Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamento comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor agrícola
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- comunicar-se;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- sistematizar a legislação na sua área;
- integrar-se em eventos da área;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- registrar controles de estoque;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- auto avaliar-se;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- limpar os equipamentos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar flexibilidade;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- orientar os alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- revisar material pedagógico;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- dialogar com os alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- tomar providências em casos de emergência;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- organizar exposições de produtos;
- preencher diários de classe ou similares;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- executar a manutenção preventiva;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- identificar novas fontes para atualização;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- promover intercâmbios institucionais;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- conferir a execução da manutenção;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- sistematizar a produção científica da área;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- dialogar com os outros professores;
- preparar recursos audiovisuais;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- comprovar experiência na área específica;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- expressar-se com clareza;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- agir eticamente na profissão;
- criar situações de trabalho em equipe;
- analisar as avaliações;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- participar de campanhas educativas;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar criatividade;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- adequar material pedagógico;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- elaborar os planos de aula;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar perseverança;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar tolerância e paciência;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demonstrar liderança;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- preencher planilhas de custo;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- sistematizar as normas técnicas;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
Setores que mais contratam Instrutor agrícola no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja