Salário para o cargo de Instrutor de ofícios industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de ofícios industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

Atividades

  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • limpar os equipamentos;
  • selecionar material pedagógico;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • negociar projetos e cursos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • adequar material pedagógico;
  • conferir a execução da manutenção;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • revisar material pedagógico;
  • analisar as avaliações;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • integrar-se em eventos da área;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • dialogar com os outros professores;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • elaborar os planos de aula;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preparar material didático;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • preencher planilhas de custo;
  • organizar exposições de produtos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • executar a manutenção preventiva;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • participar de campanhas educativas;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • orientar os alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • registrar controles de estoque;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • expressar-se com clareza;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • agir eticamente na profissão;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • demonstrar perseverança;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar liderança;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • comprovar certificação das competências;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;


Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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