir documentos com identificação;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • organizar materiais de trabalho;
    • acionar serviço de higienização;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • interagir com os outros departamentos;
    • bloquear apartamento;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • demonstrar paciência;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • ouvir com atenção;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • internar o paciente;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • demonstrar empatia;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • circular informações internas;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • encerrar a conta no sistema;
    • coordenar equipe;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar interesse;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • registrar acompanhantes;
    • agir com bom senso;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • demonstrar entusiasmo;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • distribuir malotes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • receber pagamentos;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar eficiência;
    • transmitir recados e fax;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • atualizar conta;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar autonomia;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • fornecer serviço de cofre;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • lançar despesas em contas;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • fechar contas masters;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • planejar o dia seguinte;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • efetuar acertos em contas;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • organizar malotes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • imprimir relatórios de controle;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • demonstrar iniciativa;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • verificar cadastro e reserva;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • organizar as entregas aos hóspedes;


    Setores que mais contratam Recepcionista de empresa de navegação aérea no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear