Salário para o cargo de Recepcionista de empresa de navegação aérea
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de empresa de navegação aérea - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de empresa de navegação aérea

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • organizar malotes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • receber pagamentos;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • verificar cadastro e reserva;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • ouvir com atenção;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • distribuir malotes;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar empatia;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar senso de organização;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • agir com bom senso;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • circular informações internas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar pró atividade;
  • transmitir recados e fax;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • coordenar equipe;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • demonstrar interesse;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar autonomia;


Setores que mais contratam Recepcionista de empresa de navegação aérea no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social