Salário para o cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

Atividades

  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • elaborar os planos de aula;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • conferir a execução da manutenção;
  • participar de campanhas educativas;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • integrar-se em eventos da área;
  • selecionar material pedagógico;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • registrar controles de estoque;
  • comprovar certificação das competências;
  • executar a manutenção preventiva;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • expressar-se com clareza;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • comprovar experiência na área específica;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • organizar exposições de produtos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • adequar material pedagógico;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • dialogar com os outros professores;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar perseverança;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • negociar projetos e cursos;
  • agir eticamente na profissão;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • selecionar recursos didáticos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • preencher planilhas de custo;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • limpar os equipamentos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • demonstrar liderança;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • auto avaliar-se;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com os alunos;
  • analisar as avaliações;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preparar material didático;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • orientar os alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;


Setores que mais contratam Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: