Salário para o cargo de Atendente de clínica veterinária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Atendente de clínica veterinária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Atendente de clínica veterinária

Um Atendente de clínica veterinária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de clínica veterinária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de clínica veterinária

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • lançar despesas em contas;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • fornecer serviço de cofre;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • agir com bom senso;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • demonstrar autonomia;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar senso de organização;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • fornecer informações meteorológicas;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • realizar câmbio de moedas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar eficiência;
    • demonstrar interesse;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar paciência;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • anotar telefonemas e recados;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • coordenar equipe;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • transmitir recados e fax;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • interagir com os outros departamentos;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • registrar acompanhantes;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • conferir documentos com identificação;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • ouvir com atenção;
    • verificar o pedido de internação;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • circular informações internas;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • emitir extrato de contas;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar iniciativa;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • encerrar a conta no sistema;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • planejar o dia seguinte;
    • organizar malotes;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar pró atividade;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • distribuir malotes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • receber pagamentos;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • efetuar acertos em contas;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • bloquear apartamento;
    • fechar contas masters;
    • verificar cadastro e reserva;
    • organizar materiais de trabalho;
    • atualizar conta;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • demonstrar empatia;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • internar o paciente;


    Setores que mais contratam Atendente de clínica veterinária no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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