Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agropecuária
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agropecuária

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;

Atividades

  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • auto avaliar-se;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • elaborar os planos de aula;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • demonstrar liderança;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • preencher planilhas de custo;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • agir eticamente na profissão;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • registrar controles de estoque;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • organizar exposições de produtos;
  • limpar os equipamentos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • analisar as avaliações;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • comprovar experiência na área específica;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com os alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • integrar-se em eventos da área;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • expressar-se com clareza;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • dialogar com os outros professores;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar perseverança;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • revisar material pedagógico;
  • executar a manutenção preventiva;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • comprovar certificação das competências;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agropecuária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: