Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem agropecuária

Um Instrutor de aprendizagem agropecuária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.402,07 40.824,86 850,52 15,94
1º Quartil 1.894,22 22.730,65 473,56 8,88
Salário Mediana 2.537,00 30.444,00 634,25 11,89
3º Quartil 5.941,31 71.295,72 1.485,33 27,84
Teto Salarial 7.790,42 93.485,09 1.947,61 36,50


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Carlos - SP 1.542 - 2.770 1.775,23 1.542,00 1.542,00 2.287,24 2.770,37
Nova Mutum - MT 2.150 - 3.058 2.350,00 2.150,00 2.300,00 2.525,00 3.058,36
Niterói - RJ 1.741 - 2.390 1.855,72 1.741,00 1.899,00 1.973,00 2.389,76
São Paulo - SP 2.680 - 22.046 6.786,64 2.679,50 3.490,00 18.201,50 22.046,20
Porto Velho - RO 1.470 - 11.034 7.502,60 1.470,00 9.110,00 9.110,00 11.034,31
Joinville - SC 1.844 - 3.270 2.139,10 1.844,00 2.095,50 2.700,00 3.270,32
Santana - BA 4.420 - 5.354 4.420,00 4.420,00 4.420,00 4.420,00 5.353,64
Sinimbu - RS 2.000 - 4.244 2.629,50 2.000,00 2.393,00 3.504,00 4.244,15
Brasília - DF 1.412 - 6.476 2.813,50 1.412,00 2.332,50 5.346,50 6.475,84
Parnaíba - PI 2.370 - 3.995 2.730,57 2.370,00 2.537,00 3.298,00 3.994,64
Pontal - SP 3.500 - 4.845 3.666,67 3.500,00 3.500,00 4.000,00 4.844,92
Senhor do Bonfim - BA 1.700 - 3.073 2.118,50 1.700,00 2.118,50 2.537,00 3.072,89
Rio Brilhante - MS 3.831 - 5.543 3.955,21 3.831,00 3.831,00 4.576,00 5.542,59
Campinas - SP 1.600 - 3.513 2.580,33 1.600,00 2.791,00 2.900,00 3.512,57
Cruz das Almas - BA 16.500 - 19.985 16.500,00 16.500,00 16.500,00 16.500,00 19.985,30
Fortaleza - CE 1.718 - 2.081 1.718,00 1.718,00 1.718,00 1.718,00 2.080,89
Lençóis Paulista - SP 2.644 - 6.892 3.253,44 2.644,00 2.644,00 5.690,00 6.891,90
Curitiba - PR 2.000 - 3.725 2.316,60 2.000,00 2.008,00 3.075,00 3.724,53


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.543 - 8.287 3.524,93 1.542,95 2.900,00 6.841,77 8.286,96
Paraná 1.799 - 6.156 2.896,03 1.799,00 2.236,00 5.082,71 6.156,34
Bahia 1.979 - 17.895 6.084,52 1.979,43 4.420,00 14.774,29 17.895,06
Mato Grosso 2.050 - 5.220 2.770,24 2.050,00 2.500,00 4.309,33 5.219,59
Minas Gerais 1.705 - 7.330 3.808,97 1.704,80 3.639,00 6.051,80 7.330,12
Rondônia 1.522 - 11.034 4.654,22 1.522,00 2.244,00 9.110,00 11.034,31
Ceará 1.565 - 4.201 2.088,71 1.565,00 1.718,00 3.468,71 4.201,41
Rio de Janeiro 1.659 - 2.754 1.910,99 1.658,75 1.899,00 2.274,00 2.754,34
Rio Grande do Sul 1.841 - 5.283 2.720,29 1.841,33 2.213,50 4.361,67 5.282,98
Piauí 1.412 - 3.995 2.335,00 1.412,00 2.537,00 3.298,00 3.994,64
Santa Catarina 1.844 - 3.270 2.139,10 1.844,00 2.095,50 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso do Sul 3.221 - 6.405 4.019,25 3.221,00 3.831,00 5.288,00 6.404,98
Distrito Federal 1.412 - 6.476 2.813,50 1.412,00 2.332,50 5.346,50 6.475,84
Goiás 1.706 - 4.641 2.864,93 1.706,00 2.837,00 3.831,23 4.640,50
Pernambuco 1.890 - 3.634 2.491,67 1.890,00 2.537,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

  • Atividades

    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • participar de campanhas educativas;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • elaborar os planos de aula;
    • orientar os alunos;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • comprovar certificação das competências;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • integrar-se em eventos da área;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • preencher planilhas de custo;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • selecionar recursos didáticos;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • demonstrar flexibilidade;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • demonstrar criatividade;
    • auto avaliar-se;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • preparar material didático;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • adequar material pedagógico;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • organizar exposições de produtos;
    • registrar controles de estoque;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • demonstrar perseverança;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • negociar projetos e cursos;
    • expressar-se com clareza;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • executar a manutenção preventiva;
    • conferir a execução da manutenção;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • selecionar material pedagógico;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • revisar material pedagógico;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • demonstrar liderança;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • analisar as avaliações;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • comprovar experiência na área específica;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • dialogar com os outros professores;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • agir eticamente na profissão;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • limpar os equipamentos;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • dialogar com os alunos;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Formação de condutores
    • Cultivo de soja
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
    • Cultivo de cana-de-açúcar
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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