Salário para o cargo de Recepcionista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista

Um Recepcionista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

  • Atividades

    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • distribuir malotes;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar pró atividade;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • demonstrar eficiência;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • verificar cadastro e reserva;
    • internar o paciente;
    • conferir documentos com identificação;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • emitir extrato de contas;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • demonstrar empatia;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • lançar despesas em contas;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • circular informações internas;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • ouvir com atenção;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • planejar o dia seguinte;
    • fechar contas masters;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • registrar acompanhantes;
    • receber pagamentos;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • anotar telefonemas e recados;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • demonstrar senso de organização;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • transmitir recados e fax;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • organizar malotes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • efetuar acertos em contas;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • demonstrar interesse;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • demonstrar autonomia;
    • interagir com os outros departamentos;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • verificar o pedido de internação;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • encerrar a conta no sistema;
    • demonstrar iniciativa;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • agir com bom senso;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • atualizar conta;
    • bloquear apartamento;
    • organizar materiais de trabalho;
    • imprimir relatórios de controle;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • realizar câmbio de moedas;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • acionar serviço de higienização;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • coordenar equipe;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • demonstrar paciência;
    • efetuar cobrança ´no show´;


    Setores que mais contratam Recepcionista no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional