Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.402,07 | 40.824,86 | 850,52 | 15,94 |
1º Quartil | 1.894,22 | 22.730,65 | 473,56 | 8,88 |
Salário Mediana | 2.537,00 | 30.444,00 | 634,25 | 11,89 |
3º Quartil | 5.941,31 | 71.295,72 | 1.485,33 | 27,84 |
Teto Salarial | 7.790,42 | 93.485,09 | 1.947,61 | 36,50 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem em informática
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Carlos - SP | 1.542 - 2.770 | 1.775,23 | 1.542,00 | 1.542,00 | 2.287,24 | 2.770,37 |
Nova Mutum - MT | 2.150 - 3.058 | 2.350,00 | 2.150,00 | 2.300,00 | 2.525,00 | 3.058,36 |
Niterói - RJ | 1.741 - 2.390 | 1.855,72 | 1.741,00 | 1.899,00 | 1.973,00 | 2.389,76 |
São Paulo - SP | 2.680 - 22.046 | 6.786,64 | 2.679,50 | 3.490,00 | 18.201,50 | 22.046,20 |
Porto Velho - RO | 1.470 - 11.034 | 7.502,60 | 1.470,00 | 9.110,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Joinville - SC | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Santana - BA | 4.420 - 5.354 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 5.353,64 |
Sinimbu - RS | 2.000 - 4.244 | 2.629,50 | 2.000,00 | 2.393,00 | 3.504,00 | 4.244,15 |
Brasília - DF | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Parnaíba - PI | 2.370 - 3.995 | 2.730,57 | 2.370,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Pontal - SP | 3.500 - 4.845 | 3.666,67 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Senhor do Bonfim - BA | 1.700 - 3.073 | 2.118,50 | 1.700,00 | 2.118,50 | 2.537,00 | 3.072,89 |
Rio Brilhante - MS | 3.831 - 5.543 | 3.955,21 | 3.831,00 | 3.831,00 | 4.576,00 | 5.542,59 |
Campinas - SP | 1.600 - 3.513 | 2.580,33 | 1.600,00 | 2.791,00 | 2.900,00 | 3.512,57 |
Cruz das Almas - BA | 16.500 - 19.985 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 19.985,30 |
Fortaleza - CE | 1.718 - 2.081 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 2.080,89 |
Lençóis Paulista - SP | 2.644 - 6.892 | 3.253,44 | 2.644,00 | 2.644,00 | 5.690,00 | 6.891,90 |
Curitiba - PR | 2.000 - 3.725 | 2.316,60 | 2.000,00 | 2.008,00 | 3.075,00 | 3.724,53 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.543 - 8.287 | 3.524,93 | 1.542,95 | 2.900,00 | 6.841,77 | 8.286,96 |
Paraná | 1.799 - 6.156 | 2.896,03 | 1.799,00 | 2.236,00 | 5.082,71 | 6.156,34 |
Bahia | 1.979 - 17.895 | 6.084,52 | 1.979,43 | 4.420,00 | 14.774,29 | 17.895,06 |
Mato Grosso | 2.050 - 5.220 | 2.770,24 | 2.050,00 | 2.500,00 | 4.309,33 | 5.219,59 |
Minas Gerais | 1.705 - 7.330 | 3.808,97 | 1.704,80 | 3.639,00 | 6.051,80 | 7.330,12 |
Rondônia | 1.522 - 11.034 | 4.654,22 | 1.522,00 | 2.244,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Ceará | 1.565 - 4.201 | 2.088,71 | 1.565,00 | 1.718,00 | 3.468,71 | 4.201,41 |
Rio de Janeiro | 1.659 - 2.754 | 1.910,99 | 1.658,75 | 1.899,00 | 2.274,00 | 2.754,34 |
Rio Grande do Sul | 1.841 - 5.283 | 2.720,29 | 1.841,33 | 2.213,50 | 4.361,67 | 5.282,98 |
Piauí | 1.412 - 3.995 | 2.335,00 | 1.412,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Santa Catarina | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Mato Grosso do Sul | 3.221 - 6.405 | 4.019,25 | 3.221,00 | 3.831,00 | 5.288,00 | 6.404,98 |
Distrito Federal | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Goiás | 1.706 - 4.641 | 2.864,93 | 1.706,00 | 2.837,00 | 3.831,23 | 4.640,50 |
Pernambuco | 1.890 - 3.634 | 2.491,67 | 1.890,00 | 2.537,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- organizar exposições de produtos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar tolerância e paciência;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- preencher planilhas de custo;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- fixar metas educacionais para a escola;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- identificar novas fontes para atualização;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- conferir a execução da manutenção;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- executar a manutenção preventiva;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- agir eticamente na profissão;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- participar de campanhas educativas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- promover intercâmbios institucionais;
- adequar material pedagógico;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar criatividade;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- revisar material pedagógico;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- dialogar com os outros professores;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- tomar providências em casos de emergência;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- sistematizar a legislação na sua área;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- analisar as avaliações;
- negociar projetos e cursos;
- elaborar os planos de aula;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- demonstrar liderança;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- selecionar recursos didáticos;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- preparar material didático;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- sistematizar as normas técnicas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- registrar controles de estoque;
- limpar os equipamentos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- preencher diários de classe ou similares;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar flexibilidade;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- simular situações atuais de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- integrar-se em eventos da área;
- auto avaliar-se;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- comprovar experiência na área específica;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- sistematizar a produção científica da área;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- criar situações operacionais de atividades;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- selecionar material pedagógico;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- orientar os alunos;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Cultivo de soja
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Outras atividades de ensino
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br