Salário para o cargo de Recepcionista auxiliar de secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista auxiliar de secretária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista auxiliar de secretária

Um Recepcionista auxiliar de secretária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista auxiliar de secretária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • distribuir malotes;
    • anotar telefonemas e recados;
    • bloquear apartamento;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • fechar contas masters;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar iniciativa;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • planejar o dia seguinte;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • coordenar equipe;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • demonstrar autonomia;
    • imprimir relatórios de controle;
    • registrar acompanhantes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • verificar cadastro e reserva;
    • verificar o pedido de internação;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • efetuar acertos em contas;
    • circular informações internas;
    • transmitir recados e fax;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • atualizar conta;
    • demonstrar paciência;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • ouvir com atenção;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • receber pagamentos;
    • emitir extrato de contas;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • organizar malotes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • acionar serviço de higienização;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • demonstrar senso de organização;
    • organizar materiais de trabalho;
    • agir com bom senso;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar empatia;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • internar o paciente;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • encerrar a conta no sistema;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • interagir com os outros departamentos;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • conferir documentos com identificação;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar interesse;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • demonstrar eficiência;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • lançar despesas em contas;
    • demonstrar pró atividade;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;


    Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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