Quanto ganha um Instrutor de treinamento agropecuário
Um Instrutor de treinamento agropecuário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.867,08 e R$ 7.153,38, com a média salarial de R$ 3.376,91 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.376,91 | 40.522,92 | 844,23 | 16,08 |
1º Quartil | 1.867,08 | 22.404,96 | 466,77 | 8,89 |
Salário Mediana | 2.537,00 | 30.444,00 | 634,25 | 12,08 |
3º Quartil | 5.905,88 | 70.870,56 | 1.476,47 | 28,12 |
Teto Salarial | 7.153,38 | 85.840,56 | 1.788,35 | 34,06 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de informática
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar material pedagógico;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
Atividades
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- criar situações de trabalho em equipe;
- auto avaliar-se;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- adequar material pedagógico;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- comprovar experiência na área específica;
- demonstrar tolerância e paciência;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- preparar recursos audiovisuais;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- expressar-se com clareza;
- preencher diários de classe ou similares;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- executar a manutenção preventiva;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- sistematizar as normas técnicas;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- registrar controles de estoque;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- identificar novas fontes para atualização;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- dialogar com os alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar perseverança;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- conferir a execução da manutenção;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- tomar providências em casos de emergência;
- sistematizar a legislação na sua área;
- limpar os equipamentos;
- promover intercâmbios institucionais;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- analisar as avaliações;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar capacidade de organização;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar criatividade;
- elaborar os planos de aula;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- agir eticamente na profissão;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- orientar os alunos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- dialogar com os outros professores;
- comprovar certificação das competências;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- demonstrar liderança;
- integrar-se em eventos da área;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- organizar exposições de produtos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- preencher planilhas de custo;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- participar de campanhas educativas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- negociar projetos e cursos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Cultivo de soja
- Fabricação de álcool
- Ensino de esportes