Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;

Atividades

  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • conferir a execução da manutenção;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • dialogar com os alunos;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar liderança;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • comprovar certificação das competências;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • auto avaliar-se;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • participar de campanhas educativas;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • elaborar os planos de aula;
  • limpar os equipamentos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • expressar-se com clareza;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • comprovar experiência na área específica;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • registrar controles de estoque;
  • executar a manutenção preventiva;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • negociar projetos e cursos;
  • selecionar material pedagógico;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • demonstrar perseverança;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • integrar-se em eventos da área;
  • agir eticamente na profissão;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • preencher planilhas de custo;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preparar material didático;
  • selecionar recursos didáticos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: