Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem comercial
CBO 2332-15 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem comercial

Um Instrutor de aprendizagem comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.441,36 e R$ 9.775,18, com a média salarial de R$ 4.693,04 e o salário mediana em R$ 3.820,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.693,04 56.316,48 1.173,26 25,37
1º Quartil 2.441,36 29.296,32 610,34 13,20
Salário Mediana 3.820,00 45.840,00 955,00 20,65
3º Quartil 8.070,45 96.845,40 2.017,61 43,62
Teto Salarial 9.775,18 117.302,16 2.443,80 52,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem comercial

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • prestar serviços À comunidade;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • comunicar-se;

Atividades

  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • dialogar com os outros professores;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preparar material didático;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • integrar-se em eventos da área;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar flexibilidade;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • comprovar experiência na área específica;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • agir eticamente na profissão;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • negociar projetos e cursos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • analisar as avaliações;
  • conferir a execução da manutenção;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • registrar controles de estoque;
  • preencher planilhas de custo;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • expressar-se com clareza;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • executar a manutenção preventiva;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • auto avaliar-se;
  • organizar exposições de produtos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • comprovar certificação das competências;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • selecionar material pedagógico;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • orientar os alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar perseverança;
  • limpar os equipamentos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem comercial no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de teleatendimento
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Promoção de vendas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em informática
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Outras atividades de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

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