Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • dialogar com os alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • demonstrar perseverança;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • conferir a execução da manutenção;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • auto avaliar-se;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • agir eticamente na profissão;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preparar material didático;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • adequar material pedagógico;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • elaborar os planos de aula;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar de campanhas educativas;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • expressar-se com clareza;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • analisar as avaliações;
  • executar a manutenção preventiva;
  • demonstrar criatividade;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • demonstrar liderança;
  • registrar controles de estoque;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • dialogar com os outros professores;
  • limpar os equipamentos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • organizar exposições de produtos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • comprovar experiência na área específica;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preencher planilhas de custo;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • selecionar material pedagógico;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • sistematizar as normas técnicas;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • negociar projetos e cursos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: