Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • elaborar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;

Atividades

  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • conferir a execução da manutenção;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • agir eticamente na profissão;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preencher planilhas de custo;
  • elaborar os planos de aula;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • analisar as avaliações;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • comprovar experiência na área específica;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • demonstrar perseverança;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • executar a manutenção preventiva;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • comprovar certificação das competências;
  • registrar controles de estoque;
  • revisar material pedagógico;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • dialogar com os alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • integrar-se em eventos da área;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • negociar projetos e cursos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • limpar os equipamentos;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • orientar os alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar criatividade;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar liderança;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • participar de campanhas educativas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • sistematizar os termos técnicos da área;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: