Salário para o cargo de Instrutor de ofícios industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de ofícios industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preencher planilhas de custo;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • registrar controles de estoque;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • preparar material didático;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • dialogar com os alunos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • conferir a execução da manutenção;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • revisar material pedagógico;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • demonstrar liderança;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • negociar projetos e cursos;
  • dialogar com os outros professores;
  • expressar-se com clareza;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • selecionar material pedagógico;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • elaborar os planos de aula;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • adequar material pedagógico;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar de campanhas educativas;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • comprovar experiência na área específica;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • orientar os alunos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar perseverança;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • agir eticamente na profissão;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • selecionar recursos didáticos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • analisar as avaliações;


Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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