Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
CBO 2332-20 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal

Um Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.861,02 e R$ 7.945,14, com a média salarial de R$ 5.399,22 e o salário mediana em R$ 5.684,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.399,22 64.790,70 1.349,81 26,81
1º Quartil 4.861,02 58.332,22 1.215,25 24,14
Salário Mediana 5.684,00 68.208,00 1.421,00 28,22
3º Quartil 6.059,31 72.711,67 1.514,83 30,09
Teto Salarial 7.945,14 95.341,72 1.986,29 39,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campo Grande - MS 5.684 - 7.161 5.742,51 5.684,00 5.684,00 5.911,88 7.160,64
Dourados - MS 5.684 - 7.161 5.735,48 5.684,00 5.684,00 5.912,00 7.160,79
Três Lagoas - MS 4.150 - 7.121 5.360,97 4.150,29 5.684,00 5.879,43 7.121,34
Corumbá - MS 5.286 - 7.003 5.609,00 5.286,29 5.684,00 5.781,71 7.002,99
Lençóis Paulista - SP 5.503 - 7.236 5.745,71 5.503,03 5.703,00 5.974,00 7.235,89
Aparecida do Taboado - MS 5.506 - 7.069 5.678,36 5.505,67 5.684,00 5.836,00 7.068,74
Itatinga - SP 4.888 - 7.402 5.159,91 4.888,00 4.888,40 6.111,00 7.401,83
Navirai - MS 5.684 - 7.161 5.749,14 5.684,00 5.684,00 5.912,00 7.160,79
Maracaju - MS 5.684 - 7.161 5.836,00 5.684,00 5.912,00 5.912,00 7.160,79
São Paulo - SP 2.060 - 5.782 3.398,80 2.060,00 2.969,00 4.774,00 5.782,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Mato Grosso do Sul 5.228 - 7.133 5.621,64 5.228,10 5.684,00 5.888,79 7.132,68
São Paulo 3.735 - 7.372 5.167,95 3.735,25 5.574,00 6.086,50 7.372,15
Minas Gerais 2.640 - 6.056 3.596,33 2.640,00 3.399,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

  • Atividades

    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • revisar material pedagógico;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • integrar-se em eventos da área;
    • dialogar com os outros professores;
    • comprovar experiência na área específica;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • orientar os alunos;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • dialogar com os alunos;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • organizar exposições de produtos;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • comprovar certificação das competências;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • selecionar recursos didáticos;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • demonstrar perseverança;
    • participar de campanhas educativas;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • auto avaliar-se;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • negociar projetos e cursos;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • adequar material pedagógico;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • registrar controles de estoque;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • limpar os equipamentos;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • demonstrar liderança;
    • expressar-se com clareza;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • executar a manutenção preventiva;
    • demonstrar criatividade;
    • conferir a execução da manutenção;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • selecionar material pedagógico;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • analisar as avaliações;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • preparar material didático;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • agir eticamente na profissão;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • elaborar os planos de aula;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • preencher planilhas de custo;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de apoio à produção florestal
    • Cultivo de eucalipto
    • Fabricação de álcool
    • Ensino de idiomas
    • Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel
    • Ensino médio
    • Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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