Salário para o cargo de Recepcionista auxiliar de secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista auxiliar de secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;

Atividades

  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • coordenar equipe;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • circular informações internas;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar autonomia;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • conferir documentos com identificação;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • organizar materiais de trabalho;
  • ouvir com atenção;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • organizar malotes;
  • demonstrar senso de organização;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • receber pagamentos;
  • distribuir malotes;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • verificar cadastro e reserva;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • transmitir recados e fax;
  • efetuar acertos em contas;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar pró atividade;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar interesse;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • anotar telefonemas e recados;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar eficiência;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar empatia;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar paciência;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • agir com bom senso;


Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Estalageiro
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Estalageiro