Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de ofícios industriais
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de educação profissional industrial
Instrutores de ensino profissional devem:
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- prestar serviços À comunidade;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
Atividades
- elaborar os planos de aula;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- demonstrar capacidade de organização;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- simular situações atuais de trabalho;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- identificar novas fontes para atualização;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- promover intercâmbios institucionais;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- criar situações operacionais de atividades;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- fixar metas educacionais para a escola;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- revisar material pedagógico;
- auto avaliar-se;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- adequar material pedagógico;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- conferir a execução da manutenção;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- comprovar experiência na área específica;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- expressar-se com clareza;
- selecionar recursos didáticos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- negociar projetos e cursos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- participar de campanhas educativas;
- integrar-se em eventos da área;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- comprovar certificação das competências;
- selecionar material pedagógico;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- agir eticamente na profissão;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- preparar material didático;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- sistematizar a produção científica da área;
- orientar os alunos;
- demonstrar perseverança;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- dialogar com os outros professores;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- preencher diários de classe ou similares;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- dialogar com os alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- demonstrar flexibilidade;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- analisar as avaliações;
- organizar exposições de produtos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- preencher planilhas de custo;
- tomar providências em casos de emergência;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- sistematizar as normas técnicas;
- demonstrar tolerância e paciência;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- criar situações de trabalho em equipe;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- limpar os equipamentos;
- registrar controles de estoque;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar liderança;
- investigar diferentes recursos didáticos;
Setores que mais contratam Instrutor de educação profissional industrial no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo