Salário para o cargo de Recepcionista auxiliar de secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista auxiliar de secretária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista auxiliar de secretária

Um Recepcionista auxiliar de secretária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.147,87 e R$ 2.251,72, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista auxiliar de secretária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.147,87 13.774,39 286,97 5,41
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.717,25 20.607,05 429,31 8,09
Teto Salarial 2.251,72 27.020,58 562,93 10,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária

Recepcionistas devem:

  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;

  • Atividades

    • identificar o espaço físico da empresa;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • emitir extrato de contas;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • anotar telefonemas e recados;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • agir com bom senso;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar autonomia;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • encerrar a conta no sistema;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • distribuir malotes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • conferir documentos com identificação;
    • atualizar conta;
    • interagir com os outros departamentos;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar pró atividade;
    • bloquear apartamento;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • demonstrar senso de organização;
    • verificar cadastro e reserva;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • registrar acompanhantes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar interesse;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • organizar malotes;
    • demonstrar eficiência;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • efetuar acertos em contas;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • internar o paciente;
    • circular informações internas;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • fechar contas masters;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • lançar despesas em contas;
    • ouvir com atenção;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • acionar serviço de higienização;
    • transmitir recados e fax;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • coordenar equipe;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • receber pagamentos;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar iniciativa;
    • planejar o dia seguinte;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • organizar materiais de trabalho;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • verificar o pedido de internação;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • demonstrar paciência;


    Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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