Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de crediário
- Guest relations
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista atendente
- Recepcionista telefonista
- Atendente de consultório médico
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- demonstrar senso de organização;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar eficiência;
- acolher o cliente e passageiro;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- circular informações internas;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- imprimir relatórios de controle;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- interagir com os outros departamentos;
- transmitir recados e fax;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar entusiasmo;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- conferir documentos com identificação;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar iniciativa;
- identificar o espaço físico da empresa;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar espírito de equipe;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- receber pagamentos;
- anotar telefonemas e recados;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- atender o cliente com informações precisas;
- efetuar acertos em contas;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- fornecer informações meteorológicas;
- verificar cadastro e reserva;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- distribuir malotes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- ouvir com atenção;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- coordenar equipe;
- conferir idoneidade dos clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- organizar malotes;
- demonstrar interesse;
- anunciar a chegada do cliente;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar paciência;
- agir com bom senso;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar empatia;
- propor associação de programas de fidelidade;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar autonomia;
Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas