Quanto ganha um Instrutor de ofícios industriais
Um Instrutor de ofícios industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.836,41 | 58.036,92 | 1.209,10 | 24,65 |
1º Quartil | 2.533,86 | 30.406,26 | 633,46 | 12,92 |
Salário Mediana | 4.118,00 | 49.416,00 | 1.029,50 | 20,99 |
3º Quartil | 8.296,39 | 99.556,70 | 2.074,10 | 42,29 |
Teto Salarial | 10.878,48 | 130.541,73 | 2.719,62 | 55,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.544 - 10.963 | 4.220,22 | 1.543,54 | 2.805,00 | 9.050,99 | 10.962,83 |
São Bernardo do Campo - SP | 2.504 - 9.771 | 4.950,33 | 2.504,40 | 4.267,00 | 8.066,81 | 9.770,77 |
Curitiba - PR | 1.803 - 7.620 | 3.795,42 | 1.803,08 | 3.662,00 | 6.290,88 | 7.619,70 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.506 - 10.531 | 3.750,70 | 1.505,73 | 2.402,00 | 8.694,49 | 10.531,03 |
Belo Horizonte - MG | 1.526 - 7.292 | 3.525,25 | 1.526,34 | 3.240,00 | 6.020,71 | 7.292,47 |
Goiânia - GO | 2.042 - 9.777 | 5.132,86 | 2.042,40 | 4.888,00 | 8.071,81 | 9.776,82 |
Macaé - RJ | 2.117 - 9.470 | 4.181,12 | 2.117,02 | 3.226,00 | 7.818,19 | 9.469,62 |
Joinville - SC | 2.065 - 14.260 | 6.556,96 | 2.065,17 | 6.096,00 | 11.772,86 | 14.259,64 |
Florianópolis - SC | 6.941 - 15.555 | 9.500,97 | 6.941,42 | 8.802,00 | 12.842,01 | 15.554,62 |
Campinas - SP | 1.902 - 22.248 | 7.935,48 | 1.901,96 | 5.282,00 | 18.367,73 | 22.247,55 |
Barueri - SP | 1.967 - 8.630 | 3.959,89 | 1.967,25 | 3.500,00 | 7.125,20 | 8.630,25 |
Fortaleza - CE | 1.510 - 6.421 | 3.174,79 | 1.510,41 | 2.800,00 | 5.301,41 | 6.421,23 |
Jaraguá do Sul - SC | 3.904 - 13.073 | 7.538,33 | 3.903,75 | 8.500,00 | 10.793,25 | 13.073,11 |
São Luís - MA | 1.622 - 9.203 | 4.365,69 | 1.622,23 | 5.038,00 | 7.597,80 | 9.202,68 |
São Caetano do Sul - SP | 2.165 - 10.295 | 4.518,21 | 2.164,65 | 3.216,00 | 8.499,63 | 10.295,01 |
São Jose - SC | 3.598 - 10.602 | 6.186,39 | 3.597,89 | 6.140,00 | 8.752,74 | 10.601,58 |
Blumenau - SC | 4.457 - 16.677 | 8.874,79 | 4.456,94 | 8.500,80 | 13.768,29 | 16.676,56 |
Criciúma - SC | 2.055 - 10.884 | 6.586,76 | 2.055,33 | 7.994,40 | 8.985,88 | 10.883,96 |
Sorocaba - SP | 1.872 - 12.225 | 5.016,31 | 1.872,03 | 3.255,00 | 10.092,82 | 12.224,73 |
Guarulhos - SP | 1.704 - 12.900 | 5.363,12 | 1.703,76 | 4.820,00 | 10.650,46 | 12.900,16 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.769 - 11.963 | 5.070,11 | 1.769,20 | 3.903,00 | 9.876,95 | 11.963,25 |
Santa Catarina | 3.590 - 12.463 | 7.342,85 | 3.589,55 | 7.350,00 | 10.289,20 | 12.462,59 |
Minas Gerais | 1.878 - 7.337 | 3.718,38 | 1.877,72 | 3.127,00 | 6.057,29 | 7.336,77 |
Paraná | 1.919 - 8.515 | 4.197,00 | 1.918,66 | 4.118,00 | 7.030,35 | 8.515,37 |
Rio de Janeiro | 1.515 - 9.005 | 3.616,61 | 1.514,93 | 2.800,00 | 7.434,94 | 9.005,42 |
Goiás | 1.680 - 9.293 | 4.629,18 | 1.680,43 | 4.669,00 | 7.672,34 | 9.292,97 |
Mato Grosso | 2.508 - 8.353 | 4.998,15 | 2.508,07 | 5.282,00 | 6.895,97 | 8.352,61 |
Bahia | 1.585 - 7.467 | 3.729,14 | 1.585,10 | 3.614,00 | 6.165,17 | 7.467,44 |
Maranhão | 2.026 - 8.017 | 4.408,76 | 2.026,50 | 5.038,00 | 6.618,89 | 8.017,00 |
Rio Grande do Sul | 1.662 - 8.964 | 3.730,26 | 1.661,59 | 2.599,50 | 7.400,66 | 8.963,90 |
Ceará | 1.520 - 6.290 | 3.084,63 | 1.520,31 | 2.740,00 | 5.193,28 | 6.290,26 |
Espírito Santo | 1.996 - 9.030 | 4.610,46 | 1.995,58 | 4.318,00 | 7.455,11 | 9.029,86 |
Mato Grosso do Sul | 2.300 - 7.464 | 4.507,55 | 2.299,85 | 4.226,00 | 6.162,03 | 7.463,64 |
Pará | 2.059 - 10.138 | 5.381,20 | 2.059,03 | 5.050,00 | 8.369,83 | 10.137,79 |
Pernambuco | 1.652 - 6.651 | 3.216,09 | 1.652,27 | 2.491,00 | 5.491,42 | 6.651,37 |
Tocantins | 3.292 - 5.923 | 3.963,85 | 3.291,80 | 3.810,00 | 4.890,30 | 5.923,28 |
Distrito Federal | 1.599 - 7.818 | 3.479,83 | 1.599,46 | 2.798,00 | 6.454,82 | 7.818,28 |
Paraíba | 1.576 - 5.124 | 2.838,04 | 1.575,76 | 2.381,00 | 4.230,37 | 5.123,96 |
Alagoas | 1.607 - 7.115 | 3.197,90 | 1.607,36 | 2.508,00 | 5.874,60 | 7.115,49 |
Amazonas | 2.180 - 6.898 | 4.214,17 | 2.179,90 | 4.432,50 | 5.695,08 | 6.898,06 |
Rondônia | 1.438 - 5.990 | 3.250,70 | 1.438,22 | 3.452,00 | 4.945,78 | 5.990,47 |
Roraima | 1.750 - 7.463 | 3.422,97 | 1.749,63 | 2.940,00 | 6.161,75 | 7.463,30 |
Piauí | 1.748 - 5.229 | 3.347,76 | 1.748,00 | 3.737,00 | 4.317,25 | 5.229,18 |
Amapá | 2.567 - 6.461 | 4.540,60 | 2.566,80 | 5.080,00 | 5.334,00 | 6.460,70 |
Rio Grande do Norte | 1.863 - 10.586 | 6.214,56 | 1.862,50 | 7.926,00 | 8.740,00 | 10.586,15 |
Acre | 3.103 - 5.065 | 3.813,43 | 3.103,00 | 4.084,00 | 4.181,67 | 5.064,96 |
Sergipe | 1.518 - 5.233 | 2.303,80 | 1.518,00 | 1.816,00 | 4.320,00 | 5.232,51 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- orientar os alunos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- fixar metas educacionais para a escola;
- conferir a execução da manutenção;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- analisar as avaliações;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- preparar material didático;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- integrar-se em eventos da área;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- identificar novas fontes para atualização;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- tomar providências em casos de emergência;
- preencher diários de classe ou similares;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- demonstrar flexibilidade;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- comprovar experiência na área específica;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar criatividade;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- simular situações atuais de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- revisar material pedagógico;
- adequar material pedagógico;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- elaborar os planos de aula;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- negociar projetos e cursos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- agir eticamente na profissão;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- preencher planilhas de custo;
- participar de campanhas educativas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- auto avaliar-se;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demonstrar capacidade de organização;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- demonstrar liderança;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- promover intercâmbios institucionais;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- selecionar recursos didáticos;
- dialogar com os outros professores;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- limpar os equipamentos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- preparar recursos audiovisuais;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- organizar exposições de produtos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações operacionais de atividades;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- demonstrar perseverança;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- sistematizar as normas técnicas;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- registrar controles de estoque;
- sistematizar a produção científica da área;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- executar a manutenção preventiva;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- comprovar certificação das competências;
- selecionar material pedagógico;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- dialogar com os alunos;
Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Serviços de engenharia
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br