Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em transportes
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em transportes - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em transportes

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • comprovar certificação das competências;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • organizar exposições de produtos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com os outros professores;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar flexibilidade;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • preencher planilhas de custo;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • integrar-se em eventos da área;
  • orientar os alunos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • adequar material pedagógico;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • auto avaliar-se;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • negociar projetos e cursos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • registrar controles de estoque;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • dialogar com os alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar liderança;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • agir eticamente na profissão;
  • participar de campanhas educativas;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar perseverança;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • elaborar os planos de aula;
  • selecionar material pedagógico;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preparar material didático;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • analisar as avaliações;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • comprovar experiência na área específica;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em transportes no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: