Quanto ganha um Instrutor agrícola
Um Instrutor agrícola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.402,07 | 40.824,86 | 850,52 | 15,94 |
1º Quartil | 1.894,22 | 22.730,65 | 473,56 | 8,88 |
Salário Mediana | 2.537,00 | 30.444,00 | 634,25 | 11,89 |
3º Quartil | 5.941,31 | 71.295,72 | 1.485,33 | 27,84 |
Teto Salarial | 7.790,42 | 93.485,09 | 1.947,61 | 36,50 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Carlos - SP | 1.542 - 2.770 | 1.775,23 | 1.542,00 | 1.542,00 | 2.287,24 | 2.770,37 |
Nova Mutum - MT | 2.150 - 3.058 | 2.350,00 | 2.150,00 | 2.300,00 | 2.525,00 | 3.058,36 |
Niterói - RJ | 1.741 - 2.390 | 1.855,72 | 1.741,00 | 1.899,00 | 1.973,00 | 2.389,76 |
São Paulo - SP | 2.680 - 22.046 | 6.786,64 | 2.679,50 | 3.490,00 | 18.201,50 | 22.046,20 |
Porto Velho - RO | 1.470 - 11.034 | 7.502,60 | 1.470,00 | 9.110,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Joinville - SC | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Santana - BA | 4.420 - 5.354 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 5.353,64 |
Sinimbu - RS | 2.000 - 4.244 | 2.629,50 | 2.000,00 | 2.393,00 | 3.504,00 | 4.244,15 |
Brasília - DF | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Parnaíba - PI | 2.370 - 3.995 | 2.730,57 | 2.370,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Pontal - SP | 3.500 - 4.845 | 3.666,67 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Senhor do Bonfim - BA | 1.700 - 3.073 | 2.118,50 | 1.700,00 | 2.118,50 | 2.537,00 | 3.072,89 |
Rio Brilhante - MS | 3.831 - 5.543 | 3.955,21 | 3.831,00 | 3.831,00 | 4.576,00 | 5.542,59 |
Campinas - SP | 1.600 - 3.513 | 2.580,33 | 1.600,00 | 2.791,00 | 2.900,00 | 3.512,57 |
Cruz das Almas - BA | 16.500 - 19.985 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 19.985,30 |
Fortaleza - CE | 1.718 - 2.081 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 2.080,89 |
Lençóis Paulista - SP | 2.644 - 6.892 | 3.253,44 | 2.644,00 | 2.644,00 | 5.690,00 | 6.891,90 |
Curitiba - PR | 2.000 - 3.725 | 2.316,60 | 2.000,00 | 2.008,00 | 3.075,00 | 3.724,53 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.543 - 8.287 | 3.524,93 | 1.542,95 | 2.900,00 | 6.841,77 | 8.286,96 |
Paraná | 1.799 - 6.156 | 2.896,03 | 1.799,00 | 2.236,00 | 5.082,71 | 6.156,34 |
Bahia | 1.979 - 17.895 | 6.084,52 | 1.979,43 | 4.420,00 | 14.774,29 | 17.895,06 |
Mato Grosso | 2.050 - 5.220 | 2.770,24 | 2.050,00 | 2.500,00 | 4.309,33 | 5.219,59 |
Minas Gerais | 1.705 - 7.330 | 3.808,97 | 1.704,80 | 3.639,00 | 6.051,80 | 7.330,12 |
Rondônia | 1.522 - 11.034 | 4.654,22 | 1.522,00 | 2.244,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Ceará | 1.565 - 4.201 | 2.088,71 | 1.565,00 | 1.718,00 | 3.468,71 | 4.201,41 |
Rio de Janeiro | 1.659 - 2.754 | 1.910,99 | 1.658,75 | 1.899,00 | 2.274,00 | 2.754,34 |
Rio Grande do Sul | 1.841 - 5.283 | 2.720,29 | 1.841,33 | 2.213,50 | 4.361,67 | 5.282,98 |
Piauí | 1.412 - 3.995 | 2.335,00 | 1.412,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Santa Catarina | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Mato Grosso do Sul | 3.221 - 6.405 | 4.019,25 | 3.221,00 | 3.831,00 | 5.288,00 | 6.404,98 |
Distrito Federal | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Goiás | 1.706 - 4.641 | 2.864,93 | 1.706,00 | 2.837,00 | 3.831,23 | 4.640,50 |
Pernambuco | 1.890 - 3.634 | 2.491,67 | 1.890,00 | 2.537,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor agrícola
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- demonstrar tolerância e paciência;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- preparar material didático;
- limpar os equipamentos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- tomar providências em casos de emergência;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- selecionar material pedagógico;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- elaborar os planos de aula;
- expressar-se com clareza;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- integrar-se em eventos da área;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- fixar metas educacionais para a escola;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- promover intercâmbios institucionais;
- conferir a execução da manutenção;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- participar de campanhas educativas;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- demonstrar liderança;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- demonstrar perseverança;
- simular situações atuais de trabalho;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- registrar controles de estoque;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- sistematizar as normas técnicas;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar criatividade;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- revisar material pedagógico;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preencher planilhas de custo;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- criar situações operacionais de atividades;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- auto avaliar-se;
- orientar os alunos;
- executar a manutenção preventiva;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- dialogar com os outros professores;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- comprovar certificação das competências;
- analisar as avaliações;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar flexibilidade;
- negociar projetos e cursos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preencher diários de classe ou similares;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- agir eticamente na profissão;
- preparar recursos audiovisuais;
- comprovar experiência na área específica;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- adequar material pedagógico;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar capacidade de organização;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- sistematizar a produção científica da área;
- identificar novas fontes para atualização;
- selecionar recursos didáticos;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
Setores que mais contratam Instrutor agrícola no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Cultivo de soja
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Outras atividades de ensino
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br