Salário para o cargo de Instrutor de treinamentos industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamentos industriais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de treinamentos industriais

Um Instrutor de treinamentos industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de treinamentos industriais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.836,41 58.036,92 1.209,10 24,65
1º Quartil 2.533,86 30.406,26 633,46 12,92
Salário Mediana 4.118,00 49.416,00 1.029,50 20,99
3º Quartil 8.296,39 99.556,70 2.074,10 42,29
Teto Salarial 10.878,48 130.541,73 2.719,62 55,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.544 - 10.963 4.220,22 1.543,54 2.805,00 9.050,99 10.962,83
São Bernardo do Campo - SP 2.504 - 9.771 4.950,33 2.504,40 4.267,00 8.066,81 9.770,77
Curitiba - PR 1.803 - 7.620 3.795,42 1.803,08 3.662,00 6.290,88 7.619,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 10.531 3.750,70 1.505,73 2.402,00 8.694,49 10.531,03
Belo Horizonte - MG 1.526 - 7.292 3.525,25 1.526,34 3.240,00 6.020,71 7.292,47
Goiânia - GO 2.042 - 9.777 5.132,86 2.042,40 4.888,00 8.071,81 9.776,82
Macaé - RJ 2.117 - 9.470 4.181,12 2.117,02 3.226,00 7.818,19 9.469,62
Joinville - SC 2.065 - 14.260 6.556,96 2.065,17 6.096,00 11.772,86 14.259,64
Florianópolis - SC 6.941 - 15.555 9.500,97 6.941,42 8.802,00 12.842,01 15.554,62
Campinas - SP 1.902 - 22.248 7.935,48 1.901,96 5.282,00 18.367,73 22.247,55
Barueri - SP 1.967 - 8.630 3.959,89 1.967,25 3.500,00 7.125,20 8.630,25
Fortaleza - CE 1.510 - 6.421 3.174,79 1.510,41 2.800,00 5.301,41 6.421,23
Jaraguá do Sul - SC 3.904 - 13.073 7.538,33 3.903,75 8.500,00 10.793,25 13.073,11
São Luís - MA 1.622 - 9.203 4.365,69 1.622,23 5.038,00 7.597,80 9.202,68
São Caetano do Sul - SP 2.165 - 10.295 4.518,21 2.164,65 3.216,00 8.499,63 10.295,01
São Jose - SC 3.598 - 10.602 6.186,39 3.597,89 6.140,00 8.752,74 10.601,58
Blumenau - SC 4.457 - 16.677 8.874,79 4.456,94 8.500,80 13.768,29 16.676,56
Criciúma - SC 2.055 - 10.884 6.586,76 2.055,33 7.994,40 8.985,88 10.883,96
Sorocaba - SP 1.872 - 12.225 5.016,31 1.872,03 3.255,00 10.092,82 12.224,73
Guarulhos - SP 1.704 - 12.900 5.363,12 1.703,76 4.820,00 10.650,46 12.900,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.769 - 11.963 5.070,11 1.769,20 3.903,00 9.876,95 11.963,25
Santa Catarina 3.590 - 12.463 7.342,85 3.589,55 7.350,00 10.289,20 12.462,59
Minas Gerais 1.878 - 7.337 3.718,38 1.877,72 3.127,00 6.057,29 7.336,77
Paraná 1.919 - 8.515 4.197,00 1.918,66 4.118,00 7.030,35 8.515,37
Rio de Janeiro 1.515 - 9.005 3.616,61 1.514,93 2.800,00 7.434,94 9.005,42
Goiás 1.680 - 9.293 4.629,18 1.680,43 4.669,00 7.672,34 9.292,97
Mato Grosso 2.508 - 8.353 4.998,15 2.508,07 5.282,00 6.895,97 8.352,61
Bahia 1.585 - 7.467 3.729,14 1.585,10 3.614,00 6.165,17 7.467,44
Maranhão 2.026 - 8.017 4.408,76 2.026,50 5.038,00 6.618,89 8.017,00
Rio Grande do Sul 1.662 - 8.964 3.730,26 1.661,59 2.599,50 7.400,66 8.963,90
Ceará 1.520 - 6.290 3.084,63 1.520,31 2.740,00 5.193,28 6.290,26
Espírito Santo 1.996 - 9.030 4.610,46 1.995,58 4.318,00 7.455,11 9.029,86
Mato Grosso do Sul 2.300 - 7.464 4.507,55 2.299,85 4.226,00 6.162,03 7.463,64
Pará 2.059 - 10.138 5.381,20 2.059,03 5.050,00 8.369,83 10.137,79
Pernambuco 1.652 - 6.651 3.216,09 1.652,27 2.491,00 5.491,42 6.651,37
Tocantins 3.292 - 5.923 3.963,85 3.291,80 3.810,00 4.890,30 5.923,28
Distrito Federal 1.599 - 7.818 3.479,83 1.599,46 2.798,00 6.454,82 7.818,28
Paraíba 1.576 - 5.124 2.838,04 1.575,76 2.381,00 4.230,37 5.123,96
Alagoas 1.607 - 7.115 3.197,90 1.607,36 2.508,00 5.874,60 7.115,49
Amazonas 2.180 - 6.898 4.214,17 2.179,90 4.432,50 5.695,08 6.898,06
Rondônia 1.438 - 5.990 3.250,70 1.438,22 3.452,00 4.945,78 5.990,47
Roraima 1.750 - 7.463 3.422,97 1.749,63 2.940,00 6.161,75 7.463,30
Piauí 1.748 - 5.229 3.347,76 1.748,00 3.737,00 4.317,25 5.229,18
Amapá 2.567 - 6.461 4.540,60 2.566,80 5.080,00 5.334,00 6.460,70
Rio Grande do Norte 1.863 - 10.586 6.214,56 1.862,50 7.926,00 8.740,00 10.586,15
Acre 3.103 - 5.065 3.813,43 3.103,00 4.084,00 4.181,67 5.064,96
Sergipe 1.518 - 5.233 2.303,80 1.518,00 1.816,00 4.320,00 5.232,51


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamentos industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • expressar-se com clareza;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • negociar projetos e cursos;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • organizar exposições de produtos;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • dialogar com os outros professores;
    • selecionar recursos didáticos;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • comprovar certificação das competências;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • demonstrar perseverança;
    • dialogar com os alunos;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • comprovar experiência na área específica;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • demonstrar criatividade;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • orientar os alunos;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • preparar material didático;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • participar de campanhas educativas;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • adequar material pedagógico;
    • integrar-se em eventos da área;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • preencher planilhas de custo;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • revisar material pedagógico;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • limpar os equipamentos;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • auto avaliar-se;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • analisar as avaliações;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • selecionar material pedagógico;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • agir eticamente na profissão;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • executar a manutenção preventiva;
    • registrar controles de estoque;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • demonstrar liderança;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • conferir a execução da manutenção;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • elaborar os planos de aula;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;


    Setores que mais contratam Instrutor de treinamentos industriais no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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