Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor agrícola
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- comunicar-se;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- revisar material pedagógico;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- identificar novas fontes para atualização;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar criatividade;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- sistematizar as normas técnicas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- integrar-se em eventos da área;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- adequar material pedagógico;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- limpar os equipamentos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- demonstrar flexibilidade;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- negociar projetos e cursos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- dialogar com os outros professores;
- demonstrar liderança;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- auto avaliar-se;
- agir eticamente na profissão;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- analisar as avaliações;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- orientar os alunos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- comprovar experiência na área específica;
- preencher planilhas de custo;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- executar a manutenção preventiva;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- promover intercâmbios institucionais;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- expressar-se com clareza;
- registrar controles de estoque;
- conferir a execução da manutenção;
- preencher diários de classe ou similares;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- organizar exposições de produtos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- sistematizar a produção científica da área;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- dialogar com os alunos;
- comprovar certificação das competências;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- demonstrar perseverança;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- criar situações de trabalho em equipe;
- elaborar os planos de aula;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja