Salário para o cargo de Instrutor de educação profissional industrial
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de educação profissional industrial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de educação profissional industrial

Um Instrutor de educação profissional industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.586,86 e R$ 13.426,25, com a média salarial de R$ 5.821,04 e o salário mediana em R$ 4.325,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de educação profissional industrial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.821,04 69.852,48 1.455,26 29,11
1º Quartil 2.586,86 31.042,32 646,72 12,93
Salário Mediana 4.325,00 51.900,00 1.081,25 21,63
3º Quartil 11.084,80 133.017,60 2.771,20 55,42
Teto Salarial 13.426,25 161.115,00 3.356,56 67,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de educação profissional industrial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • participar de campanhas educativas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • conferir a execução da manutenção;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • executar a manutenção preventiva;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • integrar-se em eventos da área;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preencher planilhas de custo;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • selecionar material pedagógico;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • agir eticamente na profissão;
  • expressar-se com clareza;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • dialogar com os alunos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • comprovar certificação das competências;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • revisar material pedagógico;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com os outros professores;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • adequar material pedagógico;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • comprovar experiência na área específica;
  • analisar as avaliações;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • preparar material didático;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • registrar controles de estoque;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • elaborar os planos de aula;
  • limpar os equipamentos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar liderança;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • demonstrar perseverança;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • selecionar recursos didáticos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;


Setores que mais contratam Instrutor de educação profissional industrial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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