Salário para o cargo de Instrutor de treinamentos industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamentos industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamentos industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • revisar material pedagógico;
  • orientar os alunos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • integrar-se em eventos da área;
  • elaborar os planos de aula;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • registrar controles de estoque;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • negociar projetos e cursos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • auto avaliar-se;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • agir eticamente na profissão;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • sistematizar as normas técnicas;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • dialogar com os alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • analisar as avaliações;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • preencher planilhas de custo;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • selecionar material pedagógico;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • comprovar certificação das competências;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • expressar-se com clareza;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • executar a manutenção preventiva;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • dialogar com os outros professores;
  • conferir a execução da manutenção;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preparar material didático;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • participar de campanhas educativas;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar perseverança;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • demonstrar liderança;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamentos industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria