Salário para o cargo de Recepcionista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista

Um Recepcionista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • lançar despesas em contas;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • planejar o dia seguinte;
    • organizar malotes;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • registrar acompanhantes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • fornecer serviço de cofre;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar paciência;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • internar o paciente;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • transmitir recados e fax;
    • demonstrar empatia;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • bloquear apartamento;
    • ouvir com atenção;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • fechar contas masters;
    • interagir com os outros departamentos;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • demonstrar eficiência;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • atualizar conta;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • acionar serviço de higienização;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • coordenar equipe;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • conferir documentos com identificação;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • demonstrar entusiasmo;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • anotar telefonemas e recados;
    • receber pagamentos;
    • agir com bom senso;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar senso de organização;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • demonstrar interesse;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • circular informações internas;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • distribuir malotes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • verificar o pedido de internação;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • emitir extrato de contas;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • realizar câmbio de moedas;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • demonstrar autonomia;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • encerrar a conta no sistema;
    • efetuar acertos em contas;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • verificar cadastro e reserva;


    Setores que mais contratam Recepcionista no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: